27.3 C
Uberlândia
sexta-feira, julho 19, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasAlface: semeio de verão se aproxima e os desafios para o produtor...

Alface: semeio de verão se aproxima e os desafios para o produtor aumentam

Cultivares adaptadas a condições tropicais e tolerantes a doenças fazem a diferença

Alface lisa Elisângela, lançada pela Topseed Premium em 2020 – Divulgação Agristar do Brasil

O cultivo de alface na estação mais quente do ano pode ser um problema, pois é um período em que as chuvas provocam perdas e a temperatura elevada causa pendoamento precoce nas plantas. Pensando nisso, a linha de sementes Topseed Premium se dedicou a criar um portfólio que atendesse o produtor de alface o ano todo e para a produção em diferentes regiões do Brasil.

O especialista em brássicas e folhosas da Agristar do Brasil, Silvio Nakagawa, ressalta que um dos destaques da linha para o semeio no verão é a alface Samira, um produto diferenciado para o mercado de crespas. “Ela entrega aos produtores ótima performance nesse período, com um bom nível de tolerância a fusarium, planta grande, com boa quantidade de folhas, talo grosso e tolerância a ‘Tipburn’”.

Ele explica ainda que para o produtor de alfaces, características como resistência às principais doenças da cultura, qualidade e produtividade são essenciais, mas que o agricultor precisa estar atento também ao seu mercado consumidor, que passa por mudanças constantes.

“A indicação da melhor variedade para cada região é distinta devido ao clima e solo, por isso é importante consultar um técnico especializado antes de iniciar o cultivo. A escolha também deve ser baseada na cultivar que ofereça o maior número de resistências para minimizar os efeitos das doenças no campo para que o produtor tenha sucesso na lavoura”, completa Nakagawa.

Linha completa e lançamentos 2020

Dentre os materiais desenvolvidos pela linha de sementes de alta tecnologia, estão as alfaces americanas Astra e Diva, as mimosas Imperial e Imperial Roxa e as recém-lançadas: a crespa Celina e a lisa Elisângela. Diferenciadas em cores, formatos, texturas e sabores para atender as necessidades de cada região do país e também oferecer exatamente o que o mercado consumidor busca.

As novidades deste ano foram apresentadas durante o tradicional dia de campo da Agristar do Brasil, o Open Field Day, que foi realizado de forma online. O especialista Silvio Nakagawa detalha que a alface Elisângela possui planta grande e volumosa, boa resistência a míldio, é bem tolerante ao calor e pendoamento precoce, além de adaptada ao cultivo durante o ano todo em campo e hidroponia.

“Já a crespa Celina tem bastante tolerância a calor e pendoamento precoce, além de resistência a LMV, é indicada para cultivo ano todo em hidroponia e campo aberto”, completa Nakagawa.

Pesquisa & Desenvolvimento

Juntamente ao trabalho já realizado em cinco estações experimentais em diferentes estados brasileiros, a Agristar do Brasil criou recentemente um programa voltado para o melhoramento de alfaces, que está sendo desenvolvido em sua matriz, localizada em Santo Antônio de Posse (SP). Segundo a pesquisadora à frente do projeto, Carolina Franco, nos próximos anos, com o trabalho de tropicalização de alfaces, a empresa disponibilizará no mercado uma gama de novas alfaces adaptadas a realidade das condições das principais regiões produtoras.

Sobre a Agristar

Fundada em 1958, a Agristar é uma das maiores empresas do país na produção e comercialização de sementes de hortaliças e frutas. Atua no mercado profissional de horticultura com as linhas Topseed Premium, Topseed e Superseed, além da Topseed Garden voltada para o segmento de jardinagem, hobby e lazer. Para mais informações acesse www.agristar.com.br.

ARTIGOS RELACIONADOS

Manejo nutricional da alface

Atualmente, a busca por um hábito alimentar mais saudável tem aumentado, proporcionando, de modo geral, um maior consumo de vegetais, principalmente de hortaliças folhosas, por apresentarem uma ampla diversidade de características, como textura, sabor, cor e a forma de preparo, sendo uma ótima opção prática para saladas nas refeições diárias.

Como as tecnologias ajudam o produtor brasileiro

Nos últimos anos, o campo vem deixando de ser restrito à propriedade rural. O produtor atual executa muito mais processos além do plantio, colheita e armazenagem de grãos.

Presente original: Isla lança kits descontraídos de sementes

Presenteie com sementes, cultive a natureza e as boas energias!  A temporada das festas de Final de Ano está chegando e com ela as dúvidas...

Topseed Premium participa do 10º Encontro Brasileiro de Hidroponia

  Nos dias 17 e 18 de setembro, a linha Topseed Premium participou do 10º Encontro Brasileiro de Hidroponia e 2º Simpósio Brasileiro de Hidroponia,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!