23.3 C
São Paulo
quarta-feira, julho 6, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Alga x Phytophtora em pimentão

Alga x Phytophtora em pimentão

Tiago Henrique

Engenheiro agrônomo

tiago@agronomo.eng.br

 

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock11

A Phytophthora capsici é umas das doenças fúngicas mais importantes na agricultura brasileira, atingindo em torno de 20 espécies sensíveis, sendo as mais comentadas a cultura do tomateiro, pimentão, pepino e abobrinha. Trata-se de uma doença muito agressiva que pode dizimar uma planta em poucos dias, chegando a perdas de até 100% da plantação se não houver controle adequado.

O sintoma mais comum da doença é a murcha de toda parte aérea, por consequência da podridão já avançada no colo e raiz da planta. Também é comum observar sintomas como tombamento das plântulas, podridão dos frutos, folhas e haste, tecidos colonizados pelo próprio fungo Phytophthora capsicicom sua massa de micélios de coloração branca visível (tipo algodão).

As algas

A utilização de extrato de algas marinhastraz muitos benefícios às plantas, pois trata-se de um extrato de substâncias ricas em aminoácidos, hormônios e nutrientes que incentiva a planta a produzir mais resistênciaao ataque de pragas, doenças e a estresses de todos os tipos, como hídricos, salinos, variações bruscas de temperatura, etc., o que é convertido em maior produtividade.

Além das algas marinhas,outras medidas são recomendadas para auxiliar no manejo de pressão de doenças, em especial àPhytophtora capsici, como:

  • Utilizar híbridos resistentes;
  • Mudas sadias;
  • Manter solos drenados;
  • Evitar solos com histórico dessa doença;
  • Utilizar irrigação por gotejo;
  • Eliminar plantas doentes;
  • Rotacionar com culturas de espécies gramíneas;
  • Utilizar canteiros e evitar o plantio em épocas do ano mais chuvosas;
  • Não realizar plantios adensados;
  • Usar, no manejo, também fungicidas registrados recomendados para controle dessa doença.

Manejo

Hoje, no Brasil, existem várias empresas do ramo que trabalham com extrato de algas marinhas de várias espécies e em várias concentrações. A dosagem varia bastante com o produto desenvolvido por cada empresa, dependendo da concentração de extrato de alga e outros elementos nutricionais que podem vir juntos na formulação.

Atualmente, há extratos de algas que podem ser utilizados desde a produção de mudas até a frutificação, sendo recomendada uma consulta prévia ao consultor e/ou engenheiro agrônomo.

Extratos de algas marinhas podem e devem ser utilizados no sistema de manejo. Já é comprovado o incremento de produção, maior qualidade de frutos de pimentão associado a um manejo mais resistente ao ataque de Phytophtora capsici com essa técnica.

Essa matéria você encontra na edição de junho da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar.

Ou assine

Inicio Revistas Hortifrúti Alga x Phytophtora em pimentão