18.1 C
São Paulo
segunda-feira, agosto 8, 2022
-Publicidade-
Inicio Destaques Algas estimulam germinação da batata

Algas estimulam germinação da batata

Nilva Terezinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora de Nutrição de Plantas, Bioquímica e Produção Orgânica do Centro Universitário do Espírito Santo do Pinhal (Unipinhal) nilvatteixeira@yahoo.com.br

Batata – Fotos: Shutterstock

O cultivo de batata no Brasil é de grande importância socioeconômica, pela geração de emprego e alimento. É cultivada, principalmente, nas regiões sul e sudeste. Porém, tem espaço, também no nordeste e centro-oeste.

Trata-se de cultura exigente em nutrientes e água. Visando a alta produtividade e a qualidade do produto, o estudo e o emprego de novas tecnologias, como por exemplo a inclusão nos cultivos de produtos contendo algas marinhas, é uma possibilidade.

No mercado de insumos agrícolas existem as mais variadas opções de produtos compostos de algas marinhas, principalmente contendo extratos de Ascophylum nodosum e de Ecklonia máxima, que são extremamente bioativas.

Ambas contam com sais minerais, como macro e micronutrientes e com teores apreciáveis de vitaminas A, do complexo B, C, D e E, de glicoproteínas, aminoácidos e citocininas (reguladores vegetais, atuando na divisão celular e na síntese de proteínas).

São, também, fontes de antioxidantes, o que mantém a integridade das membranas celulares (que protegem as células das toxinas que ela própria produz naturalmente ou em resposta ao estresse); e estimulam os mecanismos de defesa natural das plantas, tornando-as mais resistentes aos ataques de pragas e doenças.

Ainda, são fontes de betaínas, giberelinas, ácido abscísico, ácido jasmônico, poliamidas e alginatos, o que confere estímulo ao desenvolvimento e produção vegetal e maior resistência aos fatores bióticos e abióticos.

Alternativa

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Destaques Algas estimulam germinação da batata