25.9 C
Uberlândia
terça-feira, novembro 7, 2023
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiAlgas marinhas - Uniformidade e aumento de sólidos solúveis totais

Algas marinhas – Uniformidade e aumento de sólidos solúveis totais

 

Paulo Cesar de Melo

Doutor em Agronomia e professor da Universidade Federal de Lavras

pcmelo@dag.ufla.br

 

FotoShutterstock
FotoShutterstock

Tanto na região de origem quanto em outros locais de clima temperado a batata tem época de plantio e colheita bem definidas, com ciclo superior a seis meses. No Estado de São Paulo, tem ciclo de 90 a 120 dias, podendo ser plantada durante todo o ano, evitando, porém, regiões ou épocas com altas temperaturas noturnas, ou onde ocorram geadas, bem como locais com solos muito pesados, sujeitos a encharcamento.

Embora a maioria da produção seja destinada ao consumo “in natura“, a importância da industrialização sob a forma de batata-frita (“chips”) e de pré-frita é crescente.

De acordo com o fabricante Primasea, o produto comercial PRIMAZ® é um Fertilizante Premium, desenvolvido para atender as necessidades específicas em nutrição vegetal e aos produtores cada vez mais exigentes em tecnologia e aumento de performance para suas lavouras, é um fertilizante condicionador de solo notavelmente equilibrado e que agrega mais de 40 elementos (macro e micronutrientes), contendo ainda fitohormônios, vitaminas e aminoácidos na matéria orgânica.

Por ser um produto derivado de uma alga marinha (Lithothamnium sp.), pertencente à família das coralináceas, do gênero rodofícea é, portanto, 100% natural.  Devido a sua origem orgânica, os nutrientes contidos no PRIMAZ® são de fácil absorção pela planta, suprindo eficazmente deficiências nutricionais.

As algas aumentam o percentual de batata comercial FotoShutterstock
As algas aumentam o percentual de batata comercial FotoShutterstock

Recomendações

Tanto a calagem quanto a adubação devem ser feitas sempre com base em análise de solo. A batata é planta bastante tolerante à acidez do solo, mas exigente em cálcio, como nutriente.

Deve-se realizar a calagem com bastante antecedência ao plantio, elevando o índice de saturação por bases a 60%. No plantio, aplica-se de 40 a 80 kg.ha-1 de N, 100 a 300 kg.ha-1 de P2O5 e 100 a 250 kg.ha-1 de K2O, e, de 40 a 80 kg.ha-1 de N em cobertura, antes da amontoa.

Aplicam-se menores doses em época do ano com temperatura mais elevada. Pode-se aplicar até 2 kg.ha-1 de B em solos deficientes no elemento. Parcelar a adubação nitrogenada de maneira a evitar grande concentração salina sobre o tubérculo-semente e perda do nutriente por lixiviação.

Não aplicar em cobertura os fertilizantes fosfatados ou potássicos. O excesso de potássio pode induzir o aparecimento de sintomas de deficiência de magnésio, principalmente em culturas de inverno, em que se utiliza o cultivar Achat.

A batata tem grande exigência de água, crescente com o ciclo, cerca de 30 mm por semana, após o completo fechamento do terreno. É completamente intolerante ao encharcamento.

A produção da batata de inverno, no mesmo local de plantio, sofrendo rotação apenas com uma cultura de verão, é prática totalmente desaconselhada, pois pode levar à compactação dos solos, induzindo problemas ligados à drenagem irregular, como o aumento de moléstias fúngicas de solo (sarna pulverulenta) e de fitotoxidade por ferro e manganês.

Os pontos básicos para o sucesso da cultura são: escolha e preparo do solo; utilização de batata-semente sadia e no estádio fisiológico ideal; adubação equilibrada e produtos com cálcio orgânico, por exemplo, Granulado Bioclástico Marinho (algas marinhas); controle de pragas e doenças e perfeito fornecimento de água.

As algas reduzem o percentual de batata pequena FotoShutterstock
As algas reduzem o percentual de batata pequena FotoShutterstock

Quando aplicar

Um trabalho desenvolvido na cultura da batata com aplicação da alga marinha juntamente com adubação química na instalação a campo está descrito abaixo:

Metodologia:

Teste com produto PRIMAZ® (alga marinha) em BATATA

Variedade utilizada Ágata

Parcela experimental: 4 Linhas de 0,80 x 0,25 x 5m  = 16 m2

Plantio: tubérculo-semente

Adubação recomendada de 3.500 kg.ha-1 de NPK 04-14-8, em três doses de adubação química convencional (100%, 90% e 80%) + PRIMAZ® com três doses (200; 400 e 800 kg.ha-1) e testemunha sem PRIMAZ®, Tabela 1.

Tabela 1 ” Descrição dos Tratamentos

Tratamentos

 

NPK (kg.ha-1)

PRIMAZ®

4-14-8

kg.ha-1

Testemunha

T0

100% (0% redução)

3500 kg.ha-1

0

Test. tratamento negativo

T1

90% (10% redução)

3150 kg.ha-1

0

T2

80% (20% redução)

2800 kg.ha-1

0

Tratamento com redução de 10%

T3

90% = 3150 kg.ha-1

200

(Potencialização)

T4

400

T5

800

Tratamento com redução de 20%

T6

80% = 2800 kg.ha-1

200

(Potencialização)

T7

400

T8

800

Entretanto, a variação percentual de tipos de batata sofreu influência da combinação e mistura do PRIMAZ® com o fertilizante químico N-P-K no solo, uma vez que a testemunha e os tratamentos negativos (redução de NPK) apresentaram eficiência inferior aos tratamentos de potencialização.

As algas potencializam a aplicação de fertilizantes FotoShutterstock
As algas potencializam a aplicação de fertilizantes FotoShutterstock

Essa matéria completa você encontra na edição de maio da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua para leitura integral!

ARTIGOS RELACIONADOS

Adubos verdes em consorciação com culturas agrícolas

  Otávio Duarte Giunti Professor colaborador do IFSULDEMINAS, engenheiro agrônomo e mestrando em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela UFSCar/CCA otaviogiunti@yahoo.com.br Thiago Cardoso de Oliveira Marco Antônio Pereira Ávila Professores...

Projeto Meu Primeiro Pivot chega a João Pinheiro, Minas Gerais

A cidade de João Pinheiro, MG, recebeu na última semana o projeto Meu Primeiro Pivot, realizado pela Valley Irrigação. O evento aconteceu em uma...

Nitrogenados encapsulados: maior eficiência no campo

O nitrogênio é o nutriente extraído do solo em maior quantidade pela maioria das espécies cultivadas, sendo de grande importância para o desenvolvimento vegetal e aumento de produtividade das culturas.

Compactação do solo contribui para perda de produtividade nas lavouras

  Instrumentos de medição utilizados na Agricultura de Precisão ajudam a conhecer a condição física da área   A compactação do solo é um dos principais motivos...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!