18.1 C
São Paulo
sábado, agosto 13, 2022
-Publicidade-
Inicio Destaques Algas melhoram floração e pegamento dos frutos

Algas melhoram floração e pegamento dos frutos

Flor de limão – Foto: Pixabay

Nilva Terezinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora de Nutrição de Plantas, Bioquímica e Produção Orgânica do Centro Universitário do Espírito Santo do Pinhal (Unipinhal) nilvatteixeira@yahoo.com.br

O cultivo de limão vem ocupando um espaço a cada ano maior, na citricultura. Trata-se de uma exploração relativamente mais simples que o das laranjas e tangerinas, sendo um produto de exportação interessante.

O Brasil é um dos grandes produtores de tal fruta e, a cada ano, o nosso país produz frutos de melhor qualidade. O Estado de São Paulo lidera o volume produzido, seguido por Minas Gerais e Bahia.

Assim, a procura por novos insumos e tecnologias para melhorar a produtividade, em quantidade e qualidade, na referida cultura é fundamental. Entre os insumos ofertados pelo mercado estão os fertilizantes compostos por algas marinhas, que podem aumentar o enraizamento, o desenvolvimento vegetativo, a resistência biótica e abiótica das plantas, a produtividade e a qualidade do produto colhido. Porém, tal afirmação tem respaldo?

Para se ter a resposta a tal questionamento, é necessário se conhecer o que são as algas marinhas.

Quem são elas

Algas marinhas são organismos vegetais, unicelulares ou pluricelulares, e que fazem fotossíntese. Na sua composição há inúmeros elementos minerais, entre os quais os nutrientes de plantas, vitaminas A, B1, B3, B6, B12, C, D e E e outras substâncias, como glicoproteínas (os alginatos, por exemplo), aminoácidos e hormônios análogos aos produzidos pelos vegetais e alginatos, o que confere estímulo ao desenvolvimento, produção vegetal e maior resistência aos fatores bióticos e abióticos.

Também são fontes de antioxidantes, substâncias produzidas no metabolismo secundário das algas, que estimulam a proteção natural dos vegetais contra pragas e doenças.

Vantagens

O emprego de formulados compostos de algas marinhas no sistema produtivo pode, também, proporcionar a produção de fioalexinas, que funcionam como indutores de resistência das plantas às pragas e doenças e melhoram a vida microbiológica do solo.

Tornam as plantas menos vulneráveis às variáveis abióticas, como temperatura, raios ultravioletas, salinidade, seca, etc. Entre os componentes bioativos das algas marinhas estão, ainda, o polissacarídeo laminarana (polímero de beta glucana) com propriedades fungistáticas, bactericidas e inibidoras de desenvolvimento de nematoides e elicitores, moléculas que estimulam as respostas de defesa de plantas contra patógenos.

Opções

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Destaques Algas melhoram floração e pegamento dos frutos