27.7 C
São Paulo
sexta-feira, maio 20, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Amendoim sobre palhada de cana - Mecanização vem com força total

Amendoim sobre palhada de cana – Mecanização vem com força total

Crédito Marco Martins - O equipamento substitui cerca de cinco operações que ainda são necessárias para quem faz preparo convencional de solo.
Crédito Marco Martins – O equipamento substitui cerca de cinco operações que ainda são necessárias para quem faz preparo convencional de solo.

A KBM ” Equipamentos Agrícolas Ltda.é uma fábrica de equipamentos agrícolas com foco muito grande em equipamentos para a cultura de amendoim, além de fabricar equipamentos para outras culturas, como cana-de-açúcar e algodão.

Mas o carro-chefe é a fabricação de equipamentos para a cultura de amendoim, tanto para o plantio como para arranquio e colheita.Em 2010, quando Marco Antônio Martins, superintendente da KBM, começou a empresa, ele teve a oportunidade de ir para os EUA visitar a KMC” Kelley Manufacturing Company, uma indústria norte americana especializada em equipamentos para amendoimcom quase 50 anos de história neste mercado.

“Nos Estados Unidos é comum o plantio direto de uma cultura sobre a palhada de outra. Lá eles fazem o plantio de amendoim sobre a palhada de aveia ou de trigo e de várias outras culturas, exceto cana-de-açúcar, que não existe na região. Por isso, esse foi o nosso grande desafio, modificar o equipamento de modo que ele fosse eficiente no plantio sobre a palhada de cana“, conta.

Crédito Marco Martins – O equipamento substitui cerca de cinco operações que ainda são necessárias para quem faz preparo convencional de solo

A palhada de cana é bem mais resistente e agressiva, diferente de qualquer outra que exista no mundo. Em 2011 Marco Antônio trouxe o equipamento dos Estados Unidos para começar as modificações, e há dois anos já está com o equipamento no mercado, atuando fortemente para o plantio direto de amendoim sobre a palhada de cana. Chamado RipStrip, o nome doequipamento, em tradução adaptada para o português, significa preparo de faixa.

O RipStrip RS4L é um equipamento de preparo de solo em desenvolvimento no Brasil, porém, já muito conhecido e um campeão de vendas nos Estados Unidos, onde foi desenvolvido pela KMC.

No Brasil esse equipamento está sendo fabricado e distribuído pela KBM ” Equipamentos Agrícolas, empresa de Dumont que desde 2011 tem contrato de parceria com a KMC para esse e demais equipamentos voltados principalmente para a cultura de amendoim.

Para o plantio direto do amendoim na palhada de cana, o equipamento substitui cerca de cinco operações que ainda são necessárias para quem faz preparo convencional de solo. Ele faz o preparo apenas da faixa que vai receber o plantio, sem remexer todo o solo, o que é bom para a terra, porque muitas operações trazem problemas de erosão quando chove. “Já tenho 30 máquinas no mercado. Não são muitas porque o agricultor ainda tem muita resistência ao plantio direto sobre a palhada de cana. A maior preocupação deles é arrancar esse amendoim depois e colher, pois eles acham que por ter a palhada da cana o processo será dificultado“, informa.

Crédito Marco Martins - O equipamento substitui cerca de cinco operações que ainda são necessárias para quem faz preparo convencional de solo
Crédito Marco Martins – O equipamento substitui cerca de cinco operações que ainda são necessárias para quem faz preparo convencional de solo

Mas, Marco Antônio conta que isso já caiu por terra porque muitas áreas de plantio direto de amendoim sobre palhada de cana foram colhidas e não houve dificuldade no arranquio ou na colheita.

Para o plantio eficiente de amendoim sobre a palhada de cana, o empresário diz que o produtor tem que usar o RipStrip, que já foi patenteado e está sendo muito bem avaliado pelos produtores. “Outra forma seria fazer o plantio direto com uma plantadeira, mas sua eficiência não é tão boa quanto a do RipStrip.Em uma passada só, o RipStripcom plantadeira acopladasubsola, prepara a faixa do solo e plantao amendoim.Mas também pode ser feito em duas operações com o auxílio do GPS. Basta passar o RipStrip com GPS e em seguida vem a plantadeira usando das informações para plantar na faixa tratada pelo equipamento“, detalha.

Em torno de 85% da produção de amendoim no Brasil acontecem no Estado de São Paulo, onde também está concentrada grande parte da produção de cana-de-açúcar.Nestas áreas,é importante que haja rotação com algum tipo de leguminosa para reciclar os nutrientes.

A cada cinco ou seis cortes é importante fazer a rotação, ou a cada cinco a seis anos. Faz-se um plantio de amendoim e depois volta a cana. “Para as usinas, a vantagem que o amendoim pode ter em cima da soja é que o valor do arrendamento é mais alto. Mas a prática de preparo de solo e o ciclo mais longo da cultura atrapalham o plantio da cana no final do verão, e as usinas acabam preferindo o plantio de soja; o cultivo mínimo em amendoim pode mudar este panorama, principalmente em talhões de cana onde a reforma é decidida em cima da hora“, considera.

Crédito Marco Martins - O equipamento substitui cerca de cinco operações que ainda são necessárias para quem faz preparo convencional de solo
Crédito Marco Martins – O equipamento substitui cerca de cinco operações que ainda são necessárias para quem faz preparo convencional de solo

Essa é parte da matéria de capa da revista Campo & Negócios Grãos, edição de fevereiro 2017. Adquira a sua para leitura completa.

Inicio Revistas Grãos Amendoim sobre palhada de cana - Mecanização vem com força total