23.3 C
São Paulo
quinta-feira, junho 30, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Aminoácido garante vigor na batata

Aminoácido garante vigor na batata

 

Luis Fernando Gundim

Consultor da Cia da terra

luis.fernando@ciadaterra.com

Aminoácidos são as unidades estruturais básicas que compõem os peptídeos, proteínas, sendo também precursores de outras moléculas, como: hormônios, coenzimas, nucleotídeos, polímeros de paredes celulares, etc.

Os aminoácidos figuram entre os componentes mais importantes do metabolismo dos organismos vivos, sendo sintetizados a partir de moléculas de glicose produzidas pelas plantas por meio da fotossíntese, ou em menor escala por alguns fungos e bactérias. Os vegetais são capazes de sintetizar todos os aminoácidos, tanto os proteicos quanto os não proteicos, utilizando como fonte o nitrogênio (função estrutural) na forma de amônio ou nitrato, que é fornecido via solo ou via aplicações foliares.

Quando a planta passa por deficiências de nitrogênio ou algum tipo de estresse (químico, físico, etc.), ela tende a uma redução na produção de aminoácidos e, como consequência, redução na produção de proteínas, alterando profundamente seu desenvolvimento.

Da mesma maneira, nos momentos críticos do ciclo vegetativo (germinação, florescimento, etc.), existe uma demanda energética elevada por parte do vegetal, deixando o mesmo mais suscetível a doenças, por exemplo, podendo ocorrer perdas significativas caso não haja o aporte adequado.

Aminoácidos x vigor da batata

Os aminoácidos trazem funções como: função nutritiva na germinação (o embrião consome os aminoácidos procedentes de proteínas armazenadas no endosperma), são precursores de fitohormônios (auxinas, etileno, citocininas, poliaminas, etc.), atuam regulando o balanço hídrico quando as plantas estão sob condições de estresse hídrico, atuam como agente quelante natural quando em contato com cátions, formação de proteínas (principal função) e são fontes de energia para as plantas (bioestimulantes). Dentre essas funções, todas garantem maior vigor à batata.

A aplicação

Os aminoácidos podem ser aplicados em todo o ciclo da planta e de duas formas: via solo e via folha. Durante todo o ciclo da planta o aminoácido pode ser aplicado, porém, o momento da entrada para aplicação deve-se a uma boa recomendação do responsável técnico da lavoura.

É sempre bom enfatizar que o momento de aplicação, bem como a garantia da sua eficiência, só acontecerão com o uso do produto (base aminoácido) de boa qualidade.

Existem vários “bons“ aminoácidos no mercado, os quais, sem dúvida, vão beneficiar a batata, especialmente nesse período. Entretanto, recomendo que o produtor sempre leve em consideração a recomendação profissional que, na dose certa, trará grandes sucessos.

Manejo

Dos 20 aminoácidos essenciais para as plantas, alguns são melhor absorvidos pelas folhas, outros pelas raízes, e alguns têm ações específicas (como bioestimulantes), para que sejam produzidos fitormônios que atuam nos pontos de crescimento das plantas. Então, a atenção nos momentos de entrada com a aplicação dos aminoácidos requer cuidado.

Para que se tenha maior e melhor aproveitamento do mesmo, e a planta se desenvolver com vigores potenciais a ótimas produtividades.

Custo

O custo dos aminoácidos depende muito da linha e dos produtos a serem usados. Na maioria das vezes, com um bom manejo, o investimento se paga e traz boas produtividades.

Essa matéria você encontra na edição de julho da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua.

 

Inicio Revistas Hortifrúti Aminoácido garante vigor na batata