35.1 C
Uberlândia
terça-feira, novembro 7, 2023
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosAminoácidos atuam na síntese da clorofila

Aminoácidos atuam na síntese da clorofila

Fernando Simoni Bacilieri

Engenheiro agrônomo, Msc. e doutorando em Agronomia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

ferbacilieri@zipmail.com.br

Roberta Camargos de Oliveira

Engenheira agrônoma e doutora em Agronomia ” UFU

robertacamargoss@gmail.com

Paulo Victor de Oliveira Realino

Engenheiro agrônomo

paulorealino.agro@gmail.com

 

 Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

A produção de grãos tem caminhado principalmente para o ajuste fino, ou seja, detalhes de manejo. Para atingir patamares maiores de produtividade das culturas, materiais genéticos mais produtivos, tecnologias de nutrição e fisiologia de plantas, controle de plantas daninhas, pragas e doenças têm que fazer parte das atuais atividades agrícolas.

Uma tecnologia importante que vem sendo empregada por agricultores, que auxilia no manejo e atua em conjunto com os nutrientes para maximizar o potencial genético das culturas é a suplementação das plantas com aminoácidos.

Quem são eles

Os aminoácidos são compostos orgânicos biologicamente ativos provenientes do metabolismo de nitrogênio, que é o elemento mais exigido pela maioria das culturas. São unidades formadoras dos peptídeos, proteínas e precursores de outras moléculas, como hormônios, coenzimas, nucleotídeos e polímeros de paredes celulares. Dentre os benefícios da aplicação exógena dos aminoácidos, destacam-se:

ðProporcionam economia de energia para as plantas;

ðAtuam na síntese da clorofila, tornando a fotossíntese das plantas muito mais eficiente e aumentando a reserva de carboidratos disponíveis aos diversos processos metabólicos;

ðAtrasam o envelhecimento das folhas, neutralizando radicais livres;

ðReduzem a fitotoxicidade de determinados defensivos agrícolas;

ðPromovem maior tolerância das plantas às doenças (função imunológica);

ðAumentam a absorção e a translocação dos nutrientes para as plantas;

ðApresentam ação direta no transporte de nutrientes através do floema;

ðSão precursores de hormônios vegetais que atuam no crescimento de desenvolvimento das plantas;

ðPromovem maior tolerância das plantas ao estresse biótico e abiótico.

Os aminoácidos tornam a fotossíntese das plantas muito mais eficiente - Crédito Shutterstock
Os aminoácidos tornam a fotossíntese das plantas muito mais eficiente – Crédito Shutterstock

A clorofila

As clorofilas são pigmentos verdes especializados em absorver luz, fundamentais no processo de fotossíntese e geração de energia para o crescimento, desenvolvimento e metabolismo das plantas.

Sua produção envolve várias etapas e depende de fatores internos e externos. Basicamente, as plantas utilizam moléculas simples para montagem de moléculas complexas e, nesse caso, o aminoácido glutamina é o composto a partir do qual serão formadas as clorofilas.

No cultivo de grãos, as plantas daninhas constituem um sério problema e o controle químico é o principal método utilizado nas lavouras brasileiras. Os herbicidas podem apresentar efeitos não apenas sobre o controle de plantas daninhas, mas também sobre o metabolismo e a fisiologia das plantas não-alvos do controle, provocando fitotoxicidade à cultura, com a manifestação de sintomas como: lentidão na emergência, engrossamento de raízes, redução do porte, clorose, despigmentação, necrose e deformação das folhas, com possibilidade de morte das plantas e comprometimento da produtividade.

Alternativa

Como alternativa para reduzir esses efeitos negativos da aplicação de herbicidas, uma prática que tem sido difundida é a aplicação de fertilizantes foliares que apresentem em suas formulações substâncias que possuam efeitos atenuadores do estresse de plantas, como aminoácidos, vitaminas, hormônios vegetais e outros compostos orgânicos biologicamente ativos que farão as plantas se recuperarem mais rapidamente.

A clorofila absorve luz, gerando energia para o crescimento e desenvolvimento da planta - Crédito Advanta
A clorofila absorve luz, gerando energia para o crescimento e desenvolvimento da planta – Crédito Advanta

Estudos

Para estudar a ação de quatro diferentes fertilizantes foliares na recuperação de plantas submetidas a estresse intencionalmente causado por herbicida à base de lactofen na cultura da soja, um experimento foi conduzido na safra 2015/16 na cidade de Uberlândia (MG).

A cultivar de soja SYN 1163 RR foi semeada no sistema de plantio convencional, com espaçamento de 0,5 m entrelinhas e densidade populacional de 18 plantas por metro linear e a emergência das plântulas ocorreu sete dias após a semeadura.

O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, com cinco tratamentos: 1) apenas lactofen a 750 L ha-1; 2) lactofen a 750 L ha-1 + foliar 1 a 2,0 L ha-1; 3) lactofen a 750 L ha-1 + foliar 2 a 2,0 L ha-1; 4) lactofen a 750 L ha-1 + foliar 3 a 0,5 L ha-1 e 5) lactofen a 750 L ha-1 + foliar 3 a 1,0 L ha-1 e quatro repetições. As parcelas experimentais foram compostas por seis linhas de cultivo com 5,0 m de comprimento cada, totalizando uma área de 15 m².

Essa matéria completa você encontra na edição de outubro 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua para leitura integral.

ARTIGOS RELACIONADOS

I Workshop sobre manejo de tomate e folhosas

Evento na Esalq abordará novas tecnologias aplicadas à nutrição e ao combate de estresses Acontecerá dias 9 e 10 de março, na Escola Superior de...

Plantas daninhas e a resistência

O uso de herbicidas como ferramenta no controle de plantas daninhas tornou-se ...

Coinoculação incrementa produtividade de soja e feijão

Solon Cordeiro de Araujo Engenheiro agrônomo e consultor da Associação Nacional dos Produtores e Importadores de Inoculantes " ANPII solon@scaconsultoria.com.br   A tecnologia de coinoculação consiste em combinar...

Inovações da pesquisa agropecuária estão na Nano Tradeshow

  Na primeira feira do Brasil voltada ao mercado de nanotecnologia, a Embrapa Instrumentação (São Carlos " SP) apresenta resultados de pesquisa que vão promover...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!