23.6 C
Uberlândia
quarta-feira, setembro 11, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiAminoácidos e micronutrientes auxiliam na produtividade da banana

Aminoácidos e micronutrientes auxiliam na produtividade da banana

Autor

João Matheus Leite Silvestre Graduando em Agronomia – Universidade Federal de Lavras (UFLA) – jmatheussilvestre@gmail.com

Bananeira _ Crédito: Matheus Pena Campos

Aminoácidos são moléculas orgânicas essenciais, as quais, por meio de interações peptídicas, permitem a síntese de proteínas. Embora, a planta seja capaz de sintetizar todos os aminoácidos que são necessários para a síntese de proteínas, a suplementação de campos de produção com esses elementos é uma estratégia inteligente para aumentar a produtividade da lavoura.

Os aminoácidos têm papel fundamental na nutrição de plantas. O nitrato e o amônio são as formas de nitrogênio (N) que a planta absorve. No entanto, estudos recentes indicam que a planta é capaz de absorver N na forma orgânica, como os aminoácidos. Logo, o seu uso é uma alternativa interessante para ser utilizada na adubação.

Além disso, os aminoácidos podem ser enquadrados no grupo de antiestressantes, compostos capazes de agir em processos morfofisiológicos do vegetal como precursores de um hormônio endógeno ou de enzimas e da disponibilização de compostos formadores de promotores de crescimento. O triptofano, por exemplo, é um conhecido precursor do ácido indolacético, auxina promotora de crescimento vegetal.

Fontes diretas

De modo geral, os produtos que contêm aminoácidos podem ser utilizados diretamente no solo, diluídos em água aplicada na irrigação por gotejamento (fertirrigação) ou por adubação foliar. Dentre alguns produtos como fonte de aminoácidos, podemos citar:

[rml_read_more]

þ Disper Chlorophyl, um bioestimulante das funções clorofílicas. Auxilia em casos de estresse vegetativo e presença de pragas na plantação. É composto por aminoácidos, ácidos orgânicos e molibdênio. A recomendação de pulverização é de 0,5 – 1,0 g.L-1 de água. Normalmente o processo deve ser repetido em sete a 15 dias, de acordo com o estado da planta e sua resposta à primeira aplicação. A recuperação da cor verde na planta indica o efeito do produto.

þ Já o produto “Delfan plus”, da empresa Tradecorp, é uma solução anti-estresse para aplicação foliar baseada em L-aminoácidos, como a prolina, ácido glutâmico, glicina, alanina e arginina, entre outros. Sua aplicação promete aumento do rendimento e da qualidade das colheitas, mostrando-se uma solução antiestresse eficaz em situações climáticas adversas, como o frio excessivo.

A recomendação é para aplicação foliar em doses de 150 – 300 ml para cada 100 litros de água ou 30 – 60 ml para cada 20 litros de água. Pode, também, ser aplicado por fertirrigação uma dose de 5,0 – 15 L-1/ha, com três aplicações durante o cultivo, quando a planta apresentar maiores sintomas de estresse.

Um exemplo prático é a aplicação do fertilizante com prolina e glicina-betaína, diretamente no cacho da bananeira, em duas aplicações de 6 mL L-1 para aumentar o peso dos cachos e a produtividade.

ARTIGOS RELACIONADOS

Lançado o 1º filme com alta tecnologia para proteção dos frutos da bananeira

  A prática do ensacamento dos cachos tem crescido no Brasil, dado a necessidade de melhorar a qualidade dos frutos   O Agroplás Filme Protetor para Banana...

Produção de grãos bate novo recorde

A produção de grãos deverá fechar em 253,7 milhões de toneladas, um crescimento de 4,8% sobre a safra passada ou 11,6 milhões de toneladas sobre a produção da safra passada.

Rigrantec – Foco em nutrição de ponta

  A Rigrantec optou, na Hortitec 2017, por dar foco à linha de nutrição, mesmo tendo diversas outras linhas dentro de seu portfólio. “Com isso...

Fertilizantes organominerais – Mitos e verdades

De acordo com a Instrução Normativa nº 25, de 23 de julho de 2009, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), fertilizante organomineral é a mistura física ou combinação de fertilizantes minerais e orgânicos. Os fertilizantes organominerais devem respeitar especificações e garantias exigidas pelo MAPA, sendo que para produtos sólidos são estabelecidos os seguintes parâmetros: mínimo de 8% de carbono orgânico, máximo de 30% de umidade, capacidade de troca de cátions (CTC) mínima de 80 mmolc kg-1 e no mínimo 10% de macronutrientes declarados para os produtos com macronutrientes primários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!