Aminoácidos e micronutrientes auxiliam na produtividade da banana

0
157

Autor

João Matheus Leite Silvestre Graduando em Agronomia – Universidade Federal de Lavras (UFLA) – jmatheussilvestre@gmail.com

Bananeira _ Crédito: Matheus Pena Campos

Aminoácidos são moléculas orgânicas essenciais, as quais, por meio de interações peptídicas, permitem a síntese de proteínas. Embora, a planta seja capaz de sintetizar todos os aminoácidos que são necessários para a síntese de proteínas, a suplementação de campos de produção com esses elementos é uma estratégia inteligente para aumentar a produtividade da lavoura.

Os aminoácidos têm papel fundamental na nutrição de plantas. O nitrato e o amônio são as formas de nitrogênio (N) que a planta absorve. No entanto, estudos recentes indicam que a planta é capaz de absorver N na forma orgânica, como os aminoácidos. Logo, o seu uso é uma alternativa interessante para ser utilizada na adubação.

Além disso, os aminoácidos podem ser enquadrados no grupo de antiestressantes, compostos capazes de agir em processos morfofisiológicos do vegetal como precursores de um hormônio endógeno ou de enzimas e da disponibilização de compostos formadores de promotores de crescimento. O triptofano, por exemplo, é um conhecido precursor do ácido indolacético, auxina promotora de crescimento vegetal.

Fontes diretas

De modo geral, os produtos que contêm aminoácidos podem ser utilizados diretamente no solo, diluídos em água aplicada na irrigação por gotejamento (fertirrigação) ou por adubação foliar. Dentre alguns produtos como fonte de aminoácidos, podemos citar:

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.