Aminoácidos proporcionam menos perdas de folhosas no frio

0
34

Anne Carolline Maia LinharesLicenciada em Ciência Agrárias e doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)anemaia-16@hotmail.com

Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira Agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – UFPB idalinepessoa@hotmail.com

Alface – Crédito – Ana Maria

Com a chegada das frentes frias no período entre outono e inverno, as regiões sul e sudeste podem ser fortemente afetadas pelas geadas. A ocorrência desse fator em plantações de folhosas pode acarretar em perdas irreversíveis para as culturas, trazendo prejuízos ao produtor. Para evitar que isso ocorra, é preciso adotar algumas medidas preventivas no manejo, como o uso de aminoácidos.

Os aminoácidos têm grande importância no metabolismo primário e secundário das plantas, tendo em vista que esses são essenciais para a formação e composição das proteínas vegetais e suas funções específicas. Tratam-se de produtos líquidos, com diferentes composições.

Em complemento aos aminoácidos, há elementos nutricionais importantes que auxiliam na formação e resistência dessas folhas, como o cálcio, relacionado à parede celular; o magnésio, fundamental para a atividade de produção de clorofila; o boro, essencial na produção de tecidos vegetais; e o potássio, importante para o transporte de carboidratos e a condutância estomática das folhas.

A aplicação deve ser realizada de forma pulverizada e garantir a total absorção do produto pela folha e que essa substância seja metabolizada.

Efeitos do frio

Uma das principais funções dos aminoácidos é promover a aceleração do metabolismo da planta, e assim aumentar a temperatura interna do tecido vegetal da célula. Dessa forma, ocorrerá alteração no ponto de congelamento celular da planta, que é de suma importância durante o frio.

Mas, para promover esse efeito é necessário um bom manejo fisiológico da planta e conhecimento das condições climáticas, resultando num crescimento equilibrado da planta.

O que fazer?

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.