23.7 C
Uberlândia
quinta-feira, fevereiro 29, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosAmostragem e análise de solo - Por onde começar

Amostragem e análise de solo – Por onde começar

Cândido Barreto de Novais

Licenciado em Ciências Agrícolas, doutor em Ciência do Solo – Universidade Federal de Lavras (UFLA)

candidobnn@yahoo.com.br

Carlos Antônio dos Santos

Engenheiro agrônomo e doutorando em Fitotecnia – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

carlosantoniods@ufrrj.br

Júlio César Ribeiro

Engenheiro agrônomo, doutorando em Agronomia/Ciência do Solo ” UFRRJ

jcragricola@hotmail.com

Crédito Daniel Medeiros

A análise do solo é uma importante ferramenta que permite determinar as características químicas e físicas do solo e, consequentemente, seus níveis de fertilidade, o que auxilia na tomada de decisões quanto ao manejo geral a ser adotado, assim como para qualquer programa de recomendação de calagem e adubação.

Por meio de uma análise de solo confiável, é possível identificar os nutrientes ou fatores químicos que possam limitar, ou que estejam prejudicando o crescimento das plantas e, com isso, manejá-los corretamente como forma de se alcançar rendimentos satisfatórios.

Apenas por meio da análise é possível conhecer a fertilidade real do solo, possibilitando que o produtor, sob assistência de um profissional habilitado, possa fazer a recomendação necessária, ou seja, efetuar ações específicas e contextualizadas para a cultura que pretende plantar, considerando, para isso, o estado atual do solo e da área.

A adubação eficiente e racional certamente proporcionará aumento da produtividade, maior eficiência de uso dos fertilizantes, redução dos custos de produção e dos riscos de contaminação ambiental. Dessa forma, a análise do solo se consolida como uma prática indispensável para os sistemas de produção agrícola na atualidade, dos quais são exigidos, além de produção em quantidade satisfatória, maior sustentabilidade e eficiência das práticas realizadas.

 

Etapas

Crédito Strider

De maneira geral, para a realização da análise de solo é necessário que sejam efetuadas quatro etapas: 1) coleta da amostra do solo (amostragem); 2) análise laboratorial (análise propriamente dita); 3) interpretação dos resultados; e 4) recomendação de corretivos e fertilizantes por um profissional habilitado.

No primeiro passo a ser adotado (amostragem) o produtor deve estar atento a alguns cuidados para garantir a qualidade do procedimento e que influenciarão em todas as etapas seguintes.

Sabe-se que os teores de nutrientes do solo podem variar com o tipo de solo, localidade, topografia, profundidade do solo, textura, teor de matéria orgânica e histórico de práticas agrícolas. Assim, a amostragem criteriosa deve refletir com precisão a fertilidade real do solo, de modo que as análises laboratoriais, interpretações e as recomendações representem corretamente a quantidade de nutrientes da área analisada.

É importante saber que apenas uma pequena quantidade de solo será analisada no laboratório, portanto, quanto mais homogênea e correta for a amostragem, mais representativa será a amostra. Nenhum laboratório, por melhor que seja, será capaz de eliminar o erro de uma amostragem malfeita.

Análise de solo e pH em laboratório – Crédito Júlio César Ribeiro
Análise de solo e pH em laboratório – Crédito Júlio César Ribeiro

Essa matéria completa você encontra na edição de novembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Equilíbrio e produtividade no café

Adubação diminui abortamento de flores e frutos em até 90% e novos cafezais estão mais resistentes a intempéries.

Ácidos húmicos e insumos biológicos na agricultura

AutorGean Charles Monteiro Engenheiro agrônomo, mestre e doutorando em Agronomia - FCA/UNESP – Campus de Botucatu (SP) gean.monteiro@yahoo.com.br As substâncias húmicas (ácido húmico, ácido...

GIROAgro mostra seu crescimento e consolidação no mercado

A GIROAgro está presente em todos os estados brasileiros e com portfólio segmentado em oito linhasde produtos. A GIROAgro hoje se destaca entre as...

Cana-de-açúcar – Hora de controlar as doenças

Autores Renato Passos Brandão Gerente Especialista em Nutrição Vegetal Raphael Bianco Roxo Rodrigues Gerente Técnico de São Paulo e Sul de Minas José...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!