Ano Internacional das Frutas e Hortaliças

0
137
Melancia Pingo Doce Amarelinha e Original

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2021 como o Ano Internacional das Frutas e Hortaliças. O objetivo é aumentar a conscientização sobre os benefícios nutricionais no consumo de frutas e hortaliças, como parte do estilo de vida de uma dieta diversificada, balanceada e saudável, além de direcionar a atenção para a redução do desperdício.

O negócio de sementes de hortaliças da BASF apoia esta iniciativa com diversas atividades, como o lançamento da campanha global de comunicação “Vegetables People Love”disponível a partir deste mês também na versão em português e que visa contribuir proativamente para aumentar e enriquecer o consumo de vegetais por meio de inovações saudáveis ​​e sustentáveis.

“São muitos os benefícios de se consumir frutas, verduras e legumes como parte de uma dieta nutritiva. O setor de frutas e hortaliças contribui para o aumento da biodiversidade, gerando sustentabilidade e melhorando a rentabilidade dos agricultores e trabalhadores que operam ao longo das cadeias de valor”, menciona Vicente Navarro, Vice-presidente sênior do negócio de Sementes de Frutas e Hortaliças da BASF e membro do Conselho da International Seed Federation (ISF).

Cases com foco na sustentabilidade

Introduzir no mercado um conceito de produção que resulta em um cultivo de alta qualidade, gerar valor a toda a cadeia, promover a sustentabilidade no campo e garantir a satisfação dos consumidores mais exigentes são os objetivos da BASF.

A empresa desenvolveu duas cultivares que se destacam por seu foco em sustentabilidade e produtividade: as melancias da Família Pingo Doce e um híbrido de cebola. No primeiro, a menor demanda hídrica pode proporcionar até 80% de redução no uso da água por meio da conversão do sistema de irrigação por aspersão para gotejo e no Brasil se destaca pela modernidade e inovação direcionada a toda cadeia produtiva. O híbrido de cebola, por sua vez, oferece entre 60% e 70% de redução através do mesmo sistema por gotejamento – além de aumentar a produtividade.

Consumo de frutas e hortaliças 

De acordo com a organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é consumir até cinco porções diárias, pelo menos cinco dias da semana, de frutas, verduras e hortaliças. A ingestão diária está associada a nutrição benéfica para saúde.

O Ano Internacional de Frutas, Verduras e Legumes 2021 é uma oportunidade única para aumentar a conscientização sobre esse importante papel dos alimentos na nutrição humana, segurança alimentar, saúde e, também, para apoiar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. “Na BASF, temos como propósito, tornar a alimentação saudável e sustentável. Temos o compromisso de compartilhar nossa experiência em relação as sementes de frutas e hortaliças e conscientizar a sociedade sobre suas vantagens de consumo”, diz Vicente Navarro.

Saiba mais sobre o Ano Internacional de Frutas e Hortaliças:

2021: The International Year of Fruits and Vegetables(IYFV)

FAO – video on the IYFV2021