27.1 C
Uberlândia
domingo, fevereiro 25, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasAno Internacional das Frutas e Hortaliças

Ano Internacional das Frutas e Hortaliças

Melancia Pingo Doce Amarelinha e Original

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2021 como o Ano Internacional das Frutas e Hortaliças. O objetivo é aumentar a conscientização sobre os benefícios nutricionais no consumo de frutas e hortaliças, como parte do estilo de vida de uma dieta diversificada, balanceada e saudável, além de direcionar a atenção para a redução do desperdício.

O negócio de sementes de hortaliças da BASF apoia esta iniciativa com diversas atividades, como o lançamento da campanha global de comunicação “Vegetables People Love”disponível a partir deste mês também na versão em português e que visa contribuir proativamente para aumentar e enriquecer o consumo de vegetais por meio de inovações saudáveis ​​e sustentáveis.

“São muitos os benefícios de se consumir frutas, verduras e legumes como parte de uma dieta nutritiva. O setor de frutas e hortaliças contribui para o aumento da biodiversidade, gerando sustentabilidade e melhorando a rentabilidade dos agricultores e trabalhadores que operam ao longo das cadeias de valor”, menciona Vicente Navarro, Vice-presidente sênior do negócio de Sementes de Frutas e Hortaliças da BASF e membro do Conselho da International Seed Federation (ISF).

Cases com foco na sustentabilidade

Introduzir no mercado um conceito de produção que resulta em um cultivo de alta qualidade, gerar valor a toda a cadeia, promover a sustentabilidade no campo e garantir a satisfação dos consumidores mais exigentes são os objetivos da BASF.

A empresa desenvolveu duas cultivares que se destacam por seu foco em sustentabilidade e produtividade: as melancias da Família Pingo Doce e um híbrido de cebola. No primeiro, a menor demanda hídrica pode proporcionar até 80% de redução no uso da água por meio da conversão do sistema de irrigação por aspersão para gotejo e no Brasil se destaca pela modernidade e inovação direcionada a toda cadeia produtiva. O híbrido de cebola, por sua vez, oferece entre 60% e 70% de redução através do mesmo sistema por gotejamento – além de aumentar a produtividade.

Consumo de frutas e hortaliças 

De acordo com a organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é consumir até cinco porções diárias, pelo menos cinco dias da semana, de frutas, verduras e hortaliças. A ingestão diária está associada a nutrição benéfica para saúde.

O Ano Internacional de Frutas, Verduras e Legumes 2021 é uma oportunidade única para aumentar a conscientização sobre esse importante papel dos alimentos na nutrição humana, segurança alimentar, saúde e, também, para apoiar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. “Na BASF, temos como propósito, tornar a alimentação saudável e sustentável. Temos o compromisso de compartilhar nossa experiência em relação as sementes de frutas e hortaliças e conscientizar a sociedade sobre suas vantagens de consumo”, diz Vicente Navarro.

Saiba mais sobre o Ano Internacional de Frutas e Hortaliças:

2021: The International Year of Fruits and Vegetables(IYFV)

FAO – video on the IYFV2021

ARTIGOS RELACIONADOS

Manejo de doenças da lichia

O consumo e a produção de lichia estão crescendo nos últimos anos. Apesar de cultivada no País desde a década de 70, a lichia pode ser considerada uma fruta exótica para os brasileiros, devido à limitada produção nacional, oriunda de pequenas áreas, além de apresentar pouca divulgação científica. A cultura da lichia constitui-se em uma alternativa econômica, devido à alta produtividade.

Colheita e pós-colheita da framboesa

No Brasil, a safra da framboesa ocorre entre os meses de novembro a março, sendo a coloração ...

Apex Agro – Sempre inovando

  A Apex Agro tem como meta inovar e contribuir para a evolução das tecnologias direcionadas à nutrição de plantas na agricultura brasileira. Neste momento...

BASF expande Centros de Distribuição de Sementes

Como parte do compromisso de oferecer um serviço de excelência e sementes com a melhor ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!