27.7 C
São Paulo
sexta-feira, maio 20, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Destaques Aplicação de nitrogênio eleva eficiência do glifosato

Aplicação de nitrogênio eleva eficiência do glifosato

Aldeir Ronaldo SilvaEngenheiro agrônomo e doutorando em Fisiologia e Bioquímica de Plantas – ESALQ/USPaldeironaldo@usp.br

João Pedro Ramos da SilvaEngenheiro agrônomo e mestrando em Fisiologia e Bioquímica de Plantas – ESALQ/USPjoaopedror@usp.br

Aplicação – Crédito: Case IH

O glifosato é um herbicida amplamente utilizado na agricultura mundialmente. No Brasil o glifosato vem sendo bastante utilizado como um dessecante em cultivo sobre plantio direto, bem como para eliminação de plantas, que apresenta várias propriedades relevantes, como um herbicida de amplo espectro de atuação em espécies vegetais, ao mesmo tempo que apresenta diversos efeitos em processos fisiológicos, bioquímicos e nutricionais.

Trata-se de um herbicida que atua no bloqueio da enzima EPSPS, provocando a redução da biossíntese de aminoácidos fenilalanina, triptofano e tirosina (1998). Além disso, a aplicação do glifosato associado com íons como cálcio, manganês e zinco por meio da mistura de solução provoca a precipitação do glifosato e redução da absorção pela planta.

Benefícios

A aplicação de nitrogênio propicia a redução do efeito antagônico provocado pelo glifosato sobre a concentração iônica de nutrientes da planta. Além disso, a aplicação de fontes inorgânicas de nitrogênio também provoca a manutenção da biossíntese de importantes aminoácidos para o metabolismo da planta, como por exemplo a fenilalanina, que atua na síntese de lignina, flavonoides, taninos e ácido salicílico, compostos estes importantes para o sistema de defesa da plantas ao ataque de pragas e doenças. 

A biossíntese do triptofano também é influenciada positivamente pela suplementação de nitrogênio, a qual participa diretamente do ciclo de biossíntese do hormônio da auxina, importante hormônio no desenvolvimento da planta.

Outro efeito benéfico da aplicação de nitrogênio é o aumento do índice de clorofila, que resulta diretamente em aumento ou manutenção da taxa fotossintética, fato esse que permite o bom desenvolvimento das plantas, mesmo com a aplicação do glifosato.

De maneira geral, o nitrogênio promove diversos benefícios, que indiretamente reduzem os efeitos negativos nas culturas agrícolas, possibilitando a manutenção do status nutricional da planta ao longo do ciclo de cultivo.

Como implantar a técnica

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Destaques Aplicação de nitrogênio eleva eficiência do glifosato