20.6 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 8, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosÁrea foliar do cafeeiro proporciona maior produtividade

Área foliar do cafeeiro proporciona maior produtividade

A manutenção da área foliar do cafeeiro é de extrema importância para garantir altas produtividades

Alisson André Vicente Campos
Engenheiro agrônomo, doutor em Fitotecnia – UFLA e coordenador de Pesquisa e Consultor – Fronterra
alissonavcampos@yahoo.com.br
Túlio de Paula Pires
Engenheiro agrônomo – UFLA
tuliopiresagro@gmail.com

As folhas são importantes estruturas responsáveis por captarem os raios solares e com o uso do CO2 e da água, realizarem a fotossíntese para a produção de fotoassimilados para a planta utilizar no seu desenvolvimento.

A literatura clássica traz informações de que a área foliar de 20 cm² é suficiente para o enchimento de um fruto, porém, com as cultivares mais recentes, devido ao melhoramento genético selecionando plantas com maior eficiência fotossintética, esse número é em torno de 11,93 cm² para encher um fruto.

Além disso, as folhas também protegem as estruturas reprodutivas em diferenciação, como as gemas foliares, indo do estádio E1 ao E5, responsáveis diretamente pela florada, e consequentemente, produção.

Manutenção da área foliar

A manutenção das folhas do terço superior do cafeeiro responde diretamente pela proteção da florada, pois atenua o efeito direto dos raios solares sobre as folhas, consequentemente, amenizando o efeito das temperaturas.

Além disso, o enfolhamento auxilia no fornecimento de carboidratos para as estruturas florais, que são um forte dreno da planta.

Produtividade do cafeeiro

As flores do cafeeiro são muito sensíveis à exposição aos raios solares, principalmente em condições climáticas mais extremas de temperatura, podendo levar ao abortamento por desidratação das suas estruturas.

Como os botões florais ainda não se desenvolveram completamente para a fecundação e antese, a perda da corola, estrutura composta pelas pétalas ao ser exposta, fica com aparência atrofiada da flor, denominada flor estrelinha.

Na literatura, alguns trabalhos apontam que até as flores estrelinhas podem fecundar cerca de 30%, mesmo assim, sendo uma perda significativa na produção.

Cuidados necessários

O cafeeiro é uma planta sensível à desfolha, causada principalmente por doenças como a ferrugem e pragas como o bicho-mineiro. Para evitar desfolha da planta, pode-se utilizar cultivares resistentes à ferrugem, uma nutrição adequada, além de aplicações de fungicidas de solo para auxiliar as aplicações de fungicidas foliares quando a cultivar for suscetível à ferrugem.

Outro importante manejo do cafeeiro são as aplicações realizadas na pré e pós-florada, responsáveis por manter os ramos e chumbinho protegidos de doenças como a phoma e bacteriose.

Para o bicho-mineiro, também temos cultivares tolerantes ao ataque, como o Siriema, porém, essa cultivar apresenta baixas produtividades. Outra forma de manejo de bicho-mineiro é a utilização de inseticidas de solo e aplicações foliares, levando em consideração o monitoramento de pragas.

Em regiões como o Cerrado Mineiro, as aplicações são mais frequentes devido ao clima favorável para o desenvolvimento do ciclo do inseto.

Desenvolvimento das plantas

A área foliar impacta diretamente na produtividade do cafeeiro, de forma que a produção de carboidratos está diretamente ligada a ela. São importantes estruturas responsáveis por captarem os raios solares e com o uso do CO2 e de água, realizarem a fotossíntese para a produção de fotoassimilados para a planta utilizar no seu desenvolvimento.

Maior área foliar tende a produzir mais quantidade de carboidratos, assim como também a proteção de partes da planta contra a insolação direta.

Técnicas recomendadas

A manutenção da área foliar do cafeeiro é de extrema importância para garantir altas produtividades. Conforme descrito, o produtor deve ficar atento aos manejos a serem adotados para otimizar a perda de área foliar, com bom controle de pragas e doenças, adubação racional e equilibrada, controle de plantas daninhas para evitar a matocompetição e manutenção periódica da lavoura como um todo para garantir condições favoráveis às plantas, a fim de reter melhor as folhas.

Resultados práticos

Conforme relata a literatura, plantas com maior área foliar tendem a produzir mais. Foi possível observar no dimensionamento das lavouras, plantas bem sadias e vistosas, com alto índice de área foliar, produzindo mais fotoassimilados e garantindo maior produtividade.

São notórios, também, resultados de pesquisas comprovando que plantas com maior índice de área foliar vindas da pós-colheita obtiveram melhor resposta à poda, devido às suas reservas vindas de carboidratos das folhas.

O cafeeiro é uma planta bastante dinâmica, devendo o produtor ter cuidados na produção. A área foliar é um fator limitante da produtividade, logo, um bom manejo na lavoura tende a produzir mais.

Cuidados como os já mencionados com pragas, doenças, plantas daninhas e nematoides são primordiais para uma maior retenção foliar, de forma a obter maior produtividade. Cabe ao produtor ficar atento ao manejo correto e assertivo para ter plantas mais vistosas, bem nutridas e, como consequência, maior produtividade.

ARTIGOS RELACIONADOS

Poda de cafeeiros em sistema safra zero é a salvação da cafeicultura de montanha

José Braz Matiello Engenheiro agrônomo da Fundação Procafé   A poda de esqueletamento em cafeeiros, que leva a zerar a safra baixa, permitindo ter uma safra alta...

Agricultura de Precisão – Sistema de Gestão Agrícola

  André Freitas Colaço Engenheiro agrônomo, mestre e doutorando em Engenharia de Sistemas Agrícola na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de...

Oxiquímica apresenta o Projeto I9&Celebre

  A Oxiquimica esteve presente na 14ª edição da Femagri divulgando o Projeto I9 & Celebre que é um conjunto de iniciativas articuladas de ofertas...

Tecnologias no pós-colheita em café para todos: dia de campo Palinialves em Muzambinho-MG destacou Controlador Digital de Temperatura e Despolpador Ecozero

Cafeicultores se reuniram no último dia 18 de junho na Fazenda São Manuel, propriedade de Carlos Donizete Costa, em Muzambinho, no Sul de Minas Gerais, para conhecer...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!