28 C
Uberlândia
terça-feira, junho 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesArrozeiros disponibilizam apoio para escoamento de cidades alagadas

Arrozeiros disponibilizam apoio para escoamento de cidades alagadas

Iniciativa já realizada em Pelotas vai utilizar bombas para aumentar capacidade de bombeamento das águas na Região Metropolitana de Porto Alegre

Crédito Federarroz Divulgação

Os arrozeiros do Rio Grande do Sul estão trabalhando no auxílio para acelerar a drenagem das águas das cidades da região Metropolitana de Porto Alegre. Em ação realizada pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) em parceria com empresas e instituições, o objetivo é utilizar a experiência na área de irrigação por meio de bombas, insumos e pessoal qualificado.

Participam junto da iniciativa as empresas WR, InfoSafras, Gebras, Agropecuária Canoa Mirim, Expoente, Numerik, CCM, Instituto Caldeira e Idealiza, juntamente com outros voluntários. O objetivo é utilizar as bombas na questão da drenagem das águas, buscando beneficiar mais de 500 mil desalojados e reduzir o tempo de escoamento das cidades alagadas, através de uma mobilização voluntária de apoio às autoridades locais.

A Federarroz está mobilizando os arrozeiros, empresas e técnicos a participar de forma voluntária e se unir neste mutirão de ajuda. O objetivo desta ação é aumentar a capacidade de bombeamento para fora dos seus diques para que o tempo de drenagem seja reduzido de forma significativa. A entidade acredita que o setor arrozeiro com seus sistemas de bombeamentos de flutuantes pode e deve auxiliar nesta ação humanitária. “A iniciativa de auxiliar na drenagem é fundamental para que a gente possa, em um curto espaço de tempo, tirar esta água e as pessoas poderem retornar às suas residências e aos seus negócios”, destaca o presidente da Federarroz, Alexandre Velho.

A medida vem sendo utilizada já em Pelotas em um projeto que mobilizou recursos voluntários, com pessoal técnico, bombas, equipamentos e materiais, aumentando a cota de diques, fechando pontos vulneráveis e instalando bombas com potencial de prevenir alagamento de zona protegida por dique, em complemento à estrutura do Sanep. O tempo de drenagem na cidade foi reduzido em 60% de acordo com estimativa baseada em cálculo de capacidade de drenagem adicionada ao sistema. Em Porto Alegre, arrozeiros de Mostardas (RS) já estão auxiliando no escoamento no Bairro Anchieta, onde fica a região do Aeroporto Salgado Filho.

Caso os produtores e empresas concordem em disponibilizar os seus equipamentos ou outros insumos ou serviços para análise da viabilidade de uso pelos técnicos envolvidos, podem entrar em contato com a Federarroz pelo WhatsApp (51) 98065.4000 ou e-mail federarroz@federarroz.com.br.

ARTIGOS RELACIONADOS

Produções de arroz e feijão impõem novos mercados até 2029

Dados do Outlook Fiesp 2029, publicação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, indicam que embora a combinação arroz e feijão continue presente na dieta dos brasileiros, há uma tendência de que a população passe a incorporar cada vez mais outros alimentos em suas refeições.

Satis faz doações no RS

A empresa Satis, especialista soluções de nutrição vegetal, engajou-se na live solidária do cantor nativista Joca Martins e fez a doação de 300 máscaras de tecido para entidades de assistência social de Marau. O gerente comercial da empresa, Álvaro Fernandes de Macedo, que reside na cidade, afirma que a Satis cumpre seu papel ao colaborar para o enfrentamento da pandemia, pois o Município com cerca de 45 mil habitantes já registrou casos da Covid-19. Pelotas, terra natal do cantor, também foi contemplada com outra doação da Satis: 300 quilos de arroz para o Lar da Criança São Francisco de Paula.

Agroconsult reduz projeção para safra brasileira de soja diante de queda na produção do Rio Grande do Sul

Técnicos do Rally da Safra constatam bom desempenho de lavouras em estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas cenário ruim no Sul supera resultados positivos

Eficiência produtiva no arroz irrigado

A importância do agronegócio na economia brasileira foi um dos temas abordados no ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!