25.9 C
Uberlândia
terça-feira, julho 16, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosArte & Café, uma história de 50 anos

Arte & Café, uma história de 50 anos

Crédito Arquivo pessoal
Crédito Arquivo pessoal

Nascida na cidade universitária de Viçosa (MG), Valéria Vidigal é filha do casal João da Cruz Filho e Maria Auxiliadora Vidigal da Cruz. Sua história é baseada na arte e no café -sua mãe artista plástica e seu pai foi professor universitário na UFV, agrônomo, fitopatologista e inventor da “Calda Viçosa“.

Começamos assim para vocês entenderem a vida dessa artista apaixonada por arte e por café. Desde menina, ouvindo os seus pais conversarem sobre arte e café, jamais imaginou um dia o café virar tema exclusivo das suas pinturas.Pois bem, foi isso mesmo que aconteceu.

No seu currículo, Valéria Vidigal começou cedo a pintar em tela, depois foi manequim, radialista, apresentadora de telejornal, marchand, professora de artes e colunista social. Formada em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa e casada com o engenheiro agrônomo Gianno Brito, também filho de cafeicultor, o casal tem três filhos, Rafaela (estudante de Medicina), Isabela (estudante de Direito) e Renato (estudante do Ensino Fundamental).

A vida dessa mineira é pura arte e o café é sua inspiração. Cafeicultora na Bahia e proprietária de uma fazenda que mescla Café com Arte, sua assinatura está presente em vários ambientes da fazenda.

Considerada a Porta-Voz do Café em Cores, podemos ver que a sua paixão vai além das fronteiras brasileiras. Com mais de 100 exposições pelo Brasil e exterior, suas obras retratam cenas do cotidiano desde a plantação, passando pelas lavouras de vários países, dos classificadores e degustadores de café, das lindas flores ao fruto amarelo e vermelho, do cafezinho à mesa dos apaixonados pela bebida, até o imaginário, motivo que a levou receber medalhas pelo belíssimo trabalho, a exemplo da exposição em Dubai (2014).

Uma mineira que há 25 anos reside na Bahia, hoje coleciona várias homenagens e títulos, a exemplo de Título de Cidadã Conquistense (2013) e Cidadã Baiana, conferido pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (2017), e agora em 2018 irá receber o Troféu Glauber Rocha, pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista.

Sua biografia está escrita no livro “Brasil de A a Z“ da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura. Suas obras estão ilustradas em catálogos de artes do Brasil e da Itália, e em vários livros, a exemplo do “Café & Saúde“ do saudoso Dr. Darcy Roberto Lima, as capas dos anais do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, revistas científicas do agronegócio café e nos Anuários do Café.

Sua paixão, além da pintura, também está na coordenação do Encontro Nacional do Café, idealizado por Valéria em 2007. Neste ano acontecerá a 12º edição no mês de maio na Fazenda Vidigal, município de Barra do Choça (BA).

 “Viver em prol da arte e da cafeicultura me dá uma alegria imensa, pois o trabalho na fazenda me proporciona inspiração para pintar minhas telas. Minha vida é uma dedicação à família, às fazendas de café e à arte Trabalhar alimenta a alma. Só tenho que agradecer ao nosso bom Deus pela saúde e por tantas conquistas“.

Essa matéria você encontra na edição de março 2018 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Produção de alface americana em telado

Carlos Reisser Junior Engenheiro agrícola, doutor e pesquisador da Embrapa Clima Temperado carlos.reisser@embrapa.br A proteção de ambientes com estufas plásticas e telados inicialmente era indicada para...

Conilon aumenta participação nos blends de café espresso

Abraão Carlos Verdin Filho Mestre em Produção Vegetal e pesquisador do Incaper Marilândia (ES) verdin.abcfilho@gmail.com Saul de Andrade Júnior Doutorando em Produção Vegetal "Universidade Federal do Espírito Santo...

Agro Wiser apresenta resultados de trabalhos na cafeicultura

O Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras é um dos principais eventos do segmento no Brasil, e a Agro Wiser tem participado das últimas edições....

Biológico se mostra eficiente no controle da broca-do-café

Marcelo de Melo Linhares Engenheiro agrônomo especialista em Proteção de Plantas e consultor Sagra Insumos Agropecuários Ltda marcelo.de.linhares@terra.com.br   A broca-do-café (Hypothenemus hampei) pode ser encontrada praticamente em...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!