18.1 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 12, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Arte & Café, uma história de 50 anos

Arte & Café, uma história de 50 anos

Crédito Arquivo pessoal
Crédito Arquivo pessoal

Nascida na cidade universitária de Viçosa (MG), Valéria Vidigal é filha do casal João da Cruz Filho e Maria Auxiliadora Vidigal da Cruz. Sua história é baseada na arte e no café -sua mãe artista plástica e seu pai foi professor universitário na UFV, agrônomo, fitopatologista e inventor da “Calda Viçosa“.

Começamos assim para vocês entenderem a vida dessa artista apaixonada por arte e por café. Desde menina, ouvindo os seus pais conversarem sobre arte e café, jamais imaginou um dia o café virar tema exclusivo das suas pinturas.Pois bem, foi isso mesmo que aconteceu.

No seu currículo, Valéria Vidigal começou cedo a pintar em tela, depois foi manequim, radialista, apresentadora de telejornal, marchand, professora de artes e colunista social. Formada em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa e casada com o engenheiro agrônomo Gianno Brito, também filho de cafeicultor, o casal tem três filhos, Rafaela (estudante de Medicina), Isabela (estudante de Direito) e Renato (estudante do Ensino Fundamental).

A vida dessa mineira é pura arte e o café é sua inspiração. Cafeicultora na Bahia e proprietária de uma fazenda que mescla Café com Arte, sua assinatura está presente em vários ambientes da fazenda.

Considerada a Porta-Voz do Café em Cores, podemos ver que a sua paixão vai além das fronteiras brasileiras. Com mais de 100 exposições pelo Brasil e exterior, suas obras retratam cenas do cotidiano desde a plantação, passando pelas lavouras de vários países, dos classificadores e degustadores de café, das lindas flores ao fruto amarelo e vermelho, do cafezinho à mesa dos apaixonados pela bebida, até o imaginário, motivo que a levou receber medalhas pelo belíssimo trabalho, a exemplo da exposição em Dubai (2014).

Uma mineira que há 25 anos reside na Bahia, hoje coleciona várias homenagens e títulos, a exemplo de Título de Cidadã Conquistense (2013) e Cidadã Baiana, conferido pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (2017), e agora em 2018 irá receber o Troféu Glauber Rocha, pela Câmara Municipal de Vitória da Conquista.

Sua biografia está escrita no livro “Brasil de A a Z“ da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura. Suas obras estão ilustradas em catálogos de artes do Brasil e da Itália, e em vários livros, a exemplo do “Café & Saúde“ do saudoso Dr. Darcy Roberto Lima, as capas dos anais do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, revistas científicas do agronegócio café e nos Anuários do Café.

Sua paixão, além da pintura, também está na coordenação do Encontro Nacional do Café, idealizado por Valéria em 2007. Neste ano acontecerá a 12º edição no mês de maio na Fazenda Vidigal, município de Barra do Choça (BA).

 “Viver em prol da arte e da cafeicultura me dá uma alegria imensa, pois o trabalho na fazenda me proporciona inspiração para pintar minhas telas. Minha vida é uma dedicação à família, às fazendas de café e à arte Trabalhar alimenta a alma. Só tenho que agradecer ao nosso bom Deus pela saúde e por tantas conquistas“.

Essa matéria você encontra na edição de março 2018 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

Inicio Revistas Grãos Arte & Café, uma história de 50 anos