20.6 C
Uberlândia
domingo, junho 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesArtigo | Brasil tem mais de 30,3 milhões de trabalhadores rurais

Artigo | Brasil tem mais de 30,3 milhões de trabalhadores rurais

Valter Casarin/Divulgação

Por Valter Casarin

O Brasil é um país que contém uma região agrícola diversificada onde coexistem grandes culturas (soja, milho, cana, café, frutas, legumes, flores, florestas plantadas, etc.) e pecuária (bovinos, suínos, aves, etc.). Sua agricultura é verdadeiramente comprometida e de qualidade. Conhecida e reconhecida pela capacidade produtiva, mesmo em condições de um solo ácido e de baixa fertilidade.

Para manter e desenvolver esta riqueza, é necessário a ação de operadores recrutados para as diversas funções dentro de um estabelecimento rural. Atualmente, são mais de 30,3 milhões de trabalhadores rurais no Brasil, segundo o Ministério da Previdência Social. Eles estão presentes na limpeza e manutenção, preparando a terra e cultivando, bem como na colheita e despacho dos produtos. Dentre outras funções, o trabalhador rural é um gerente da propriedade rural.

Perante os inúmeros desafios que enfrenta, o setor agrícola mantém a sua pujança e a dinâmica de contratação. Os constantes recordes de produção refletem na ampla gama de oportunidades de emprego, não somente no campo, mas também em áreas relacionadas à gestão e tecnologia. Em 2023 registrou um total de 341 mil novas pessoas empregadas.

Comemorar o Dia do Trabalhador Rural, em 25 de maio, é celebrar o trabalho da semente à mesa. Os trabalhadores rurais apoiam o crescimento da agricultura brasileira. São eles os heróis anônimos do nosso sistema alimentar, assumindo o trabalho árduo de preparar os campos, semear, colher e processar os alimentos que alimentam o Brasil e parte do nosso planeta.

A iniciativa Nutrientes para a Vida está junto com o trabalhador rural no incentivo de sua importância para a segurança alimentar mundial e sua ação na produção sustentável de alimentos. Ressaltamos a importância de uma das principais ferramentas do processo produtivo: o fertilizante. Esse insumo é a forma mais barata e rápida para fornecer os nutrientes fundamentais para o crescimento, desenvolvimento e produção dos vegetais. É com o uso dos fertilizantes que se torna possível produzir com alimentos com qualidade nutricional, o qual irá alimentar a crescente população do planeta. Parabéns trabalhador rural por sua nobre missão de trabalhar a terra em prol de poder alimentar, vestir e fornecer energia para movimentar a vida da população!

*Valter Casarin, coordenador geral e científico da NutrientesPara a Vida é graduado em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias/UNESP, Jaboticabal, em 1986 e em Engenharia Florestal pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/USP, Piracicaba, em 1994. Concluiu o mestrado em Solos e Nutrição de Plantas, em 1994, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Recebeu o título de Doutor em Ciência do Solo pela École Supérieure Agronomique de Montpellier, França, em 1999. Atualmente é professor do Programa SolloAgro, ESALQ/USP e Sócio-Diretor da Fertilità Consultoria Agronômica.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deslocamento do trabalho rural: como ficam as horas in itinere após a reforma trabalhista?

As horas in itinere, ou horas de deslocamento, consistem na obrigação da empresa em computar o tempo que o seu colaborador leva para chegar...

Preventt Saúde & Medicina do Trabalho

O agronegócio é o setor de maior importância no Brasil e no mundo, gerando milhões de empregos e ...

Os benefícios da formalização do trabalho rural

No ano de 2023, 26% da ocupação profissional total do Brasil estava no campo! A advogada Nayara Marcato Sanders é especialista em advocacia preventiva trabalhista e orienta o produtor rural para se organizar adequadamente com a formalização do trabalhador rural.

Netafim traz a empregabilidade na prática para a Agrishow

Netafim conecta profissionais ao mercado da irrigação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!