18.9 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 24, 2024
- Publicidade -
InícioMercadoAs possibilidades de alta da soja no Brasil são poucas

As possibilidades de alta da soja no Brasil são poucas

Crédito Adrielle Teodoro

Em plena janela de exportação de soja, o volume a ser embarcado com soja-grão nos portos brasileiros recuou 2,57% para 5,34 milhões de toneladas, contra 5,48 MT programadas na semana anterior. De acordo com a T&F Consultoria Agroeconômica, o farelo/pellets de soja teve recuo maior, de 17,37%, passando de 1,35 milhão de toneladas para 1,12 milhão de toneladas.

“Estes dados só confirmam as previsões feitas pela T&F em março último, de que os volumes a serem exportados seriam menores durante este ano comercial, diante da redução da demanda chinesa, pelo grande abate de suínos no país”, aponta o analista Luiz Fernando Pacheco.

De acordo com ele, a principal consequência desta redução de volume é o provável aumento dos estoques finais: “Precisa ver o quanto o mercado interno vai consumir a mais de soja para aumentar a indústria de carnes do país. Se o mercado interno consumir menos do que iria para a exportação, a tendência é a de os preços caírem”.

“De qualquer maneira, não vemos muitas possibilidades a curto e médio prazos de os preços da soja voltarem a subir significativamente, porque o dólar tem clara tendência de baixa e há uma nítida compensação entre os aumentos em Chicago e queda nos prêmios nos portos do Brasil”, conclui o especialista de mercado da T&F.

Comercialização

A comercialização da soja disponível no estado brasileiro do Mato Grosso foi a mais baixa do ano, com um avanço para 84%. Restam, portanto, apenas 16% para comercializar nos próximos 6/7 meses até a colheita da próxima safra, informa ainda a T&F. “A queda do dólar e dos prêmios mais que suplantaram as altas de Chicago. Já da safra nova de 2020, foi comercializado 23% da produção estimada, contra 21% de um ano atrás”, afirma Pacheco.

ARTIGOS RELACIONADOS

Manejo intenso nas bordas dos laranjais reduz HLB

  Atualmente, o greening é considerado a mais importante doença de citros no mundo. Huanglongbing (HLB ou greening) é causado por uma bactéria (Candidatus Liberibacter...

Termorregulador para a soja é lançado em três países

A DVA apresenta ao mercado o Osmobetan em uma live no próximo dia 4 de julho no Brasil, Paraguai e Bolívia. O produto ajuda a planta a passar por períodos de estresse na floração, garantindo assim melhor produtividade das culturas

Quais os critérios para um cultivo de cebola rentável?

AutoresNatalia Nayale Freitas Barroso nataliaff.agro@gmail.com Taylane Santos Santos taylane.santos100@gmail.com Luana Keslley Nascimento Casais luana.casais@gmail.com Graduandas em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA),...

Silício também controla nematoides de solo

Os nematoides parasitas de plantas podem ser encontrados em diversas culturas agrícolas de valor comercial, como: soja, milho, feijão, cana-de-açúcar, café, eucalipto, olerícolas e frutíferas. Em função disso, podem restringir as opções do produtor rural nas culturas de rotação e nos manejos empregados para reduzir a população de nematoides em determinada área.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!