23.6 C
Uberlândia
quarta-feira, fevereiro 21, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosAumente a eficiência da colheita do café

Aumente a eficiência da colheita do café

Sistema COFFEE PILOT – Foto: Divulgação

A MGC Tecnologia é uma empresa que tem como principal missão desenvolver projetos que gerem economia, sustentabilidade e rendimento para empreendimentos agrícolas. Um de seus projetos mais recentes foi o desenvolvimento de um pioneiro sistema de piloto automático para o segmento de colheita de café. A inovação está no fato de que normalmente sistemas de piloto automático de equipamentos agrícolas, como tratores, pulverizadores ou colheitadeiras são opcionais de fábrica e funcionam via GPS, isto é, necessitam de uma antena que capta os sinais de satélite para que funcione.

No segmento de colheita de café, entretanto, os fabricantes não incorporaram o piloto automático. Foi o que motivou a MGC desenvolver uma solução ainda mais inovadora: os pilotos automáticos não necessitam de sinal de correção e navegação GPS, sendo feito via sensores que estão dentro da máquina. Além deste ganho, o sistema de direcionamento automático tem engate com apenas um toque e desarme no volante de direção. Esse projeto ganhou o nome de COFFEE PILOT.

O maior benefício desta nova tecnologia é que evita-se o esmagamento de plantas e aumenta a eficiência da colheita do café. Quem explica é o Gerente Comercial da MGC Tecnologia, Marcelo Campos. “Do ponto de vista da cultura do café, a solução trouxe um melhor alinhamento da colhedora quando em deslocamento sob o cafeeiro, cujo ganho atende a duas das principais dificuldades inerentes a operação de colheita. Primeiro, a redução da perda de frutos do café que já derriçados não são totalmente colhidos pelo sistema recolhedor e acabam ficando sobre o chão.  Essa perda é prejuízo ao produtor, que precisa de outra operação mecanizada para recolher os frutos que ficam no chão e o fato que esse café que não é apanhado pela colhedora tem menor valor de mercado. Segundo, a redução do dano mecânico causado ao troco e ramos do cafezal em função da colheita mecanizada. A condição de alinhamento aprimorado proporciona um contato mais uniforme entre os dois conjuntos vibradores que fazem a derriça do café”, explica.

Campos acrescenta ainda ganhos do ponto de vista operacional. “Os benefícios de um sistema de direcionamento automático são amplamente conhecidos em outras operações, no qual o piloto automático já é empregado em escala, como o aumento de produtividade em relação à assertividade e disponibilidade de turnos maiores de trabalho; a liberação da atenção do operador para a colheita em si, pois o direcionamento é feito pelo COFFEE PILOT e a qualidade na cabine para o operador, pois o sistema traz benefícios ergonômicos e de facilidade da função”.

Para alcançar os benefícios gerados pela inovadora solução, a MGC Tecnologia recorreu à Danfoss, que forneceu componentes de direção eletro-hidráulica reconhecidos no mercado. Um deles foi a Válvula de direção eletrônica OSPE, que confere compatibilidade, segurança e inteligência na aplicação. Outros componentes precisos usados no projeto são o Sensor de desarme SASA, que detecta a velocidade e posição absoluta do volante, atuando no desarme do sistema de piloto automático, sendo também relevante em sistemas com direção variável e em configurações de malha fechada, e o Sensor de posição rotativo Danfoss DST X510.

Complementando o pacote de soluções da Danfoss está o Display DM430E para gerenciamento de máquinas móveis, cuja tela com conexão óptica e revestimento antiofuscamento é otimizada para uso em todas as condições de iluminação, fornecendo uma excelente visibilidade sob luz solar e amplos ângulos de visão.

Fernando Oliveira, Engenheiro de vendas da Divisão de Power Solutions da Danfoss, destaca que a empresa já tem uma experiência consolidada em fornecimento de componentes para o setor agrícola, mas que esta parceria é inovadora ao se considerar o segmento atendido. “Soluções de direcionamento automático são bastante utilizados em outros equipamentos, como acontece no caso de pulverização de lavouras, e a Danfoss já atuava junto a esse mercado. O que fizemos de inovador, neste caso, foi ampliar o portfólio da aplicação e disponibilizá-la também para os cafeicultores, que ainda estão começando a usar esta solução. Para isso, substituímos produtos e embarcamos mais tecnologias da Danfoss que permitem uma operação de máquinas mais precisa e, com isso, um aumento de produtividade”.

As primeiras máquinas começaram a ir para campo para testes na safra de 2020. Atualmente há cinco projetos em execução e o primeiro deles foi implementado pelo Grupo Figueiredo, de Cristalina (GO), grande produtor de café, cereais e leite. Reginaldo Figueiredo, Diretor de operações do Grupo, atesta como o COFFEE PILOT agregou valor à produção. “Nosso maior benefício realmente foi a redução de perdas, tanto com a queda de café no solo quanto com a manutenção dos pés de café intactos, o que só é possível com a precisão do piloto automático. Quando a colheitadeira trabalha sem o alinhamento correto das varetas, isso pode danificar os pés de café, prejudicando a safra seguinte, e ainda temos o custo extra com a limpeza da máquina. Além disso, esta solução nos permite cuidar melhor do bem-estar dos nossos operadores de colheitadeira, pois eles podem trabalhar com mais tranquilidade e conforto e estar atentos ao entorno da máquina, até mesmo nas colheitas noturnas. Tudo isso ajudou a melhorar muito o rendimento do nosso trabalho”, afirma ele.


Sobre a Danfoss
A Danfoss desenvolve tecnologias avançadas que nos permitem construir um amanhã melhor, mais inteligente e mais eficiente. Nas cidades em crescimento, asseguramos o fornecimento de alimentos frescos e o melhor conforto em nossas casas e escritórios, atendendo à necessidade de infraestrutura eficiente em energia, sistemas conectados e energia renovável integrada. Nossas soluções são usadas em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e máquinas móbil. Nossa engenharia inovadora remonta a 1933 e hoje a Danfoss ocupa posições líderes no mercado, empregando mais de 28 mil e atendendo clientes em mais de 100 países. Somos uma empresa privada controlada pela família fundadora. Leia mais sobre nós em www.danfoss.com.br.


ARTIGOS RELACIONADOS

Como melhorar a rentabilidade nas lavouras de café?

A melhoria da rentabilidade nas lavouras de café depende de fatores externos e internos à propriedade. O nosso artigo detalha o que se pode fazer em cada um desses fatores. Confira já.

Equipamentos para controle de qualidade de grãos chegam no mercado

Lançado no início desse ano, o medidor de umidade modelo G2000, aprovado pelo Inmetro, juntamente com o modelo portátil, G610i, estarão em exposição na Semana Internacional do...

Araucária com menor porte e produção precoce de pinhão

  Com o uso de brotos extraídos da copa de árvores de araucária adultas, mudas enxertadas permitem que produtores obtenham árvores mais baixas e que...

Organomineral garante maior eficiência na absorção de fósforo

A tecnologia organomineral revoluciona a absorção de fósforo, garantindo maior eficiência e aproveitamento nutricional nas plantas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!