24.6 C
Uberlândia
sexta-feira, outubro 11, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotícias'Avalia Greening' é a nova ferramenta do Fundecitrus para a batalha contra...

‘Avalia Greening’ é a nova ferramenta do Fundecitrus para a batalha contra a doença

Divulgação

O Fundecitrus lançou, nesta quinta-feira (19), a plataforma Avalia Greening, que disponibiliza, gratuitamente, os resultados de eficácia de produtos comerciais e tratamentos lançados para a mitigação dos danos e sintomas provocados pelo greening em pomares comerciais. A nova ferramenta reúne um banco de dados com 12 experimentos realizados pelo Fundecitrus desde 2012, com produtos nutricionais e reguladores de crescimento amplamente comercializados para a citricultura. A ferramenta contará com atualização constante para oferecer dados cada vez mais apurados para o setor.

De acordo com o pesquisador do Fundecitrus, Franklin Behlau, o Avalia Greening é mais um importante instrumento que poderá ser utilizado pelo citricultor para balizar suas decisões de manejo para uma doença que ainda não tem cura. “Elaboramos essa plataforma para que o citricultor possa conferir os resultados desses experimentos, além de saber em qual região ele foi feito. Tudo de forma muito fácil e intuitiva, o Avalia Greening permite que o produtor consulte não apenas os resultados, mas também a duração, a variedade e a região do cinturão citrus onde os testes foram realizados”, explica. Na ferramenta, é possível filtrar as informações, segmentando por quantidade de experimentos com um determinado composto ou produto, se ocorreu em pomares irrigados ou em sequeiro e quais os efeitos esperados no pomar.

Rigor

Os resultados da plataforma obedecem a rigor estatístico, padronização da severidade das plantas doentes avaliadas, grande número de plantas envolvidas nas testagens e aplicações em várias safras. Isso dá segurança para o citricultor poder optar por utilizar ou não um determinado produto mitigador de sintomas. “Diante do avanço da incidência do greening, a nova ferramenta é indispensável para que os profissionais do setor possam acompanhar essas análises feitas pelo Fundecitrus, desde as mais antigas até as mais recentes. O Avalia Greening é uma fonte de informações referenciais, baseada em critérios científicos muito robustos para a aferição dos resultados”, diz o pesquisador.

Manejo

Independentemente da utilização dos tratamentos avaliados pela ferramenta para a mitigação dos danos ou redução de perdas pelo greening, é indispensável que os produtores continuem realizando o controle do psilídeo para que não haja a inviabilização de novos plantios. “O manejo exige a utilização de moléculas eficazes em sistema de rotação, qualidade de aplicação e em intervalos de ao menos dez dias, inspeção e eliminação de plantas doentes, principalmente em áreas com média e baixa incidência”, finaliza Behlau.

Acesse a plataforma Avalia Greening na home do site do Fundecitrus: www.fundecitrus.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Incidência de greening em lavouras de cítricos cresce 56%

Há registros de contaminação de árvores em mais 130 países em diversas partes do mundo; governo dos EUA já desembolsou mais de US$ 2 bilhões para tentar frear a enfermidade

Patrick Ollitrault visita Fundecitrus para parceria no controle do greening

Um dos objetivos de suas pesquisas, em parceria com o Fundecitrus, é desenvolver variedades de plantas que possam ser resistentes ao greening

Prazo para relatório Cancro/HLB acaba em 15 de janeiro

Com a publicação da Portaria MAPA nº 317, de 21 de maio de 2021, que institui o Programa Nacional de Prevenção e Controle ao HLB (PNCHLB), a eliminação de plantas sintomáticas passou a ser obrigatória apenas para pomares com idade inferior a oito anos.

Reestimativa da safra de laranja 2023/24

Boa safra das laranjas precoces ajuda a equilibrar a perda esperada na colheita da laranja Pera, que está avançando mais rapidamente neste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!