Avanços da mecanização da colheita

0
69

Ageu da Silva Monteiro FreireEngenheiro florestal, mestre em Ciências Florestais e doutorando em Engenharia Florestal – Universidade Federal do Paraná (UFPR)ageufreire@hotmail.com

Amanda Brito da Silvaamandab_silva12@hotmail.com

Joaquim Custódio Coutinhojoaquimcustodiocoutinho@gmail.com

Engenheiros florestais e mestres em Ciências Florestais

Máquinas – Crédito Fibria

A tecnologia vem possibilitando uma maior eficiência e qualidade operacional nos diferentes setores produtivos no mundo inteiro, e no setor florestal não é diferente. Com técnicas rudimentares no século XX, usando instrumentos como machado, foices e serras, o setor florestal a partir da década de 50 começou a buscar a mecanização como forma de proporcionar maior rendimento no trabalho, avançando no decorrer do tempo com a especificação e adequação para as atividades do setor.

Conforme o Sistema Nacional de Informações Florestais, a série histórica da extração madeireira proveniente de plantios florestais mostra que 2014 foi o ano que apresentou o maior valor de produção anual. Além disso, a cada ano as áreas desses plantios se expandem, onde em 2019 o país já possuía 7.616.184 ha de plantios de eucalipto, 1.979.604 ha de pinus e 387.307 ha de outras espécies.

Esse fortalecimento do setor florestal é decorrente das inovações tecnológicas que acarretam no aumento da produtividade, na qualidade das operações no campo, na segurança e saúde do trabalhador e na redução dos custos.

Principais máquinas na colheita florestal

Os equipamentos utilizados na colheita florestal dependem do tipo do sistema de colheita implantado, como por exemplo o sistema de árvores completas (whole-tree); sistema de árvores inteiras (full-tree); sistema de árvores de toras curtas (cut-to-leng); ou o sistema de cavaqueamento (chipping). Além disso, deve-se levar em consideração a quantidade de recursos financeiros empregados pelas empresas.

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.