Avocados para mercados distantes

0
27
Abacate Avocado – Crédito Shutterstock

Nos últimos anos, o negócio global de abacate cresceu drasticamente. Dessa maneira, foram incorporadas uma série de novas zonas de produção, e se desenvolveram novos mercados com consumidores cada vez mais exigentes e conhecedores do abacate. Hoje em dia os compradores procuram frutas com bom estado de maturação no momento do consumo, casca negra, polpa cremosa e verde, com bom aspecto externo e interno, sem a presença de distúrbios fisiológicos, danos mecânicos e patógenos e, finalmente, com boas características organolépticas.

A variedade Hass é a variedade mais produzida e comercializada no mundo devido a uma série de características, entre as quais se destacam a condição produtiva, organoléptica, de maturação e pós-colheita. No entanto, muitos são os fatores pré e pós-colheita que afetam seu comportamento e condição durante a distribuição e, em muitos casos, podem gerar uma inconsistência em termos de qualidade para o consumidor final.

Nesse cenário, é necessário conhecer mais sobre os fatores de pré-colheita que afetam a pós-colheita de abacates variedade Hass, bem como o desenvolvimento de ferramentas pós-colheita que podem ser implementadas em toda a cadeia de distribuição e comercialização, para manter uma boa qualidade da fruta nesse período e, desta forma, poder chegar ao consumidor final com um produto consistente em qualidade e sabor ao longo do ano. Nesse sentido, a AgroFresh tem trabalhado nos últimos anos entendendo uma série de fatores pré-colheita que afetam significativamente o comportamento pós-colheita desta espécie, entre os quais se destacam: características do solo, clima e manejo agronômico. Com base nisso, definiu-se estratégias de manejo pós-colheita que permitem aos nossos clientes chegar a diferentes mercados com frutas em bom estado e com qualidade homogênea.

Nesse contexto, há alguns anos desenvolvemos nossa tecnologia SmartFresh para melhorar a  condição das frutas durante o trânsito para diferentes destinos e mercados. Nesse sentido, SmartFresh SmartTabs tem se mostrado uma excelente ferramenta para ser utilizada em combinação com o uso de atmosfera controlada (AC). Entre os benefícios observados permite manter os frutos verdes e firmes por mais tempo durante o trânsito para mercados muito distantes como o asiático; também reduz a incidência de distúrbios fisiológicos associados à senescência, como escurecimento interno da polpa.

Na última parte da cadeia de distribuição e comercialização, nos importadores e distribuidores, existem grandes perdas associadas à maturação e senescência dos frutos, e é neste ponto que o uso do SmartFreshTM e  de recobrimentos têm se mostrado excelentes ferramentas para prolongar em poucos dias a vida pós-colheita de abacates pré-maturados, mantendo a firmeza da polpa e reduzindo a incidência de escurecimento interno associado à senescência. O conhecimento que geramos permite que nossos clientes cheguem ao consumidor final com um produto de qualidade e condição consistentes.

Ensaio realizado pela AgroFresh no México em 2020
Efeito da aplicação de SmartFresh SmartTabs na firmeza da polpa em abacates Hass, após 30 dias de trânsito para um mercado distante como o da Ásia.
Ensaio Realizado pela AgroFresh no Chile em 2020
Efeito da aplicação de SmartFresh SmartTabs na manutenção da cor verde da pele de abacates Hass, após 30 dias de trânsito para um mercado distante como o da Ásia.

Ensaio Realizado pela AgroFresh no Chile em 2020
Efeito de aplicação de SmartFresh SmartTabs na redução do escurecimento da polpa associado à senescência.

Para saber mais:  Diego Chiou dchiou@agrofresh.com

 Edimarco Debona edebona@agrofresh.com

Fabrine Pereira fpereira@agrofresh.com

Sobre a AgroFresh – A AgroFresh (Nasdaq: AGFS) é uma AgTech inovadora e líder global com missão de evitar perda/desperdício de alimentos e conservar os recursos do planeta, oferecendo uma gama de soluções com base na ciência, na tecnologia digital movida por dados e serviços altamente personalizados a clientes. A AgroFresh dá apoio a produtores, embaladores e varejistas com soluções ao longo da cadeia de suprimentos de alimentos para melhorar a qualidade e estender a vida útil de produtos frescos. A AgroFresh tem 40 anos de experiência pós-colheita ao longo de uma ampla gama de culturas, incluindo a revolução na indústria da maçã com o Sistema de Qualidade SmartFresh™ por mais de 20 anos. Isto é alimentado por um portfólio abrangente que inclui recobrimentos a base de plantas, equipamento e soluções patenteados que ajudam a melhorar a cadeia de suprimentos de produtos frescos desde a colheita até o consumidor. Visite o site www.agrofresh.com para saber mais.