Baixo custo e qualidade no armazenamento

0
92

Nelson IdaGerente comercial da Agroflex

Grãos – Crédito: New Holland

Silo bolsa, não é mais alternativa! Comprovado, pelos maiores e melhores produtores de todo o Brasil, a prática em utilizar o silo bolsa para armazenar os grãos de soja, milho, girassóis, entre outros, está aprovadíssima – realmente é eficiente e comprovado que o produtor ou cerealista poderão armazenar por 12 meses, ou até mais, e com a qualidade intacta.

No passado era impressionante ver a as pessoas ficarem empolgadas ou felizes ao abrirem as bolsas e se surpreenderem com a qualidade inalterada de um milho, odor de frescor, novo como recém-colhido. Era fantástico!

Atualmente, já sabemos que temos que armazenar com umidade baixa – entre 12 e 13% – se queremos armazenar com segurança e tranquilidade por longos períodos. O que se faz necessário é uma inspeção periódica nas instalações, pois é possível galhos e animais fazerem algum dano e perfurar a bolsa. Neste caso, basta tapar imediatamente e não haverá maiores problemas, mesmo que tome chuva no local, no máximo uma pequena perda, que certamente não irá se alastrar, pois o ambiente interno é anaeróbico, sem existência de oxigênio.

Quando digo tapar, no caso da Agroflex, junto da bolsa enviamos uma fita para pequenos reparos, que é justamente com ela que se faz este reparo e a vida segue normalmente.

Evoluções

Recentemente, o mercado de polietileno passou por grandes mudanças no mercado internacional, mas sabemos que não foi somente neste item. Assim como nos defensivos, fertilizantes e praticamente todos os insumos tiveram reajustes significantes! Mas, sabemos que o agro é forte e capaz de absorver grandes partes dessas alterações nos custos.

Entretanto, nem por isso você pode se dar ao luxo de gastar indevidamente – invista da melhor maneira possível em todos os setores de sua produção, colheita, armazenagem e logística.

Quando tratamos de armazenagem, pense logo no silo bolsa. Não há nenhuma outra forma eficiente e segura com este custo-benefício e, caso não tenha experiência, faça uma pesquisa com grandes produtores da Bahia, Goiás, Piauí, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e regiões onde se encontram os produtores das maiores áreas produtivas, onde esta já é uma prática comum.

Como implantar?

Para iniciar, é necessário apenas uma embutidora de nove pés, padrão nacional para as bolsas também de nove pés, que possuem capacidade média de 200 ton de grãos para a medida de 60,00 metros.

Mas, temos ainda de 75, 100 e 125 metros, todas utilizando a mesma embutidora. O melhor é que, para adquirir essa embutidora, o investimento inicial é, em média, de R$ 60.000,00, a depender da sua região, mas com este investimento já é possível embutir a safra e aguardar o melhor momento para vender. Isso pode ser muito rápido, contando dias, semanas ou até meses, independentemente, o produtor pode ficar tranquilo e fazer as inspeções periódicas, que sua safra estará segura.

Vantagens

Você já pensou ou se questionou quanto gasta somente com frete ou combustível para levar sua safra até um depósito? Pois é, saiba que com o silo bolsa é possível armazenar próximo da sede, ou no mesmo local onde está colhendo. Veja quanta economia somente neste quesito!

Ainda, existe o fator clima. Estamos colhendo e veem as chuvas e grãos úmidos, o que fazer?? Sabia que é possível armazenar mesmo nessa condição? Isso mesmo, trate com seu gerente de produção ou técnico responsável, e verá que é possível, sim, armazenar esporadicamente com umidade elevada para que sua safra seja salva.

Claro, assim que possível deve-se extrair e secar devidamente, mas você salvou sua safra. Com investimento a cada bolsa, se salvam 200 ton até dois dias, nessas condições, mas reforçando que se deve secar o mais breve possível.

Aproveitando que o custo do silo bolsa é muito baixo, sempre tenha em sua fazenda um estoque mínimo de segurança. Claro, é importante armazenar sobre pallets, evitar locais com umidade e nunca tomar chuva para não molhar as caixas, pois elas podem dificultar ou até impossibilitar de serem aplicadas na embutidora.

Não sabemos o que poderá acontecer no momento da colheita. Podemos ter dificuldade nos transportes, fretes, chuvas, preços ou qualquer imprevisto. Por isso, vale sempre deixar um certo volume de silo bolsa de reserva em sua fazenda.

Boa safra para você, e pode confiar no sistema de armazenagem silo bolsa. Agrotube, marca de confiança e segurança!

Agroflex