18.1 C
São Paulo
sábado, agosto 13, 2022
-Publicidade-
Inicio Notícias Barista Day promove troca de conhecimento e técnicas

Barista Day promove troca de conhecimento e técnicas

A cafeteria Abigail Coffee, em Campinas, São Paulo, sediou o Barista Day, um encontro inédito entre campeões mundiais de Barista e Brewers (café filtrado), promovendo troca de conhecimento e técnicas entre os maiores nomes do ramo do café, incluindo Martha Grill, Campeã Brasileira de Barismo 2019, e Arthur Malaspina, Campeão Brasileiro de Brewers 2019, ambos baristas do Octavio Café.

Antes do evento no interior, os melhores baristas do mundo imergiram no mundo do café em uma fazenda da região, acompanhando e aprendendo, junto à equipe do cafezal, todos os processos da cadeia do grão. Martha relata a experiência: “Ao viver tão de perto essa experiência, junto aos baristas mais influentes do cenário mundial, deixamos para trás a premissa que o café Especial brasileiro tem somente notas de chocolate e amêndoas e, a partir daí, através de diversos processos e tecnologias, descobrimos sabores inacreditáveis nos grãos, como uma salada de frutas”.

Arthur também conta suas experiências e os aprendizados sobre o café: “O processo do momento é a fermentação, com ou sem oxigênio. Isso traz notas inacreditáveis e uma grande complexidade, até ao café mais básico, potencializando os sabores e aromas e a técnica de cada barista explora o sensorial da fruta de um jeito inusitado”.

O objetivo dessa imersão é aproximar o café Especial brasileiro do mundo, mostrando a qualidade e o potencial das lavouras, apresentando aos profissionais presentes os tipos sustentáveis de cultivo e os processos de produção e processamento dos grãos.

O Brasil é referência mundial na parte verde do café, embasado em inúmeros estudos agronômicos, e está começando a se aprofundar no processo da fermentação, investindo em alta tecnologia, para desfrutar dos mais diversos sabores, notas e corpos do café Especial.

Entre os nomes dos baristas participantes estão: Jooyeon Jeon (Coréia do Sul, campeã Mundial de Barista 2019); Michalis Demitrakopoulos (Grécia, vice-campão Mundial de Barista 2019); Cole Torode (Canada, terceiro lugar no Mundial de Barista 2019); Arthur Malaspina (Brasil, campeão Brasileiro de Brewers 2019); Mikael Jasin (Indonésia, quarto lugar no Mundial de Barista 2019); Mathieu Theis (Suiça, sexto lugar no Mundial de Barista 2019); Martha Grill (Brasil, campeão Brasileira de Barista 2019); Jia Ning Du (China, campeã Mundial de Brewers 2019); Emi Fukahori (Suiça, campeã Mundial de Brewers 2018); Alessandro Galtieri (Itália, terceiro lugar no Mundial de Brewers 2019).

E, para encerrar, os profissionais escolheram, para doar a verba arrecada, o projeto Fazedores de Café, que forma jovens de baixa renda, acima de 18 anos, gratuitamente, com o objetivo de trabalhar além da extração do café.

Inicio Notícias Barista Day promove troca de conhecimento e técnicas