15.6 C
Uberlândia
terça-feira, junho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosBASF anuncia projetos sociais e ambientais que serão patrocinados na América do...

BASF anuncia projetos sociais e ambientais que serão patrocinados na América do Sul em 2023

Iniciativas foram selecionadas por meio do edital BASF Conectar para Transformar, que desde 2017 já patrocinou 61 projetos.

Crédito Divulgação

A BASF acaba de selecionar 12 projetos de impacto social e ambiental para serem patrocinados ao longo de 2023 em países da América do Sul como Brasil, Chile e Argentina. Membros dos Comitês Locais de Sustentabilidade da empresa escolheram as iniciativas por meio do edital Conectar para Transformar, que desde 2017 seleciona iniciativas que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Foram inscritos no edital da BASF 178 projetos, nos três países.

Os projetos serão implementados nos municípios de Guaratinguetá e São Bernardo do Campo (SP/Brasil), Quinta Normal, Concón e Quintero (Chile) e Malvinas Argentinas (Argentina), localidades onde a BASF possui unidades produtivas. O edital faz parte da estratégia de engajamento social da empresa, que está baseada em dois pilares: valor compartilhado, para contribuir com o desenvolvimento socioambiental e, ao mesmo tempo, realizar negócios rentáveis; e cidadania corporativa, a fim de participar do desenvolvimento social das comunidades em que a BASF está presente.

A seleção também está ligada ao Jeito E da companhia, atrelada à estratégia de sustentabilidade, da qual reforça que é possível aliar produtividade e desenvolvimento sustentável.

“As empresas devem conciliar a preservação da natureza com a geração de valor econômico e social. Por meio de nossa estratégia de engajamento social, buscamos ampliar nosso impacto positivo conectando pessoas, organizações sociais, poder público e empresas à busca da superação dos desafios sociais, sem perder de vista oportunidades de negócios e, desta forma, também contribuir para as comunidades onde estamos presentes”, comenta Ivânia Palmeira, consultora de Sustentabilidade e Engajamento Social da BASF.

O edital tem como eixos temáticos as áreas de educação científica, empregabilidade, educação ambiental ou proteção dos recursos naturais e da biodiversidade. As iniciativas selecionadas vão apoiar os seguintes ODS:

  • 2 — Fome zero e agricultura sustentável
  • 3– Saúde e Bem-estar
  • 4 — Educação de Qualidade
  • 5 — Igualdade de Gênero
  • 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico
  • 9 — Indústria, Inovação e Infraestrutura
  • 11 — Cidades e Comunidades Sustentáveis
  • 12 – Consumo e Produção Responsáveis
  • 13 — Ação contra a Mudança Global do Clima
  • 14 — Vida na Água
  • 15 — Vida Terrestre

Além disso, são priorizados para este apoio empreendimentos que valorizem a diversidade, prioritariamente em relação a mulheres, à população negra, aos povos indígenas, às pessoas com deficiência, à comunidade LGBTQIAP+ e a pessoas acima de 60 anos.

Para conhecer todos os projetos, é necessário acessar o site da BASF. Somando-se às outras iniciativas em engajamento social proporcionadas pela BASF em 2021 – como doação de cestas básicas para pessoas em situação de vulnerabilidade, álcool em gel, produtos de higiene e limpeza -, mais de 2,5 milhões de pessoas foram impactadas, com uma rede de cerca de 100 instituições parceiras.

Conheça os selecionados

Guaratinguetá (SP):

  • Nossas Mulheres, do Instituto Lucas Amoroso, visa a qualificação e melhoria da qualidade de vida de famílias chefiadas por mulheres com filhos PCDs da comunidade Pingo de Ouro.
  • Cuidar: Hortas Urbanas, da ONG MaterDei, proporcionará oficinas e capacitação em educação ambiental para o cultivo de hortas urbanas nos bairros de Nova Guará e Pedregulho, além das instituições Casa Betânia e Casa do Puríssimo Coração de Maria.
  • Geração de Renda com Impacto Sustentável, da plataforma Nobis, oferece a qualificação e geração de renda para mulheres das periferias da cidade, por meio de uma plataforma digital.

São Bernardo Campos (SP):

  • Construindo o Futuro, da Associação Junior Achievement do Estado de São Paulo, promove a formação em empreendedorismo para jovens entre 15 e 18 anos, com foco em negócios sustentáveis.
  • Cultura, Trabalho e Integração Socioambiental – Sustentar a Vida e Preservar o Futuro, do Sindicato dos Servidores Públicos, Municipais e Autárquicos de São Bernardo do Campo, formação socioambiental e em geração de renda para moradores dos bairros do Pós-Balsa, além de oferecer capacitações para professores da rede municipal.
  • Recicla+, da Vila Ecológica Chácaras Porangaba, estimula a educação ambiental, o incentivo do descarte correto de materiais recicláveis e a geração de renda para os catadores de material reciclável da comunidade da Estrada do Ribeirão do Soldado.

Argentina:

  • Projeto e Fabricação Digital, da L184 Desarrollando Potencial, fortalece a formação técnica e científica de professores, através de projetos com impressoras 3D.
  • Aquecedores de água solar com triplo impacto, da Colectando Sol, fomenta a capacitação e qualificação para a instalação de aquecedor de água solar nas comunidades locais de Malvinas Argentinas.
  • Construindo o Futuro, da Cooperativa de Trabajo LadriRek, oferece treinamento, inclusão e geração de renda para reinserção social de apenados, por meio da produção de tijolos ecológicos.

Chile:

  • Pousada Educa, do Serviços Turísticos Mónica Gasto Rosselot, realização de oficinas e jornadas de educação ambiental para as comunidades de Quintero e Concón.
  • Reco Boards, do Reco Boards, fortalece a sustentabilidade nas comunidades com a implementação de cinco hortas comunitárias feitas com materiais recicláveis.
  • Feira Livre da Resíduos, da Fundación Basura, visa estimular a economia circular por meio do reaproveitamento dos alimentos desperdiçados em feiras livres de Quinta Normal.

Sobre a BASF Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Mais de 111 mil colaboradores do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio está organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 78,6 bilhões em 2021. As ações da BASF estão listadas na Bolsa de Valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Mais informações no site da BASF.

ARTIGOS RELACIONADOS

Termidor® WG para o controle de cupins e outras pragas urbanas

Assim como outros insetos, os cupins são animais organizados e sociais, divididos em funções que mantém a colônia, seja ela pequena ou grande, funcionando em harmonia.

BASF apresenta inovação para proteção das bananas

Filme plástico aditivado protege contra insetos que causam marcas na casca.

BASF usa metaverso para promover semana da sustentabilidade

• Sustainable Week, ambientada e executada no metaverso, contará com lives, conteúdos informativos e uma campanha de produtos sustentáveis

Cadeia produtiva do algodão

Sustentabilidade, qualidade e rastreabilidade são diferenciais do algodão brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!