23.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 24, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiBatata-doce - Consumo aumenta e atrai produtores

Batata-doce – Consumo aumenta e atrai produtores

Carla Verônica Corrêa

Doutoranda em Agronomia/Fisiologia Vegetal – UNESP

cvcorrea1509@gmail.com

Luís Paulo Benetti Mantoan

Doutorando em Ciências Biológicas/Fisiologia Vegetal – UNESP

Crédito Shutterstock

A batata-doce era cultivada principalmente por pequenos produtores, sendo utilizada baixa ou nenhuma tecnologia. Até o ano de 2000, as áreas em hectares apresentaram forte decréscimo. No entanto, nos últimos anos aumentaram-se significativamente as áreas de cultivo.

A produção de batata-doce está distribuída em todas as regiões do Brasil, em 44.742 ha. Atualmente, o panorama é de crescimento tanto das áreas de produção como da produtividade por hectare, devido aos investimentos realizados pelos produtores, como qualidade de mudas, fertilização, tratamentos fitossanitários, materiais com alto potencial produtivo, irrigação e mecanização.

Dentre as regiões brasileiras produtoras de batata-doce, o Sul destaca-se com uma produção anual de 250.013 t, o que corresponde a 48% da produção nacional, sendo que o Rio Grande do Sul concentra 30% desta produção. O Nordeste é a segunda maior produtora do País (35%), seguida pelo Sudeste (16%), com uma produção anual de 119.414 t.

O Estado de São Paulo é o quinto colocado no ranking nacional, com produção anual de 41.483 t, em uma área de 3.699,32 hectares e produtividade média de 12 a 20 t ha-1. A produção nacional é em torno de 570 mil toneladas de batata-doce por ano.

 

Produtividade

Crédito Shutterstock

A produtividade média do Brasil ainda é bem baixa, sendo em torno de 12 a 15 toneladas por hectare. No entanto, em locais com maior tecnificação, como manejo adequado do solo, adubação adequada, controle de plantas daninhas, pragas e doenças, presença de irrigação, emprego de cultivares produtivas, além do uso de mudas de qualidade, essa produtividade ultrapassa facilmente 30 t/ha.

 

Demanda

 

A maior demanda de batata-doce ocorre principalmente nos grandes centros urbanos. As mudanças de hábitos dos brasileiros vêm contribuindo para o aumento do consumo dessa olerícola. A procura por alimentos mais saudáveis está colocando a batata-doce entre as hortaliças mais consumidas pelos brasileiros.

 

Essa matéria completa você encontra na edição de dezembro  de 2018 da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Como ter um canavial produtivo e com longevidade?

Autores Renato Passos Brandão Gerente do Deptº Agronômico do Grupo Vittia Raphael Bianco Roxo Rodrigues Gerente Técnico Regional O plantio é uma das...

Cafeeiro: Qual o momento correto de entrar com a calagem?

Autor Bruno da Silva Moretti Engenheiro agrônomo, doutor em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas e consultor em cafeicultura bsmoretti@hotmail.com É de amplo...

Fertilizantes líquidos à base de nitrogênio garantem maior produtividade

Reduzir perdas para aumentar a produtividade. Essa é a estratégia de muitos sojicultores que optam por adotar a adubação nitrogenada na soja.

Recuperação de cafezais é uma necessidade

O Brasil é o maior produtor mundial de café há décadas e com isso as lavouras podem estar ficando velhas, desgastadas e/ou depauperadas. Por um motivo ou outro, algumas propriedades não acompanharam as inovações tecnológicas, seja por falta de capital para investir em reformas, por problemas de administração, por longos períodos de seca, por ocorrências de diversos problemas técnicos, ou às vezes por não suportar as crises do setor, que podem ser uma situação cíclica igual a qualquer outra cultura ou empreendimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!