13 C
São Paulo
sábado, junho 25, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Batata exige doses ideais de fósforo

Batata exige doses ideais de fósforo

 

O estresse causado pela restrição de fósforo às plantas é um dos principais fatores limitantes à produtividade das culturas. Alternativamente à aplicação de fertilizantes fosfatados; este obstáculo à produção vegetal pode ser vencido pelo desenvolvimento de plantas eficientes na absorção e utilização de fósforo

Batata exige doses ideais de fósforo - Crédito ShutterstockO fósforo é um elemento de extrema importância para a cultura da batata e, portanto, essencial. Isso porque a quantidade disponível para a planta tem retorno imediato na capacidade produtiva, bem como o excesso do nutriente pode, além de aumentar o custo de produção, ser prejudicial pela competição com outros nutrientes.

 Segundo o engenheiro agrônomo e produtor de batatas, Renê Martins Bandeira Filho, a ausência do fósforo, além de comprometer a diretamente a produtividade, pode proporcionar uma suscetibilidade da planta ao ataque de doenças ou pragas, contribuindo, desta maneira, para a perda de produtividade e da qualidade dos tubérculos para comercialização.

Quanto aplicar?

A dosagem de fósforo sempre deverá ser baseada em diversos fatores, começando pelo tipo de solo, altitude, tipo de análise de solo, análise física e química do perfil, disponibilidade de água durante o ciclo da cultura, potencial da referida cultura, bem como sua extração e exportação de nutrientes, além de outros fatores.

“A frequência de aplicação também é muito complexa para ser analisada de forma generalizada. Em alguns tipos de solo, como na região de Guarapuava (PR), podemos fazer somente uma aplicação concentrada na linha de plantio o mais próximo possível do plantio. O fracionamento da aplicação deste nutriente em nossas condições de solo e altitude não é necessário e a aplicação para suprir o solo, independente da cultura, também não seria uma boa prática“, alerta Renê Filho.

 Ainda segundo ele, o custo da técnica é proporcional às quantidades necessárias para uma boa nutrição da batata, sendo bastante variável, dependendo de vários fatores.

É viável?

O custo-benefício da aplicação de fósforo à batata deve ser analisado tomando-se por base o máximo de produção e qualidade (resultado financeiro) comparado à quantidade mínima gasta com o uso do referido nutriente.

 “Qualquer tipo de análise de uso de nutrientes para a cultura da batata, e neste caso específico para a nutrição com o elemento fósforo, deve ser baseada em diversos fatores, como já mencionamos anteriormente, e toda decisão deverá ser tomada com base em cálculos regionais, levando em consideração diversos fatores, bem como épocas de plantio, variedades, propósito da produção (qualidade, semente, mesa, processamento mínimo, indústria ou demais destinos) e também serem feitas com o acompanhamento de um engenheiro agrônomo“, finaliza o agrônomo.

Essa matéria você encontra na edição de maio da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua!

Inicio Revistas Hortifrúti Batata exige doses ideais de fósforo