28.6 C
Uberlândia
sábado, abril 13, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosBatata-salsa apresenta melhor desempenho com aplicação de organominerais

Batata-salsa apresenta melhor desempenho com aplicação de organominerais

Estudo aponta que a aplicação de organominerais pode melhorar significativamente o desempenho da batata-salsa.

Elisamara Caldeira do Nascimento
Coordenadora de Geração de Demanda Agro Amazônia
elisamara.nascimento@agroamazonia.com

Jhonathann Furquin
Doutorando em Agricultura Tropical – UFMT
jhonathannfurquin@hotmail.com

A batata-salsa (Arracacia xanthorriza Bancroft), também conhecida como mandioquinha-salsa e batata-baroa, pertence à família botânica Apiacea, gênero Arracia. O cultivo no Brasil está concentrado nas regiões sul e sudeste, especialmente nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarinas, caracterizados pelo clima ameno e altitudes superiores a 800 m.

Condições para o plantio

Considerada uma planta rústica e de baixa utilização de insumos, a batata-salsa é uma cultura com média exigência em fertilidade. Contudo, essas características não desobrigam o emprego de tecnologias essenciais para o alcance de elevadas produtividades, entre elas a escolha da cultivar adequada, manejo do solo e o fornecimento de fertilizantes.

As hortaliças em geral possuem uma baixa eficiência na utilização de fertilizantes, o que pode ocasionar diversos danos ambientais, como a contaminação de lençóis freáticos e lixiviação de nutrientes.

Soluções para o plantio

Fotos: Embrapa Hortaliças

Tendo em vista o alto custo de fertilizantes e a baixa eficiência, em geral, para as hortaliças, tem se desenvolvido e testado novas tecnologias, como a utilização de bioestimulantes, bioativadores e condicionadores do solo que promovem melhor aproveitamento do nutriente, sendo de baixo custo e menor impacto ambiental.

Nesse contexto, os fertilizantes organominerais são a combinação de fontes orgânicas enriquecidas com fertilizante inorgânico. Eles têm obtido êxito em aumentar o teor de nutrientes, a matéria orgânica e a eficiência do fertilizante mineral.

Resultados de pesquisas científicas apontam que os fertilizantes organominerais poderiam suprir até 25% do consumo de fertilizantes, diminuindo a demanda de importação de N, P e K.

Benefícios dos organominerais

A participação dos componentes orgânicos promove a maior retenção e elevação dos teores de matéria orgânica do solo, N, P, K, Ca e Mg no solo, como consequência, há menor lixiviação e aproveitamento dos nutrientes pelas plantas, contribuindo para um melhor rendimento das culturas e menores impactos ambientais.

Uma das características mais importantes do uso de fertilizantes organominerais é o efeito de liberação lenta. A fonte orgânica utilizada e a forma que o fertilizante é fornecido (pellets, grânulo, farelado) podem influenciar na taxa de liberação.

Por exemplo, a depender do diâmetro, pode-se reduzir em 16,1% a perda de nitrogênio, um efeito muito interessante, quando se considera que a batata-salsa possui um ciclo longo.

A suplementação do solo com matéria orgânica afeta significativamente os microrganismos, o que se deve à sua relativa estabilidade e qualidade do carbono disponível nas formulações dos principais produtos.

O efeito positivo dos organominerais na atividade microbiana do solo pode ser atribuído a uma melhor porosidade do solo, o que resulta em maior disponibilidade de substrato e uma atividade enzimática mais eficiente na vizinhança das partículas orgânicas.

Uma maior diversidade e atividade microbiana pode ocasionar, por exemplo, maior aproveitamento de nutrientes, solubilização de fósforo, menor lixiviação de N e menor incidência de nutrientes. Todo esse efeito nos atributos do solo cria melhores condições para que a cultura possa expressar todo o seu potencial produtivo.

Cuidados

Alguns cuidados são imprescindíveis para que o agricultor possa usufruir dessa tecnologia da melhor forma. Em se tratando de fertilizante organomineral comercial, sempre se deve dar preferência para os produtos que atendam as especificações e garantias exigidas pela Instrução Normativa nº 25 de julho de 2009, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Igualmente importante verificar a natureza da matriz orgânica utilizada na formulação do fertilizante, pois ela influencia na eficiência do produto. Por exemplo, o uso de um material não estabilizado durante a formulação do fertilizante pode resultar em uma rápida biodegradação, devido às condições favoráveis de desenvolvimento microbiano, o que pode alterar as propriedades de liberação lenta do produto.

E, por fim, sempre consultar um profissional técnico que, munido da análise de solo, possa recomendar as melhores doses do fertilizante organomineral para alcançar uma melhor produtividade da cultura.

Cabe um cuidado especial ao nitrogênio, visto que esse nutriente em excesso pode favorecer a formação da parte aérea em detrimento do acúmulo de reserva e a consequente má formação das raízes comerciais.

Além disso, uma parte aérea muito desenvolvida pode ser suscetível a pragas e doenças, além de poder proporcionar um microclima favorável ao abafamento da lavoura.

ARTIGOS RELACIONADOS

ICL apresenta soluções para facilidadede manejo e aumento de desempenho do rebanho

Curso realizado pela Consultoria Agropecuária Jr. será focado nas mais novas tecnologias na produção e reprodução de bovinos.

Exportações de tabaco têm bom desempenho

O Brasil fechou 2020 com 1 bilhão 638 milhões de dólares e 514.287 toneladas de tabaco exportadas, segundo dados do Ministério da Economia.

Exportação brasileira de café soma 2,7 milhões de sacas em abril de 2023

No acumulado do ano, embarques chegam a 11,1 milhões de sacas e geram receita cambial de US$ 2,4 bilhões.

Benefícios do silício para batata-salsa

A mandioquinha-salsa, Arracacia xanthorrhiza, também conhecida como batata-baroa, batata-cenoura ou batata-salsa, é uma espécie nativa das montanhas andinas na América do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!