22.6 C
Uberlândia
segunda-feira, maio 20, 2024
- Publicidade -
InícioEventosBayer leva ações de treinamento e capacitação ao Rio Grande do Sul

Bayer leva ações de treinamento e capacitação ao Rio Grande do Sul

Acordo firmado durante a Expodireto Cotrijal marca início de cursos sobre uso correto e seguro de herbicidas, que serão oferecidos por Farsul/Senar e RTC/CCGL

Bayer – Foto: Divulgação

Produtores rurais e operadores de pulverização do Rio Grande do Sul poderão contar com novos cursos de atualização e capacitação focados em boas práticas de aplicação de herbicidas. A iniciativa, parte do Programa “i2x Acerte – Boas Práticas de Aplicação”, é fruto da colaboração entre a multinacional de saúde e nutrição Bayer, a Farsul/Senar-RS e a Rede Técnica Cooperativa (RTC/CCGL).

O acordo foi firmado entre os representantes das entidades e da empresa durante a 21ª edição da Expodireto Cotrijal, que acontece entre 7 e 11 de março no município de Não-Me-Toque (RS). Entre os presentes nas reuniões estavam Malu Nachreiner, presidente do grupo Bayer no Brasil, Márcio Santos, vice-presidente da área comercial da divisão agrícola da Bayer, Gedeão Pereira, presidente do Sistema Farsul, Elmar Konrad, vice-presidente do Sistema Farsul, e Eduardo Condorelli, superintendente do Senar-RS.

Os primeiros a receberem os cursos de atualização serão os instrutores e técnicos da Farsul/Senar e da RTC/CCGL, que multiplicarão o conhecimento a produtores e trabalhadores rurais de todo o Rio Grande do Sul. Para isso, contarão com quatro salas totalmente equipadas, fornecidas pelas Bayer, com simuladores que reproduzem as condições de pulverização no campo e facilitam o repasse de informação e a aprendizagem dos participantes. 

De acordo com Condorelli, do Senar-RS, a parceria entre a Bayer e a instituição é crucial para que o produtor absorva todo o conhecimento necessário. “O nosso trabalho consiste em decodificar e transformar a linguagem técnica que empresas e instituições de pesquisa utilizam em uma linguagem que o produtor consiga compreender, e os simuladores de realidades trazidos pela Bayer nos ajudam nesse processo. Com a simulação da realidade, o produtor consegue absorver o conhecimento de maneira muito mais simples e eficiente, o que o contribuirá na hora de aplicar toda e qualquer tecnologia no campo”.

“Para que a agricultura consiga evoluir através de novas tecnologias, há um esforço de cocriação com a cadeia, do produtor à academia. Ações de treinamento e capacitação como essas são parte fundamental do lançamento da plataforma Intacta2 Xtend®, para podermos levar os melhores resultados para a sojicultura brasileira”, afirma o executivo da Bayer Márcio Santos.

Entre os temas abordados nos cursos estão a tecnologia de aplicação para redução de deriva, passos para o manejo inteligente de herbicidas, inspeção prática e periódica de pulverizadores e uso correto e seguro de herbicidas. Os treinamentos têm conteúdo prático e teórico sobre boas práticas de aplicação com as ferramentas associadas à terceira geração de biotecnologia em soja que a Bayer trouxe ao mercado na safra 21/22. 

Segundo o gerente técnico de lançamento da Plataforma Intacta2 Xtend®, Matheus Palhano, neste processo de aprendizagem é fundamental contar com o respaldo e com a expertise de parceiros como a Farsul/Senar, instituição que é uma referência para capacitação e transferência de conhecimento aos profissionais do campo, assim como com a RTC/CCGL, que agrega mais de 30 cooperativas agropecuárias do estado com o objetivo de ser uma referência na geração e recomendação de boas práticas agrícolas, uso econômico e sustentável de insumos e recursos naturais.

“Todo o trabalho desenvolvido nos anos que antecederam o lançamento da soja Intacta2 Xtend® já começou a dar resultados. Neste primeiro ano de semeadura em escala comercial, as áreas que utilizaram os produtos inovadores da plataforma, como o Xtendicam®, geraram uma experiência extremamente positiva para o produtor, desde o lado de eficácia do produto até a segurança”, afirma Palhano.

Além do Rio Grande do Sul, já participam do Programa “i2x Acerte – Boas Práticas de Aplicação”, por meio das Administrações Regionais do Senar, instrutores de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Bahia, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal já receberam capacitação. Aproximadamente, 300 instrutores do Senar dessas localidades foram capacitados para disseminar o conhecimento aos produtores e operadores de maquinários.

ARTIGOS RELACIONADOS

Climate FieldView™ promove aula gratuita sobre otimização de insumos e gestão da propriedade

Aula será voltada para interessados em aprofundar o conhecimento sobre agricultura digital e abre programação da Semana Digital.

Rede de monitoramento da cigarrinha-do-milho

Projeto realizado pela Bayer em parceria com agricultores, pesquisadores e canais, iniciado e testado em lavouras do Paraná, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, agora será ampliado para fazendas graças à tecnologia da agtech Sima

Produtores baianos apoiam combate a incêndios na Chapada

Sensibilizados com o avanço das queimadas na Chapada Diamantina, os produtores rurais do oeste da Bahia, por meio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), promoveram a doação de dois sopradores, que trazem mais eficiência e segurança na prevenção e combate a incêndios florestais.

Bayer amplia investimento e expande centro de inovação em Petrolina

Ampliação da área de cultivo protegido na maior unidade de pesquisa da multinacional no hemisfério sul vai acelerar desenvolvimento de novas tecnologias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!