29.6 C
Uberlândia
sexta-feira, outubro 4, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosBenefícios da fertirrigação para a cafeicultura

Benefícios da fertirrigação para a cafeicultura

Café – Fotos: Shutterstock

*Lucas Satiro

O Brasil é o maior produtor global de café, responsável por cerca de um terço da produção mundial do grão. E dentro deste ecossistema de sucesso, existem métodos que podem impulsionar ainda mais a safra cafeeira, como a fertirrigação. Ainda pouco utilizada por muitos produtores, mas fundamental para o ganho de produtividade, a técnica consiste na aplicação de fertilizantes via irrigação, e encontra no café uma de suas principais culturas de atuação no Brasil.

Com um sistema de irrigação bem instalado e os cuidados necessários para realizar a fertirrigação, o produtor de café pode ter diversos benefícios em relação aos métodos convencionais. Dentre deles, temos como exemplos: redução de gastos com mão de obra nas operações de adubação e menor tráfego de máquinas dentro da propriedade, que leva à redução da compactação do solo, bem como a disseminação/incidência de pragas e doenças.

Outro ponto de destaque, é que realizando a fertirrigação, o agricultor tem um melhor aproveitamento do sistema de irrigação, condicionando melhor uso do capital investido. A fertirrigação ainda elimina a dependência de chuvas para realização das adubações, possibilita a aplicação de nutrientes de acordo com a necessidade das plantas, e perto de suas raízes, onde são facilmente absorvidos. A combinação desses benefícios aumenta o aproveitamento dos fertilizantes e conduz a lavoura para uma colheita de sucesso.

Em resumo, com a fertirrigação conseguimos produzir mais utilizando menos recursos – o que acarreta o aumento de rentabilidade para o agricultor, tornando seu empreendimento mais sustentável. Por esse motivo, essa técnica que é considerada o estado da arte em nutrição, cresceu a passos largos nos últimos anos, e continuará crescendo nos próximos, impulsionada pela necessidade de uma agricultura mais eficiente.

Quinta (1/7): seminário gratuito aborda a importância da fertirrigação

Com o intuito de trazer conhecimento ao campo, a Yara, líder mundial em nutrição de plantas, promove na próxima quinta-feira (1°), a partir das 18h, o encontro “Fertirrigação: uma tecnologia ao alcance de todos“, um seminário online sobre fertirrigação para produtores rurais de todo o Brasil.

O webinar abordará três tópicos principais: “Fertirrigação: o caminho para sustentabilidade”, “Manejo da fertirrigação para alta produtividade” e “Viabilidade da fertirrigação e inovações em portfólio“. O evento é gratuito. Para mais informações e inscrições, acesse o site .

*Lucas Satiro é especialista agronômico da Yara Brasil.

ARTIGOS RELACIONADOS

Nanofertilizantes – O novo conceito em nutrição de plantas

Os nanofertilizantes são constituídos por polímeros semipermeáveis de liberação lenta e controlada e não há acúmulo além da concentração necessária pela planta. O uso da nanotecnologia é a mais nova aposta de pesquisa para atenuar um dos maiores problemas de aplicação de fertilizantes - a volatilização e a lixiviação.

Café: Estoques japoneses recuam, mas consumo se aproxima de níveis de 22/23

Os últimos dados da JCA (Japan Coffee Association) apontam para uma redução dos estoques japoneses em julho em relação à maio, para 2,4 M scs. No comparativo anual, o volume se manteve estável, ainda que os estoques seguem abaixo da média histórica.

Teoria da dupla-relatividade para fertirrigação

  Os fertilizantes são, em geral, sais. A salinidade pode ser medida com o auxílio de um condutivímetro para identificar a Condutividade Elétrica (CE). Para...

Pioneiros do negócio – Redivo foca exigências do mercado agrícola

  Pela primeira vez a Redivo participou da Agrishow. A empresa se sentiu atraída pelo evento em virtude de ele ser voltado à alta tecnologia....

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!