26.6 C
Uberlândia
sexta-feira, junho 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosBenefícios do boro via foliar para a soja

Benefícios do boro via foliar para a soja

Álisson Vanin - engenheiro agrônomo e pesquisador do Centro Tecnológico Comigo - Arquivo pessoal
Álisson Vanin – engenheiro agrônomo e pesquisador do Centro Tecnológico Comigo – Arquivo pessoal

Álisson Vanin

Engenheiro agrônomo, mestre em Produção Vegetal e pesquisador do Centro Tecnológico Comigo

alissonvanin@hotmail.com

Plantas jovens absorvem o boro com maior eficiência do que as mais velhas - Crédito Álisson Vanin
Plantas jovens absorvem o boro com maior eficiência do que as mais velhas – Crédito Álisson Vanin

O boro (B) é um elemento químico muito leve, considerado um não metal, de massa atômica 11 e número atômico 5. O principal minério que o contém é o bórax, já que ele não é encontrado isolado na crosta terrestre.

O bórax é extremamente duro (9,3 na escala de Mohs, em que a pontuação máxima 10 pertence ao diamante) e razoavelmente eletropositivo, ou seja, tende a ser oxidado e formar ácidos, como o ácido ortobórico (H3BO3).

Ocorrência

O boro é encontrado em minérios como a colemanite (Ca2B6O11.5H2O), a ulexita (CaNaB5O9.8H2O) e a kernite ou bórax (Na2B4O7.4H2O e Na2B4O7.10H2O, respectivamente), que são as principais fontes mundiais de boro.

A maioria desses minérios é encontrada em rochas marinhas sedimentares e perto de vulcões. Sua concentração na crosta terrestre é de aproximadamente 1 kg para cada 100 toneladas de rochas.

Boro no solo

O teor de B total nos solos varia entre três e 100 mg/kg, com valores médios entre 10 e 20 mg/kg. Na fase sólida do solo, é encontrado nos minerais silicatados, adsorvido em argilominerais e na matéria orgânica e em hidróxidos de Al e Fe.

Nesse contexto, o B disponível para as plantas encontra-se na solução do solo como ácido bórico em condições de pH neutro, formando complexos com Ca ou ligado a compostos orgânicos solúveis, forma em que esse nutriente é absorvido pelo vegetal.

As formas de B disponíveis para as plantas no solo representam uma fração muito pequena do B total, com teores em torno de 0,1-3,0 mg/kg. A disponibilidade de B no solo depende do pH, sendo maior em pH entre 6,0 e 7,0.

Diante disso, a mineralização da matéria orgânica é uma importante fonte de B para a planta. Geralmente, os teores de B em solos arenosos são menores que nos solos argilosos, pois o B pode ser facilmente lixiviado. Portanto, os maiores teores de B ocorrem na superfície do solo, devido à matéria orgânica. Deve-se considerar que o excesso de calcário pode reduzir a disponibilidade de B.

Boro nas plantas

A mineralização da matéria orgânica é uma importante fonte de B para a planta - Crédito Shutterstock
A mineralização da matéria orgânica é uma importante fonte de B para a planta – Crédito Shutterstock

O B é absorvido pelas plantas como ácido bórico [H3BO3] e borato [B(OH)4-], tanto por via radicular como foliar. Quando o teor desse elemento na solução é alto, pode ocorrer toxidez, pois o B é movimentado passivamente por fluxo de massa.

Tal elemento é imóvel nas plantas e translocado principalmente pelo xilema, tendo mobilidade muito limitada pelo floema. Acumula-se nas folhas velhas, e os sintomas de deficiência ocorrem em folhas novas e pontos de crescimento.

As concentrações de B na planta variam entre 12 e 50 mg/kg de matéria seca do tecido, com concentrações adequadas entre 30 e 50 mg/kg. A deficiência ocorre em concentrações menores que 15 mg/kg. Algumas referências sugerem faixa de suficiência entre 21 e 55 mg/kg.

Plantas jovens absorvem o B com maior eficiência do que as mais velhas, sendo pequena a mobilidade dos tecidos velhos para os jovens. Pode, inclusive, ocorrer concentração adequada e deficiência em folhas de um mesmo ramo. A deficiência visual de B é observada em folhas novas, broto apical e ápice da planta, com necrose, clorose e deformações.

A matéria orgânica diminui a lixiviação de B e mantém o elemento relativamente disponível para as plantas. Altas precipitações provocam maior lixiviação, principalmente em solos arenosos; já a seca acelera a deficiência de B, pois diminui a mineralização da matéria orgânica e reduz o transporte de B no solo, prejudicando o crescimento radicular e a exploração de solo por essa matéria, o que diminui a absorção de nutrientes.

 

Essa matéria completa você encontra na edição de Julho da Revista Campo & Negócios Grãos. Clique aqui e faça sua assinatura agora.

ARTIGOS RELACIONADOS

Adubação organomineral solubiliza nutrientes em seringueira

Apesar de ser uma espécie amazônica, hoje o maior produtor brasileiro de seringueira é o Estado de São Paulo, com 54,5% da produção brasileira, seguido por Mato Grosso, com 13,5%, e Bahia, com 12,8%.Como qualquer espécie vegetal, o plantio da seringueira deve ser precedido pela correção da fertilidade do solo, baseando-se na análise química e física do solo, coletando-se amostras de 0 - 20 cm e de 20 - 40 cm. Se necessário, deve-se proceder a calagem (um dos critérios recomendados é elevar a saturação por bases a 50%, empregando-se os resultados de coletade 0 " 20cm). Caso a amostragem de 20-40 cm mostrar necessidade, faz-se a gessagem (Al - m>40% Ca < 4 mmolc.dm-3).

Torrãozinho – Ameaça às lavouras de soja

O torrãozinho (ou cascudinho, como alguns produtores o chamam – Aracanthus spp. Coleoptera: Curculionidae) é uma praga desfolhadora, que leva a um menor desenvolvimento das plantas, consequentemente menor produtividade.

Algas marinhas proporcionam mais floração e produção de feijão

Autores Talita de Santana Matos talitasnatos@gmail.com Elisamara Cadeira do Nascimento elisamara.caldeira@gmail.com Doutoras em Agronomia/Ciência do Solo – Universidade Federal Rural do Rio...

Cálcio é determinante na qualidade da uva?

AutorGivago Coutinho Doutor em Fruticultura e professor efetivo do Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado) givago_agro@hotmail.com A videira se adapta bem a uma grande...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!