25.8 C
Uberlândia
segunda-feira, julho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiBenefícios dos organominerais para a citricultura

Benefícios dos organominerais para a citricultura

Nilva Teresinha Teixeira

Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal (Unipinhal)

nilvatteixeira@yahoo.com.br

Crédito Alexandre Limberger
Crédito Alexandre Limberger

Com o uso abusivo de adubos minerais e defensivos, o manejo agrícola vem sendo questionado nos últimos anos, em virtude das contradições econômicas e ecológicas. Somado a isso, os consumidores em geral buscam, cada dia mais, obter alimentos de boa qualidade e que sejam produzidos de maneira sustentável e natural, com uso menor e mais racional de insumos químicos.

Desta forma, o comprometimento em toda a cadeia produtiva é crescente, em vista de produções que preservem o meio ambiente, utilizem todo o potencial dos recursos disponíveis e reduzam a exposição dos trabalhadores e consumidores a agroquímicos.

Portanto, a combinação entre adubos orgânicos e fertilizantes minerais formando o fertilizante organomineral é uma alternativa de fertilização interessante e com ampliação nos últimos anos.

O enriquecimento dos produtos promovido pela junção dos benefícios de cada fonte fornece um produto sustentável e econômico, sendo reconhecido principalmente pelos produtores de culturas de ciclo rápido.

O que são os organominerais

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento define fertilizantes organominerais aqueles que contêm carbono orgânico e que apresentam determinados e mínimos teores de macro ou micronutrientes.

As concentrações de carbono orgânico e de nutrientes exigidos dependem da apresentação do produto (sólido ou fluido) e da forma de aplicação que é recomendada: via solo, fertirrigação, foliar ou hidroponia. São adubos que podem ter matérias-primas diversas, como: as derivadas das atividades agropecuárias, industriais, agroindustriais e comerciais, de origem vegetal, animal, lodos industriais e agroindustriais de sistemas de tratamento de águas residuárias, com uso autorizado pelos órgãos ambientais, restos de alimentos (in natura ou processados), todos isentos de despejos sanitários.

O resultado são produtos de utilização segura na agricultura (quando o adubo é denominado de Classe A) e, ainda, podem ser gerados a partir de resíduos de atividades urbanas, industriais e agroindustriais, incluindo os resíduos sólidos urbanos da coleta de lixo convencional, lodos de estações de tratamento de esgoto, lodos industriais e agroindustriais de sistemas de tratamento de águas residuárias contendo qualquer quantidade de despejos sanitários, desde que tenham uso autorizado pelo órgão ambiental (quando é chamado de organomineral Classe B).

Plantas-bem-nutridas-são-mais-resistentes-ao-ataque-de-pragas-e-doenças-Crédito-Ricardo-Robles
Plantas-bem-nutridas-são-mais-resistentes-ao-ataque-de-pragas-e-doenças-Crédito-Ricardo-Robles

Benefícios

Plantas bem nutridas são mais resistentes ao ataque de pragas e doenças. Portanto, a melhoria proporcionada pelo aprimoramento no manejo nutricional favorece a obtenção de plantas mais sadias, cultivadas com menor contato com defensivos agrícolas, o que gera produtos de melhor qualidade nutricional, mais sustentáveis e saudáveis.

O emprego de organominerais na agricultura vem crescendo e a inclusão dos mesmos pode trazer benefícios aos cultivos, tais quais:

üA matéria orgânica presente em tais insumos melhora a fertilidade do solo (pelo fornecimento de nutrientes e aumento da capacidade de troca catiônica, pela ação de micelas húmicas coloidais) e suas propriedades físicas (aumenta a capacidade de retenção de água e a porosidade total do solo; forma agregados capazes de reduzir a erosão);

üA presença dos ácidos orgânicos (ácidos húmicos e fúlvicos) nos organominerais pode reduzir a fixação de fósforo pelos óxidos de ferro e de alumínio;

üAumenta a população microbiológica benéfica do solo: os que são antagônicos aos fitopatogênicos e, ainda, liberam auxinas que estimulam a divisão das células das raízes, estimulando, assim, o enraizamento;

ü Quando aplicado em estágios vegetativos ou reprodutivos das plantas, beneficiam o metabolismo vegetal (fotossíntese e respiração).

 

Em campo

Estudantes e professores de Nutrição de Plantas do Curso de Engenharia Agronômica do UniPinhal estudaram a influência do uso de organomineral constituído de ácidos húmicos e fúlvicos associado ao potássio e em várias doses na formaçãode mudas de citros enxertadas:

  1. laranja: porta-enxerto Poncirus trifoliata e copa Valência;
  2. limão: porta-enxerto limão Cravo e copa limão Siciliano.

Os resultados mostraram que o organomineral em questão promoveu acréscimo de desenvolvimento, traduzido pelo enraizamento, enfolhamento e altura, tanto das mudas de laranja (a) como de limão (b).

Entretanto, pode-se considerar que, nas condições experimentais, a introdução de doses superiores a 1,5 L ha-1 foram prejudiciais. O estudo de regressão mostra que em ambos os espécimes de mudas a dose adequada foi de 1,35 L ha-1.

Essa matéria você encontra na edição de junho 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Gesso equilibra o solo e aumenta produtividade da cana

  Djalma Martinhão Gomes de Sousa Pesquisador - Fertilidade do solo da Embrapa Cerrados djalma.sousa@embrapa.br   A cana-de-açúcar é uma cultura que apresenta elevada tolerância à acidez do solo...

Fosfito no controle de doenças de cedro australiano

Nilva Terezinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora de Nutrição de Plantas, Bioquímica e Produção Orgânica do Centro...

Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras 2019

Com um público superior a 600 pessoas, entre produtores, técnicos e demais elos ligados à cadeia cafeicultora, o 45º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras (CBPC), realizado...

Ácidos húmicos favorecem crescimento radicular da beterraba

Substâncias húmicas são compostos orgânicos que se originam da decomposição de materiais ..

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!