18.1 C
São Paulo
quarta-feira, agosto 10, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Bioestimulantes em batata favorecem absorção de fósforo

Bioestimulantes em batata favorecem absorção de fósforo

 

Ademilson de Oliveira Alecrim

Mestrando em Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e membro do Grupo de Estudos em Herbicidas, Plantas Daninhas e Alelopatia (GHPD)

Marcos Vinícius de Oliveira Gonçalves

Giovani BeluttiVoltolini

giovanibelutti77@hotmail.com

Graduandos em Agronomia pela UFLA e membros do GHPD

 

Bioestimulantes em batata - Crédito Luize Hess
Bioestimulantes em batata – Crédito Luize Hess

Em função do aumento do uso de tecnologias adequadas, nos últimos anos ocorreram ganhos expressivos na agricultura. Para a cultura da batata, esse ganho se deve ao uso de cultivares adaptadas às regiões de plantio e à adoção de fertilizantes e corretivos adequados.

Uma tecnologia que pode ser promissora para a cultura da batata é a utilização de produtos com ação bioestimulante. Esses produtos químicos, em função da sua composição, concentração e proporção de componentes, podem incrementar o desenvolvimento vegetal e a produtividade.

Como funcionam

Os bioestimulantes são substâncias naturais ou sintéticas, originados da mistura de dois ou mais biorreguladores vegetais ou destes com outras substâncias, como aminoácidos, nutrientes (nitrogênio, fósforo, potássio), vitaminas, concentrado de algas marinhas e ácido ascórbico.

Durante o ciclo de desenvolvimento das culturas eles podem, dependendo de sua composição, concentração e proporção das substâncias, estimular o crescimento vegetal pela maior divisão e elongação celular e, dessa forma, aumentar a capacidade de absorção de nutrientes e água, refletindo diretamente no desenvolvimento e germinação de sementes, floração, frutificação, senescência e na produtividade das culturas.

Ação direta

Os bioestimulantes fornecem às plantas a quase totalidade dos aminoácidos (glicina, ácido aspártico, ácido glutâmico, alanina, prolina, arginina, hidroxiprolina, lisina, leucina, tirosina, histidina, metionina, treonina, isoleucina, valina, fenilalanina, cistina e triptofano), os quais são precursores imediatos na síntese de enzimas relacionadas ao processo da transdução da energia solar em compostos orgânicos de reserva e energia, como o amido e a glicose, respectivamente.

Ainda, exercem extrema importância na defesa das plantas contra patógenos e estresses abióticos.

Influência na bataticultura

Os bioestimulantes atuam na batata, principalmente no que refere ao estado nutricional das plantas. Estes funcionam como ativadores do metabolismo das células, oferecemvigor ao sistema imunológico, reativam processos fisiológicos nas diferentes fases de desenvolvimento, estimulam o crescimento radicular, melhoram a qualidade e quantidade do produto.

Ainda, a aplicação de bioestimulantes mantém o equilíbrio hormonal da planta, tornando-a mais resistente e menos vulnerável a situações de estresse.

Produtos disponíveis no mercado

Atualmente, o mercado dispõe de uma grande variedade de produtos com ação bioestimulante, diversas formas de constituição e modos de ação distintos. As novidades que mais impactam em sua utilização na agricultura são os produtos que possuem misturas de nutrientes, aminoácidos e hormônios em uma só composição, trazendo grandes benefícios às plantas, como maior crescimento e vigor radicular

Atua, também, no suprimento e complementação da adubação via solo, pelos elevados teores de nutrientes em sua composição.

Flor da batata - Crédito Luize Hess
Flor da batata – Crédito Luize Hess

Melhora na absorção de fósforo

 

A batata, em comparação com outras culturas, apresenta baixa eficiência de absorção de fósforo, além de ser geralmente reconhecida por não ter tolerância ao baixo teor de P no solo. Além disso, estudos têm indicado que a aplicação de bioestimulantes favorece a absorção e a assimilação de nutrientes pelas plantas, levando à maior produtividade.

Dentre os benefícios desses produtos, destaca-se o aumento do desenvolvimento radicular e, como consequência, o melhor aproveitamento da água e dos nutrientes. Pelo maior vigor radicular as batatas conseguem explorar maior volume de solo e absorver nutrientes como o fósforo em maior quantidade, que geralmente tem baixa concentração nos solos brasileiros.

Além disso, alguns desses produtos ainda fornecem fósforo como constituinte em suas formulações.Pela maior absorção de fósforo por meio do uso dos bioestimulantes, alguns ensaios mostram que a dose utilizada no ciclo da cultura da batata pode ser reduzida, pois o suprimento total deste nutriente será facilitado pela melhora na absorção e, consequentemente, requerendo menores quantidades de fertilizantes fosfatados.

Essa matéria você encontra na edição de agosto da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua.

Inicio Revistas Hortifrúti Bioestimulantes em batata favorecem absorção de fósforo