19.6 C
Uberlândia
quinta-feira, março 28, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesBiofertilizantes geram plantas mais resistentes ao estresse

Biofertilizantes geram plantas mais resistentes ao estresse

Crédito Shutterstock

O uso de biofertilizantes é uma das medidas sustentáveis que o setor da agricultura tem investido nos últimos anos com o objetivo de aumentar a performance fisiológica das plantas e a produtividade dos cultivos. Por meio da presença de micro-organismos, bactérias e fungos, os biofertilizantes agem melhorando o aproveitamento dos nutrientes do solo e a eficiência na utilização pela planta, o que resulta em uma planta mais resistente a estresses ambientais e em um cultivo mais produtivo.

Com o posicionamento correto, o produto auxilia na otimização dos processos fisiológicos e no desenvolvimento de maneira adequada, proporcionando incrementos em produtividades. “Dentre seus resultados, temos incrementos médios de 14% no peso e 12% na produção do tomate cereja; em 10% na produção de citrus, com frutos 19% mais pesados; bem como aumento de 9% na produção da cultura da soja”, afirma Fernando Bonafé, Coordenador Técnico da Microquimica Tradecorp, empresa responsável por desenvolver o primeiro biofertilizante regulamentado pelo Ministério da Agricultura no Brasil, o Vorax®.

De acordo com o Ministério da Agricultura, por meio do Decreto 8384/2014, biofertilizante é todo insumo agrícola que possua quaisquer princípios ativos ou agentes orgânicos em sua composição, seja isento de agrotóxicos e capaz de atuar no cultivo de plantas de forma a elevar a produtividade e o porte da cultura.

Sendo assim, um dos principais diferenciais dessa classe de produtos é a sua base em fermentação biológica, o que o torna sustentável. “Além disso, seus ativos naturais geram efeitos positivos na fisiologia da planta, como o aumento no teor de clorofila, aumento da assimilação de nitrogênio e melhora na resposta a estresses por fitotoxidez ou climáticos”, continua o Coordenador Técnico.

Tudo isso gera ganhos de produtividade testados em campo pela Microquimica Tradecorp em parceria com instituições como a UFPR, UFTPR, Unicamp, UFABC, IAC e UNESP. O intuito dos estudos realizados foi conhecer profundamente o produto, desde a sua completa descrição até todos os efeitos e rotas de ação nas plantas. A empresa também realizou diversos trabalhos de campo para comprovação do aumento de produtividade, tendo dentre as culturas mais beneficiadas soja, milho, trigo, pastagens, amendoim, feijão, café, citrus e cana.

Além disso, durante a atual crise de insumos, os biofertilizantes nacionais atuam como uma solução para o agricultor. “Eles potencializam o efeito dos demais produtos aplicados, como fungicidas e fertilizantes, além de melhorarem o aproveitamento dos nutrientes do solo e a eficiência na utilização pela planta”, finaliza Fernando Bonafé, da Microquimica Tradecorp.

Sobre o Vorax® – O Vorax® Biofertilizante é obtido através da fermentação biológica do melaço de cana por uma “Bactéria do Bem”. Durante o crescimento da bactéria, o microrganismo libera metabólitos para o meio. Esse extrato fermentado resultante é concentrado e formulado.

O rígido controle de qualidade envolve a realização de mais de 300 análises de controle durante o processo produtivo. Estudos identificaram centenas de biomoléculas com comprovada atividade no metabolismo das plantas.

Em 2019, o produto iniciou o seu processo de internacionalização. Em 2021, após um longo processo de análise regulatória global, avaliações de mercado, ensaios de posicionamento por cultivo, houve o lançamento internacional do produto sob as marcas Biimore e Quikon, levando o conceito de produto de ultra eficiência devido aos seus resultados agronômicos em dezenas de ensaios e recomendação em mais de 13 cultivos.

Sobre a Microquimica Tradecorp

A Microquimica Tradecorp é resultado da fusão das empresas, após aquisição da Microquimica pela Tradecorp, do Grupo Rovensa, uma holding com sede em Portugal, com atuação expressiva em Proteção de Cultivos, Nutrição de Plantas e Biocontrole.

A Microquimica Tradecorp é a primeira empresa no Brasil a obter o registro junto ao MAPA de um biofertilizante (conhecido no exterior como bioestimulante), para o produto Vorax® Biofertilizante, após um extenso trabalho de pesquisa, em parceria com universidades e fundações, e também de tratativas com o órgão regulador.

Pioneira, disponibiliza desde 2015 um aplicativo gratuito de interpretação de análise de folhas, o CheckFolha® Mobile, que fornece um diagnóstico completo sobre a nutrição vegetal e recomendações de adubação aos agricultores.

Em busca de um desenvolvimento socioambiental, a Microquimica Tradecorp investe também em programas sustentáveis, como o processo de logística reversa, que possibilita a reciclagem de embalagens vazias por meio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), e como o apoio a instituições brasileiras de assistência à criança e ao adolescente, como o Centro Infantil Boldrini, a Fundação Abrinq e Banda Lira Itapirense.

Para mais informações acesse o site www.microquimicatradecorp.com

ARTIGOS RELACIONADOS

Micronutrientes e biofertilizantes em cana-planta

O agronegócio canavieiro desempenha um papel importante na economia brasileira. É a locomotiva econômica em determinadas regiões brasileiras, notadamente em São Paulo, Norte do Paraná, Triângulo Mineiro, Goiás, Alagoas e Pernambuco. A estimativa de produção de cana para a safra 2017/18 é de 625 milhões de toneladas (Conab, 2018).

Bioinsumos impulsionam agricultura sustentável

Fertilizando o futuro sustentável da agricultura com bioinsumos inovadores.

Nova diretoria da Abisolo toma posse

  O segmento de nutrição vegetal exerce importante função tecnológica para aumento da produção e da produtividade agrícola, verificando-se crescentes índices de utilização do insumo...

BIOENERGY® EM CANA SUPERANDO OS ESTRESSES AMBIENTAIS

Renato Passos Brandão Gerente Especialista em Nutrição de Plantas Rafael Bianco Roxo Rodrigues Gerente Técnico de São Paulo e Sul de Minas O Brasil é o maior produtor...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!