Biofertilizantes para mais produtividade

0
181
Crédito Shutterstock

Adriana Araujo Diniz

Professora de Agronomia – CESBA/UEMA

adrisolos2016@gmail.com

Antonio Santana Batista de Oliveira Filho

Professor de Agronegócio – Unibalsas e de Agronomia – CCA/UEMA

a15santanafilho@gmail.com

A nutrição equilibrada das culturas agrícolas é um dos principais aspectos a serem seguidos quando se quer produzir mais e com qualidade, sendo então necessário manter a fertilidade dos solos equilibrada por meio de adubações, sejam essas mineral ou orgânica.

Atrelado a isso, o consumidor tem exigido cada vez produtos de mais qualidade, o que faz com que a agricultura moderna busque a melhoria na qualidade dos produtos colhidos com uma produção de forma mais sustentável.

Dessa forma, a agricultura orgânica vem ganhando destaque, principalmente com a utilização de insumos orgânicos, como os biofertilizantes, que nos últimos anos teve um crescimento acelerado no Brasil.

Esse crescimento se deu principalmente em virtude dos altos custos de produção e da necessidade de conservação do meio ambiente, sendo cada vez mais exigido o manejo agroecológico da produção, priorizando a qualidade do produto.

Quem são eles

Os biofertilizantes são uma fonte fundamental de nutrientes para as plantas, exercendo efeitos sobre as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. Essa influência é considerada fundamental para a manutenção da capacidade produtiva em qualquer ecossistema terrestre.

Diversos são os benefícios gerados pela utilização de insumos orgânicos, dentre esses: melhoria da estrutura do solo, aumento da capacidade de retenção de água e a aeração, permitindo maior penetração e distribuição das raízes, importante fonte de macro e micronutrientes e aumento da capacidade de retenção dos nutrientes.

Os biofertilizantes são de extrema importância para culturas diversas, resultando principalmente em maior produtividade. Dessa forma, torna-se evidente a necessidade de se investir em pesquisas direcionadas a cada região e cultura a ser utilizada, haja vista que os resultados são variáveis de região para região, tanto em função da heterogeneidade dos insumos utilizados como das respostas das plantas em diferentes ambientes.

Dentre os diversos benefícios, o emprego de biofertilizantes orgânicos proporciona maior deslocamento dos nutrientes necessários para as plantas por possuir em sua composição nutrientes mais facilmente disponíveis, quando comparados a outros adubos orgânicos e promover melhoria das propriedades químicas.

Isso porque o fornecimento de biofertilizantes no solo eleva os teores de P, Ca e Mg. Os biofertilizantes também podem ser considerados fitoprotetores, atuando na resistência das plantas a pragas e doenças. Outro benefício de extrema relevância é o fato de que os biofertilizantes são alternativas para reduzir o custo de produção e as perdas hídricas do solo, essenciais para tornar os cultivos viáveis.

Manejo

A aplicação de biofertilizante pode ser realizada tanto via pulverização foliar como via solo. A pulverização das plantas, em geral, com biofertilizante promove nutrição mais equilibrada em macro e micronutrientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!