28.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 24, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiBioinseticida protege citros do greening

Bioinseticida protege citros do greening

Crédito IMA
Crédito IMA

O greening, ou huanglongbing (HLB), é uma doença causada pelas bactérias Candidatus Liberibacter spp, Candidatus Liberibacter asiaticus e CandidatusLiberibacter americanus que afeta todos os citros (laranja, limão e tangerina). O vetor das bactérias causadoras do greening ou doença é o psilídeo Diaphorina citri, que ao sugar a seiva de uma planta doente para se alimentar, serve como transmissor da bactéria causadora da doença, propagando o greening nas lavouras. E uma vez contaminadas, as plantas não podem ser curadas.

“O produto biológico é à base do fungo entomopatogênico Isaria fumosorosea, o primeiro no Brasil e um dos poucos existentes no mundo“, relata o professor da ESALQ/USP, Ítalo Delalibera. Além desta instituição, participaram do desenvolvimento do produto a Koppert e o Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura).

Como funciona

O fungo atua em contato direto com seu alvo. Depois da pulverização, conídios do fungo entomopatogênico Isaria fumosorosea são depositados sobre o alvo, aderindo ao tegumento do inseto, quando inicia seu processo de germinação, produzindo um complexo de enzimas que atuam na degradação do tegumento do inseto.

No interior do inseto o fungo continua seu processo de desenvolvimento, onde também libera enzimas e metabólitos que levam o inseto à morte. Em seguida, o fungo começa o processo de extrusão, colonizando desta vez a parte externa do inseto, onde comumente o inseto fica recoberto com uma fina e pulverulenta camada de conídios de tom rosáceo, confirmando assim a morte do inseto pelo fungo Isaria fumosorosea.

Tanto ninfas quanto adultos são suscetíveis à ação do fungo. O produto também pode ser associado àTamarixia radiata, parasitoide inimigo natural do psilídeoDiaphorinacitri.

 

Essa matéria você encontra na edição de julho da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar.

Ou assine

ARTIGOS RELACIONADOS

Aplicação de cálcio no sulco de plantio do feijoeiro

  Daniela Vitti Engenheira agrônoma, doutora em Ciências e coordenadora Técnica Bio Soja O feijão (Phaseolusvulgaris L.) é um dos componentes básicos na dieta da população brasileira,...

Controle do greening: O que há de novo?

O greening é uma doença de difícil controle e rápida disseminação, causando grandes perdas em pomares de citros (laranjeiras, pés de limão e tangerinas).

Nematoides – Prevenir para não remediar

Claudia R. Dias Arieira Fitopatologista/nematologista e professora do Departamento de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM) crdiasarieira@hotmail.com   A estimativa é que os nematoides trazem prejuízos...

BRANDT do Brasil fortalece estrutura para expansão das atividades no Brasil

2020 tem sido um ano vibrante para a BRANDT do Brasil, empresa especialista em nutrição vegetal, inclusive com desempenho acima das expectativas, mas 2021 promete ainda mais, com aceleração da expansão das atividades no país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!