23.1 C
São Paulo
quinta-feira, janeiro 20, 2022
- Publicidade -
- Publicidade -
Inicio Revistas Hortifrúti Bokashi aumenta a produtividade das folhosas

Bokashi aumenta a produtividade das folhosas

 

Margarida Goréte Ferreira do Carmo

Engenheira agrônoma, doutora em Fitopatologia e professora ” Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

gorete@ufrrj.br

Carlos Antônio dos Santos

Engenheiro agrônomo e doutorando em Fitotecnia – UFRRJ

carlosantoniods@ufrrj.br

Mariana Caroline Guimarães Xavier

Graduanda em Agronomia – UFRRJ

marianaa-caroline@hotmail.com

Crédito Shutterstock

O consumo de hortaliças folhosas tem crescido no Brasil nos últimos anos. Este aumento de consumo deve-se a diferentes fatores, dentre os quais a busca de boa parte da população por uma alimentação mais saudável e diversificada.

Para os produtores, as hortaliças folhosas também apresentam vários aspectos interessantes: por serem populares, tem-se sempre um bom mercado; requerem baixo investimento inicial e permitem retorno a curto prazo.

E, por terem ciclo mais curto, vários cultivos podem ser feitos ao longo do ano. Deve-se atentar, porém, para as variações climáticas ao longo do ano na região e para a necessidade de se escolher a cultivar mais adequada para cada época.

No Brasil, as principais folhosas cultivadas são: alface, repolho, couve, rúcula, espinafre, almeirão, agrião, acelga, chicória e outras de folhas comestíveis.

 

Benefícios da matéria orgânica

Crédito Bom Verdi

A produção de hortaliças folhosas é uma atividade de uso intensivo do solo e demanda a adição periódica de matéria orgânica visando atender às exigências nutricionais de desenvolvimento das plantas.

Em geral, por apresentarem crescimento rápido, demandam bom aporte de nutrientes, especialmente de nitrogênio. Ainda, se desenvolvem e produzem melhor quando cultivadas sob condições adequadas de umidade do solo.  Estes dois aspectos, por si só, já justificam o cultivo em solos ricos em matéria orgânica.

Sabe-se que seus benefícios vão além do fornecimento de nutrientes, pois promovem a melhoria das condições físico-químicas no solo, aumentam a retenção de água no solo, estimulam o crescimento de raízes e melhoram o desempenho das plantas.

Ainda, o fornecimento regular de matéria orgânica de boa qualidade ao solo favorece as atividades biológicas pelo estímulo à sua microbiota e microfauna, que contribuem para aumentar a produção natural de húmus.

Húmus são substâncias orgânicas que promovem o desenvolvimento das plantas e favorecem a produção de folhosas. Diversas fontes de matéria orgânica podem ser ofertadas às hortaliças, como os estercos, resíduos vegetais, fertilizantes orgânicos, organominerais, biofertilizantes e compostos fermentados, como o bokashi.

 

Essa matéria completa você encontra na edição de novembro de 2018 da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

Inicio Revistas Hortifrúti Bokashi aumenta a produtividade das folhosas