Inicio Revistas Grãos Boletim sobre os fundamentos da aplicação de herbicidas em cana

Boletim sobre os fundamentos da aplicação de herbicidas em cana

0
43

O acesso à publicação é on-line e gratuito

Cana – Créditos: shurtterstock


O Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, lançou o Boletim Técnico IAC 229 – Fundamentos para Aplicação de Herbicidas em Cana-de-Açúcar, em 7 de dezembro de 2021. A publicação foi elaborada para auxiliar canavicultores e técnicos na escolha dos herbicidas a serem aplicados nos canaviais. O boletim on-line e gratuito e pode ser baixado clicando aqui.
 

A obra reúne informações sobre a flora daninha e a construção de históricos de infestação, a disponibilidade de água no solo de acordo com a época de aplicação dos herbicidas, a análise físico-química das moléculas ajustada à época da aplicação e o fundamento da dose dos herbicidas de acordo com a textura do solo.

“O boletim traz conhecimento para o profissional eleger o herbicida mais adequado ao momento da sua aplicação, o que possibilitará seletividade à cultura, além de melhor eficácia de controle e proteção ambiental”, afirma Carlos Alberto Mathias Azania, pesquisador do IAC.
 

Além de Azania, colaboram na publicação os autores Andrea Padua Mathias Azania, Lucas Carvalho Cirilo e Antonio Luiz Cerdeira, todos colaboradores da equipe do Programa Cana/Matologia, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).
 

Segundo os autores, dentro de padrões normais de clima e manejo do canavial, os fundamentos abordados constituem importante ferramenta de auxílio em relação ao posicionamento de herbicidas. “Por ser a agricultura uma atividade de risco, mesmo seguindo todos os fundamentos técnicos, as intempéries climáticas ou incêndios em canaviais podem ocorrer e comprometer o resultado esperado”, destaca o pesquisador do IAC. Azania, coordena o Curso on-line Posicionamento de Herbicida, iniciado em janeiro de 2021.

Por Carla Gomes (MTb 28156) e Mônica Galdino (MTb 47045)

SEM COMENTÁRIO