26.6 C
Uberlândia
quinta-feira, setembro 19, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosBoletim sobre os fundamentos da aplicação de herbicidas em cana

Boletim sobre os fundamentos da aplicação de herbicidas em cana

O acesso à publicação é on-line e gratuito

Cana – Créditos: shurtterstock


O Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, lançou o Boletim Técnico IAC 229 – Fundamentos para Aplicação de Herbicidas em Cana-de-Açúcar, em 7 de dezembro de 2021. A publicação foi elaborada para auxiliar canavicultores e técnicos na escolha dos herbicidas a serem aplicados nos canaviais. O boletim on-line e gratuito e pode ser baixado clicando aqui.
 

A obra reúne informações sobre a flora daninha e a construção de históricos de infestação, a disponibilidade de água no solo de acordo com a época de aplicação dos herbicidas, a análise físico-química das moléculas ajustada à época da aplicação e o fundamento da dose dos herbicidas de acordo com a textura do solo.

“O boletim traz conhecimento para o profissional eleger o herbicida mais adequado ao momento da sua aplicação, o que possibilitará seletividade à cultura, além de melhor eficácia de controle e proteção ambiental”, afirma Carlos Alberto Mathias Azania, pesquisador do IAC.
 

Além de Azania, colaboram na publicação os autores Andrea Padua Mathias Azania, Lucas Carvalho Cirilo e Antonio Luiz Cerdeira, todos colaboradores da equipe do Programa Cana/Matologia, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).
 

Segundo os autores, dentro de padrões normais de clima e manejo do canavial, os fundamentos abordados constituem importante ferramenta de auxílio em relação ao posicionamento de herbicidas. “Por ser a agricultura uma atividade de risco, mesmo seguindo todos os fundamentos técnicos, as intempéries climáticas ou incêndios em canaviais podem ocorrer e comprometer o resultado esperado”, destaca o pesquisador do IAC. Azania, coordena o Curso on-line Posicionamento de Herbicida, iniciado em janeiro de 2021.

Por Carla Gomes (MTb 28156) e Mônica Galdino (MTb 47045)

ARTIGOS RELACIONADOS

Defensivos agrícolas – Estudos trazem novidades

A utilização de defensivos agrícolas em diferentes culturas do agronegócio brasileiro ...

Arysta LifeScience acessará o mercado de ferrugem asiática da soja no Brasil com novo fungicida da Isagro

Arysta LifeScience, uma empresa da Platform Specialty Products, e Isagro anunciaram acordo comercial de longo prazo para o desenvolvimento e distribuição de misturas à...

Dessecação em pré-semeadura reduz incidência de plantas daninhas

Alfredo Junior Paiola Albrecht ajpalbrecht@yahoo.com.br Leandro Paiola Albrecht Professores da UFPR " Setor Palotina e supervisores do Grupo Supra Pesquisa Fábio Henrique Krenchinski Vinicius Gabriel Caneppele Pereira Acadêmicos de Agronomia...

No dia do agricultor, é preciso valorizar quem tem a responsabilidade de alimentar o mundo

A produção global de alimentos deve aumentar 50% até 2050 para alimentar aproximadamente 10 bilhões de pessoas no planeta. E para suprir boa parte desta demanda,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

66130 64797