32.6 C
Uberlândia
sábado, setembro 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosBom Futuro já colheu 12,6% da sua área de soja em Mato...

Bom Futuro já colheu 12,6% da sua área de soja em Mato Grosso

Expectativa é que 170 mil hectares estejam colhidos até final de janeiro para a safrinha de algodão

Máquinas colhendo soja – Divulgação BF

A colheita de soja nas fazendas da Bom Futuro segue em ritmo satisfatório em Mato Grosso, mesmo com as chuvas constantes no estado. Dos 316,6 mil hectares semeados, 40 mil já foram colhidos – 12,6% do total. “Chove bastante em Mato Grosso, mas é em parte do período. Diariamente, conseguimos três ou quatro horas de colheita, o que dá um bom ritmo para o trabalho”, avalia Inácio Modesto Filho, diretor de Produção da Bom Futuro. 

A expectativa é que a safrinha de algodão inicie em menos de 30 dias em 170 mil hectares. O restante da área deve ser colhido até o final de fevereiro, segundo o diretor. “A previsão do tempo nos mostra que o tempo vai ‘abrir’ na segunda quinzena de janeiro, o que possibilitará concluir a colheita nos 130 mil hectares que faltam para implantar as lavouras de algodão”, diz Inácio Modesto. 

O diretor explica que o planejamento das safras é fundamental para que não haja complicações neste momento. “Estamos verificando no estado a falta de entrega do diquat, herbicida utilizado para dessecação das lavouras, e que pode trazer prejuízos para os agricultores. Na empresa, este produto está ‘na casa’ desde o ano passado e não temos impacto. Aliado a um bom parque de máquinas, vamos conseguir finalizar a colheita desta safra no prazo esperado”. 

A região mais adiantada para a Bom Futuro é a Norte, nos arredores de Matupá, onde ocorreram as primeiras chuvas no início da safra, em 2021. De forma geral, Inácio avalia o ritmo da colheita de soja como satisfatória em Mato Grosso. 

“A partir do dia 15 de janeiro a previsão é que reduzirá a incidência de chuvas, com apenas pancadas durante o dia e os trabalhos devem acelerar. Mesmo assim, acredito que haverá soja ardida no campo e as médias gerais podem baixar. E em fevereiro as chuvas devem aumentar novamente”, finaliza. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Ferramenta transfere sustentabilidade à aviação agrícola e eleva potencial produtivo de lavouras

Sistema de análise detecta organismos vivos, mapeia reservas ambientais e áreas residenciais no entorno de lavouras; tecnologia surge como solução frente às iniciativas em...

Milho safrinha: escolha da semente ou de tecnologias?

Sem dúvidas, a escolha da semente é um passo importante para obter altas produtividades de uma cultura, mas é na lavoura que ela expressa o seu potencial genético.

Encontro Técnico vai discutir tecnologias da produção e uso de pastagens em MT

Evento realizado pela Fundação MT, Acrimat e Imac, que acontece dia 17 de setembro, em Rondonópolis, será gratuito e contará com a apresentação de especialistas

Bicudo do algodoeiro tem tratamento

O bicudo causa sérios prejuízos à cultura do algodoeiro, sendo os principais danos nos botões florais e maçãs, onde os insetos adultos fazem orifícios...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!