18.1 C
São Paulo
segunda-feira, agosto 8, 2022
-Publicidade-
Inicio Destaques Boro é indispensável ao cafeeiro

Boro é indispensável ao cafeeiro

Vinícius Teixeira LemosEngenheiro agrônomo, consultor e professor de Agronomia – Centro Universitário Una de Bom Despacholemosvt@yahoo.com.br

Café – Crédito: shurtterstock

Dentre todos os micronutrientes utilizados pela planta, um merece atenção: o boro. O micronutriente apresenta funções indispensáveis à planta de café, dentre as quais: germinação do grão de pólen, crescimento do tubo polínico, regulagem da síntese da parede celular, crescimento de meristemas e atividade enzimática.

Desta forma, salienta-se a importância de se suprir de forma adequada esse nutriente, principalmente pela sua influência no pagamento da florada, que interfere diretamente na produção do cafeeiro.

Malavolta (2006) resume as funções do boro na planta do seguinte modo:

1. Absorção e transporte de água e nutrientes;

2. Maior vegetação;

3. Maior pegamento das floradas, menor esterilidade;

4. Proteção contra doenças;

5. Melhora na qualidade dos produtos.

Não deixe faltar

O boro é um micronutriente encontrado na matéria orgânica. Os fatores que contribuem para sua falta são: lixiviação, falta de cálcio ou calagem excessiva, ou ainda o excesso de nitrogênio na adubação, entre outros fatores, da seguinte maneira: a falta de matéria orgânica no solo ou a dificuldade de sua mineralização provocada pela seca acarretará a indisponibilidade do boro às plantas. Por outro lado, o excesso de chuva pode retirar esse nutriente da área de ação das raízes por meio da lixiviação.

A falta de cálcio dificulta a absorção de boro. Porém, a calagem excessiva poderá alterar o pH do solo, diminuindo assim a absorção não só do boro, mas também de outros nutrientes. A figura 1 do livro manual de nutrição mineral de plantas do autor Eurípedes Malavolta exemplifica bem isso:

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Destaques Boro é indispensável ao cafeeiro