24.6 C
Uberlândia
sexta-feira, outubro 11, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosBracell recebe evento sobre restauração florestal

Bracell recebe evento sobre restauração florestal

Foto: Igor Macedo/ Bracell

A Fazenda Salgado, pertencente à Bracell no município de Inhambupe (BA), será a sede da 5ª Reunião Técnica do Grupo Temático (GT) Restauração da Sociedade de Investigações Florestais (SIF), instituição ligada à Universidade Federal de Viçosa (UFV). Os participantes irão discutir a recuperação de áreas degradadas em diferentes vertentes para a restauração florestal. O encontro, que reunirá especialistas e profissionais de empresas do setor florestal e de mineração de vários estados, ocorrerá nos dias 17 e 18 de setembro.

Durante o evento, temas como “Recuperação de Solos para Restauração Florestal” e “Restauração Produtiva” serão debatidos. A abertura será feita pelo professor Guilherme Chaer, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Na manhã do primeiro dia, o biólogo Igor Macedo, especialista em Meio Ambiente da Bracell e coordenador-geral do GT Restauração, e o engenheiro florestal D’Lano Sathler, especialista socioambiental da Assessoria de Sustentabilidade na Cenibra – Celulose Nipo Brasileira S. A., irão apresentar cases sobre o tema “Recuperação de Solos para Restauração Florestal”.

À tarde, Eduardo Ciriello, da Futura Florestal, fará uma contextualização sobre “Restauração Produtiva”. Rafael Brasileiro, cofundador e diretor de Growth na Toca – consultoria responsável pelos projetos do Sistema Agroflorestal Coletivo (SAF) da Bracell –, e Paulo Rodrigues, coordenador de Meio Ambiente da Suzano, também falarão sobre a temática, com apresentações de cases do assunto e discussão com os profissionais presentes.

Já no dia 18, os especialistas visitarão a principal reserva ambiental da Bracell: a RPPN Lontra, localizada nos municípios de Entre Rios e Itanagra, e mais duas iniciativas em Alagoinhas: uma no Projeto São Sebastião, onde a empresa utiliza resíduos industriais para restauração do solo, e outra na comunidade Tombador, para conhecer uma área de sistema agroflorestal.

Criado em 2019, o GT Restauração Florestal é uma iniciativa da SIF em parceria com empresas que praticam restauração. O objetivo do grupo é buscar o desenvolvimento nacional das atividades de restauração florestal por meio da integração e discussões técnicas sobre temas que contribuam para o progresso do setor no Brasil e tornar as atividades de restauração florestal brasileira referência mundial em técnicas, sustentabilidade e redução de custos. Além disso, o GT busca promover trocas de conhecimento entre empresas de base florestal, mineradoras e de geração de energia e a Universidade Federal de Viçosa para atender as novas demandas de inovações técnicas e operacionais das atividades de restauração florestal.

“O GT Restauração é um espaço aberto para as associadas se posicionarem e para construírem, juntas, resultados importantes na ciência da restauração não só para as companhias, mas também produtos técnicos e científicos robustos para um alcance global”, destaca Igor Macedo.

Participam da iniciativa representantes das empresas associadas AngloAmerican, Bracell, Cenibra, CMPC, Suzano, TTG Brasil, Vallourec e Veracel em parceria com a SIF, sob a coordenação operacional de Patrícia Laviola, e a UFV, sob coordenação técnica do professor doutor Sebastião Venâncio Martins, de Minas Gerais.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!