23.3 C
São Paulo
segunda-feira, julho 4, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Características da soja ideal

Características da soja ideal

Autores

Erica Camila Zielinski
Engenheira agrônoma e analista de pesquisa
Wellington Ferreira Cerqueira
Engenheiro agrônomo e supervisor técnico
Daniela Andrade
Engenheira agrônoma e supervisora de Planejamento e Gestão Agrícola
daniela.agronomia@hotmail.com A

No Brasil a soja é a cultura mais importante em área plantada, utilizada largamente em estratégias comerciais e negociações externas. Todas as vantagens e desempenho dessa cultura são possíveis graças à constante pesquisa e inovação desenvolvidos no País, visando cultivares cada vez mais adaptadas e produtivas.

Ao longo dos anos ocorreu uma mudança gradativa das cultivares utilizadas, principalmente em decorrência das variedades geneticamente modificadas. Outro ponto de grande relevância foi o desenvolvimento de variedades com hábito de crescimento indeterminado e ciclo precoce.

Cultivares

Não existe uma receita de bolo – a melhor cultivar dependerá de fatores edafoclimáticos associados à produção, como: solo, regime pluviométrico, finalidade do plantio e nível de investimento. Porém, em geral as cultivares que vêm apresentando melhor desempenho nos últimos anos são as de crescimento indeterminado.

Essa característica faz com que as variedades sejam mais tolerantes a períodos de estiagem, porque o florescimento ocorre juntamente com o desenvolvimento da planta, diferente das cultivares de ciclo determinado, em que a inflorescência ocorre no último nó e quando ocorre estiagem durante o desenvolvimento vegetativo o crescimento e desenvolvimento são prejudicados, pois diminui o número de entrenós, impactando diretamente na produtividade final.

As cultivares de ciclo precoce têm exibido bons resultados, pois propiciam um rápido desenvolvimento, e assim a possibilidade de uma segunda safra, dentro de uma janela de escape, levando a uma menor pressão de pragas e doenças.

Na prática

O conjunto desses manejos proporciona melhores resultados ao longo dos anos e, consequentemente, elevadas produtividades, resultado do melhoramento genético de soja, que vem auxiliando em decorrência do melhor controle de sanidade dos materiais, como a tecnologia de controle de lagartas e uma outra, de controle da ferrugem asiática.

Com esses mecanismos, associados a uma genética de ponta e manejo de qualidade, os produtores vêm alcançando produtividades acima de 85 sacas/ha em grandes áreas.

Características

O mais importante é a escolha da variedade ideal para cada localidade, levando em consideração a cultivar adaptada ao clima, os fatores de fertilidade, a doenças de solo e ao investimento do produtor. Atualmente, as empresas possuem inúmeras estações de pesquisa distribuídas pelo País, buscando mais informações de adaptabilidade e comportamento das cultivares em diferentes locais, a fim de auxiliar os produtores na escolha correta da variedade de soja.

A semente

A semente é o fator determinante do sucesso de plantio da lavoura de soja. Para realizar uma boa compra de semente deve-se levar em consideração a germinação e o vigor da semente para se obter um estabelecimento de plantas uniforme e de alta performance, com a população desejada por hectare.

As sementes de alto vigor possuem maior uniformidade no estande, maior velocidade de germinação, além desempenhar uma melhor performance em situações mais extremas, como secas e veranicos. Dessa forma, lavouras estabelecidas com sementes de alto vigor possuem melhores condições para obter altas produtividades e maior lucratividade.

Para obter altas produtividades o agricultor precisa ter a certeza e a garantia de que suas sementes vão germinar e atingir o estande desejado com plantas de alta performance. Sendo assim, deve-se levar em consideração, na hora da compra, a qualidade da semente para não prejudicar seu plantio.

Desempenho da lavoura

O primeiro grande manejo é a rotação de culturas, capaz de proporcionar a ciclagem dos nutrientes, controle de pragas e doenças de solo, e possibilitar a realização do plantio direto, que auxilia na conservação do solo.

A realização de dessecação e aplicação de pós-emergentes no momento correto diminuiu as perdas por competição, reduzindo o custo ao longo do ciclo da cultura. Outra prática importante é o manejo integrado de pragas e doenças, possibilitando o controle eficiente com aplicações e conciliando produtos seletivos, fisiológicos e biológicos, proporcionando a sustentabilidade do sistema.

Erros

Deve ser evitada a realização de plantio em áreas com problemas nas dessecações, devido a algumas plantas indesejadas de difícil controle ou manejo que podem estar presentes na área e as mesmas não possuírem herbicidas seletivos à soja, para efetuar o seu controle.

Na realização do plantio é importante atentar para a regulagem de sementes e à profundidade de plantio, evitando o envelopamento dos discos, possibilitando sementes com profundidades uniformes e uma lavoura bem implantada.

No desenvolvimento da soja não se deve descuidar dos monitoramentos, para verificar o índice de pragas, presenças de doenças e sua severidade, além das plantas daninhas em pós-emergência, para se fazer um bom controle no momento certo, reduzindo gastos e mantendo o potencial produtivo da variedade.

Custo envolvido

Com relação ao custo, existe uma grande variação entre as tecnologias e, principalmente, entre a forma de comercialização da semente. As variações de vendas entre as empresas são grandes, indo desde a clássica venda de semente, baseando-se no peso de mil sementes e na germinação média para obter o volume necessário para a área, acarretando sobras ou faltas de sementes.

Sistemas mais modernos estão no mercado a anos e vêm apresentando excelentes resultados em que as empresas oferecem ao produtor o hectare plantado de acordo com a necessidade do mesmo, fornecendo a quantidade de sementes suficiente baseado em número de plantas por hectare, utilizando dados atualizados de vigor e germinação, facilitando a compra e diminuindo os inconvenientes de risco de sobra ou falta de sementes.

Vale ressaltar que as sementes com tecnologia geneticamente modificada sofrem regulamentações internacionais sobre pagamento de detenção dessas tecnologias, chegando a ser cerca de 30% mais caras que o valor de uma semente comum. O pagamento é realizado no momento da compra da semente ou na moega, no momento da venda, em caso de semente salva.

“Na realização do plantio é importante atentar para a regulagem de sementes e à profundidade de plantio, evitando o envelopamento dos discos, possibilitando sementes com profundidades uniformes e uma lavoura bem implantada”

Inicio Revistas Grãos Características da soja ideal