26.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasBrasil alcança recorde de nacionalização de módulos fotovoltaicos no primeiro tri

Brasil alcança recorde de nacionalização de módulos fotovoltaicos no primeiro tri

Crédito: AgroPower

O Brasil atingiu em abril a marca de 42 GW de capacidade instalada solar fotovoltaica, dos quais 11,GW correspondem à Geração Centralizada (GC), uma elevação de 48% em comparação com o ano anterior, segundo dados da Aneel. Nos três primeiros meses deste ano, as importações de módulos fotovoltaicos totalizaram 5,6 GWp, maior índice registrado na avaliação trimestral, como mostra o novo Estudo Estratégico de Geração Centralizada conduzido pela Greener, empresa de inteligência de mercado especializada no setor fotovoltaico.

Em 2023, de acordo com o levantamento, foram 17,5 GW de módulos nacionalizados, uma leve redução de 1,7% em comparação com o ano anterior.

Por outro lado, os fabricantes de módulos enfrentaram uma desaceleração de 24% nos contratos firmados, totalizando 5,5 GWp entre março de 2023 e fevereiro de 2024, o que sugere um pipeline reduzido de usinas implementadas no decorrer de 2025 e 2026.

O estudo revela que no mesmo período foram outorgados 58 GW de novos projetos solares, totalizando 144 GW, sendo 7,1 GW em estágio de construção e 12 GW já em operação.
  ​​ ‍ 

A Greener também mapeou 14,6 GWp de PPAs solares assinados desde 2018 até fevereiro deste ano. Desse total, 2,4 GWp foram registrados em 2023, o que representa 581 MWm de energia comercializada no mercado livre, equivalente ao volume registrado em 2022.

“O último ano foi bastante desafiador para os negócios,. Por outro lado, nunca tivemos uma demanda tão grande de módulos fotovoltaicos como neste primeiro trimestre, o que indica um 2024 bastante promissor em termos de investimentos no setor, com previsão de 5 GW em implantações”, afirma Marcio Takata, CEO da Greener.

O Estudo de Geração Centralizada pode ser acessado no site da Greener.

ARTIGOS RELACIONADOS

Entenda o que é um sistema fotovoltaico e os benefícios em obtê-lo

Crescimento do mercado de energia solar abre portas para novas opções de sistemas elétricos

Energia solar supera eólica no Brasil

O Brasil tem registrado uma intensa inserção de fontes renováveis, notadamente a solar fotovoltaica, na matriz elétrica nacional. Tais fontes estão estreitamente alinhadas com os princípios de ESG e oferecem uma excelente oportunidade para a geração de empregos formais e, ao mesmo tempo, uma maior arrecadação de impostos e tributos por parte do poder público, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da nação.

Tecnologia digital – O futuro chega ao campo

Estamos vivendo uma nova revolução de valores e de requisitos para a sustentabilidade. O Agro 4.0 já é realidade nos ecossistemas de inovação e em parte do agronegócio, com franca expansão no Brasil. Neste cenário, a tecnologia digital é essencial, tanto para o monitoramento no campo como no aproveitamento das informações (Big Data) para a tomada de decisões com suporte em ampla base de conhecimento (data analysis), no funcionamento de equipamentos e implementos inteligentes (IoT + IA) e no tratamento de imagens coletadas e transmitidas em tempo real (5G).

O papel da energia solar agrícola

O agro acordou para a realidade de instalar usinas solares, muito devido à economia de energia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!