26.6 C
Uberlândia
sexta-feira, junho 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosBroca-do-café agora tem controle

Broca-do-café agora tem controle

 Crédito Cristiano Soares Oliveira
Crédito Cristiano Soares Oliveira

As duas principais pragas do café agora são controladas pelo inseticida Tracer®, da Dow AgroSciences. O produto, que já tinha registro para o combate ao bicho-mineiro, acaba de receber aprovação para a broca-do-café. “A extensão da bula de Tracer® na cafeicultura reforça a presença da Dow neste mercado tão importante para o Brasil e para nossa empresa. Com este novo registro, o inseticida passará a ser comercializado ainda neste ano, já para a safra 2016/17“, afirma André Baptista, gerente de marketing para Café e Hortifrúti da companhia.

Alerta

Os cafeicultores vêm se deparando com um aumento da resistência das pragas da cultura, especialmente porque muitos dos produtos disponíveis são misturas das mesmas moléculas. Com isso, a performance deles acaba caindo e até se perdendo por completo.

Tracer® chega como o mais viável aliado do cafeicultor, com modo de ação exclusivo no café, fundamental para rotacionar com as demais opções e, assim, diminuir a pressão de pragas resistentes, trazendo sustentabilidade no manejo.

Além disso, Tracer® é seletivo aos inimigos naturais, preservando estes predadores sem causar desequilíbrio na população de ácaros. Tais características também o diferenciam de outros inseticidas e o tornam uma ótima ferramenta para o manejo integrado de pragas da cultura do café, com equilíbrio e economia para o negócio do produtor. Alguns destes inimigos naturais, por exemplo, apresentam eficiência de predação de até 70% das pragas.

“Promover a sustentabilidade da cadeia cafeeira é fundamental. Os mecanismos de ação de Tracer® favorecem o uso racional de defensivos na cultura. Tracer, que sempre foi o inseticida padrão de controle nas culturas em que foi utilizado, como milho e algodão, agora chega como excelente ferramenta para controlar as principais pragas do café“,  complementa André Baptista.

Premiações e certificações

Em seu lançamento nos Estados Unidos, o inseticida recebeu o Green ChemistryAward, um dos principais prêmios concedidos às tecnologias mais sustentáveis do mundo. Tracer® tem origem biológica e é derivado da fermentação de microrganismos com forte ação inseticida.

No Brasil, o produto possui o selo do IBD para agricultura orgânica e ativo harmonizado para exportação. O IBD é a maior certificadora agropecuária e alimentícia da América Latina.

Essa matéria você encontra na edição de janeiro 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Nova proteção para soja e milho da UPL Brasil é lançada no Show Rural Coopavel

UnizebGlory é a primeira mistura de protetor e solução sistêmica com ação multissítio para manejo de resistência de fungos A UPL Brasil fará o lançamento...

Mecanização – Um caminho sem volta

Eng. Agro. MSc. Felipe Santinato fpsantinato@hotmail.com Eng. Agro. Alino Pereira Duarte Prof. Dr. Rouverson Pereira da Silva Eng. Agro. Roberto Santinato A evolução tecnológica é uma realidade presente...

Gehaka anuncia nova versão do medidor de umidade de café

Autoridade em medidores de umidade de grãos, a Gehaka lança o G610i, novo equipamento da família G600 e G600i, referências no mercado e instrumentos...

Agricultores recuperam cerca de 220 quilômetros de estradas na Bahia

Preocupados com a logística para escoamento da safra e garantindo melhor acesso para as famílias que vivem na zona rural, os agricultores baianos recuperaram,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!