Brócolis orgânico

0
95

Juliano de Oliveira e Silvajuliano.oliveira@emater.df.gov.br

Daniel Rodrigues de Oliveira daniel.oliveira@emater.df.gov.br

Extensionistas rurais da EMATER-DF

Brócolis – Crédito: Shutterstock

O brócolis é uma planta que adora: 1. solo fofo e sem compactação; 2. solo sem encharcamentos e com boa drenagem da água de chuva ou de irrigação; 3. solo vivo, com elevada quantidade de matéria orgânica e; 4. clima com temperaturas amenas e elevada radiação solar; 5. adubação equilibrada e em quantidade crescente desde o transplantio da muda até a colheita.

Neste contexto, as dicas abaixo ajudarão o agricultor a produzir mais e melhor, bem como obter um custo baixo.

Dica 1: use cultivares adequadas ao clima local

A escolha de cultivares adaptadas às condições climáticas é o primeiro passo para o cultivo exitoso de brócolis orgânico. Adicionalmente, o agricultor pode escolher cultivares de brócolis que apresentem proteção contra doenças diversas, entre as quais têm se destacado algumas para o plantio orgânico (Tabela 1 e Tabela 2)

Tabela 1: Cultivares de brócolis cabeça única indicados para cultivo orgânico

Empresa produtora de sementes Tipo Nome da cultivar Época de plantio Proteção
Tsv Sementes Brócolis cabeça única Master Verão Alta tolerância à formação de ramos laterais e a talo oco
Sakata Brócolis cabeça única Logan Inverno Resistência à Alternaria
Isla Brócolis cabeça única Strong Inverno Resistência ao Míldio e doenças foliares
Topseed Brócolis cabeça única Salinas Outono/Inverno Resistente ao míldio
Topseed Brócolis cabeça única Verato Ano todo Resistência à Xanthomonas campestris

Tabela 2: cultivares de brócolis ramoso indicados para cultivo orgânico

Empresa produtora de sementes Tipo Nome da cultivar Época de plantio Proteção
Sakata Brócolis ramoso Hanabi Ano todo Resistência a Xanthomonas campestris
Horticeres Brócolis ramoso Piracicaba Ano todo  Flexibilidade em relação ao clima

Vale destacar que, apesar dos avanços obtidos pelas empresas de sementes, o brócolis é uma planta que produz mais e melhor em clima ameno (6°C até 23°C) e com boa umidade do ar (entre 55% e 75%).

Em outras palavras, o brócolis deve ser plantado no outono/inverno. É interessante procurar um engenheiro agrônomo ou técnico agrícola de sua confiança para escolha de uma cultivar adaptada à sua realidade.

Dica 2: plante mudas bem nutridas e sadias

O transplantio de mudas corretamente manejadas e adubadas, cultivadas em bandejas de plástico com 128 células, e com idade máxima de 28 dias é o segundo passo para se obter elevada produtividade e redução de custo.

Visualmente, as mudas ideais apresentam altura de 5,0 cm, caule com 2,0 milímetros, raízes de coloração branca aderidas em todo o substrato e possuem folhas com coloração verde escura, principalmente as folhas de baixo, também chamadas de folhas cotiledonares.

Dica 3: aplique calda de microrganismos nas mudas antes do transplantio

O cultivo de brócolis é suscetível a diversas doenças foliares e de solo, com destaque para aquelas doenças conhecidas popularmente como tombadeira (causadas pelo fungo Fusarium oxysporum), mofo branco (causado pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum), manchas foliares (causadas pelos fungos Alternaria brassicae e Alternaria brassicicola), míldio (causado pelo fungo Hyaloperonospora parasitica) e hérnia (causada pelo protozoário Plasmodiophora brassicae).

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.