Bunge e Solazyme expandem joint venture

0
156

aposte-nos-oleos-vegetais-1-813-thumb-570

Times globais comercializarão juntos óleos e ingredientes inovadores à base de microalgas para alimentos mais saudáveis e sustentáveis

Solazyme (Nasdaq: SZYM), empresa pioneira em inovação com microalgas e Bunge Limited (NYSE: BG), empresa líder global em agronegócio e alimentos, óleos vegetais, anunciaram hoje acordo que expande joint venture (“JV”) para incluir foco em alimentos, considerando uma gama de inovadores óleos para alimentos e produtos para nutrição animal. A expansão da joint venture será construída usando as tecnologias inovadoras em fermentação de microalgas da Solazyme, em conjunto com o conhecimento e liderança global da Bunge em óleos e ingredientes para alimentos, incluindo óleos vegetais. Além disso, as partes entraram em um acordo separado para expandir seus programas de pesquisas co-financiados para cobrir novos produtos exclusivos em nutrição e gorduras especiais. A  produção ocorrerá inicialmente nas instalações operacionais da JV, localizada no estado de São Paulo, Brasil, onde se encontram os maiores tanques aeróbios de fermentação do mundo.

Como parte do acordo, os óleos de microalgas AlgaWise Ultra Omega-9 e AlgaWise de Alta Estabilidade, além da manteiga de microalgas AlgaWise, serão comercializadas pela equipe global de vendas e aplicações da Bunge, que traz um profundo conhecimento no mercado de alimentos e presença global significativa.  Além disso, a Bunge lidará com aspectos de comercialização.

Os óleos para alimentos AlgaWise permitem o avanço da nutrição humana de forma saudável e sustentável

A JV expandida produzirá e comercializará uma gama de produtos que são novidade para o mundo, altamente diferenciados e que oferecem soluções inovadoras para as principais necessidades da indústria de alimentos:

  • AlgaWiseUltra Omega-9 (AlgaWise Ultra Omega-9 Algae Oil) é um óleo de microalgas extremamente neutro, com nível de gorduras monoinsaturadas, ácidos graxos essenciais para a saúde do coração, mais alto do mercado (>90%). Com o menor nível de gordura saturada que qualquer outro óleo (
  • AlgaWise de Alta Estabilidade (AlgaWise High Stability Algae Oil)tem um desempenho que se traduz em mudança de patamar, com estabilidade mais alta do que qualquer outro óleo no mercado, mais de 87% de gorduras monoinsaturadas e apenas 2% de poli-insaturados. O óleo de microalgas de Alta Estabilidade apresenta uma estabilidade oxidativa sem precedentes com zero gordura trans por porção. Com um sabor excepcionalmente neutro e alta estabilidade sob todas as temperaturas, o  óleo de funciona bem em frituras industriais, sprays/coberturas, sprays para untar panelas e em misturas.  O ingrediente permitirá aos fabricantes eliminarem os conservantes adicionados a alimentos muito usados no cotidiano, como molhos e maionese, permitindo rótulos mais limpos e eliminando completamente os óleos parcialmente hidrogenados.
  • A Manteiga de microlgas AlgaWise (AlgaWise Algae Butter) tem composição e funcionalidade semelhantes às gorduras estruturadas de alto valor, como a estearina de carité, que tem alta proporção de triglicerídeos esteárico-oleico-esteárico (~70%). Além disso, este óleo exclusivo oferece uma alternativa ao cultivo não sustentável de óleo de palma e pode ser utilizado em uma ampla gama de produtos. O ingrediente tem valor significativo no mercado de confeitaria, já que oferece fornecimento confiável, escalável e sustentável, além de ser uma alternativa mais saudáveis para panificação, confeitaria, spreads e outras aplicações. Este produto deve estar disponível no mercado norte-americano em 2016.

Soren Schroder, CEO da Bunge Limited disse: “Aprofundar nosso relacionamento com a Solazyme nos permite ter uma oferta diferenciada de produtos para alimentos e ingredientes para nutrição animal. Com a Solazyme, acreditamos que estamos trazendo a verdadeira inovação e mais sustentabilidade para a indústria de alimentos. Esses ingredientes saudáveis para alimentos a partir de microalgas tem um enorme potencial de gerar um impacto positivo em nutrição e funcionalidade para nossos clientes ao redor do mundo. Estamos muito animados em relação ao potencial de comercializar esses ingredientes de forma ampla.“

 “Nossos óleos de microalgas para alimentos trazem enormes benefícios, tanto para a saúde das pessoas como para o nosso planeta. Ficamos muito felizes em aprofundar nosso relacionamento com a Bunge, uma importante parceira de longo prazo que compartilha nossa visão e entende o valor da nossa plataforma tecnológica,” comentou Jonathan Wolfson, CEO da Solazyme. “Através da expansão desse compromisso, fortalecemos nossa parceria para oferecer ingredientes com alto valor para o mercado e alavancar as capacidades de distribuição e aplicação comprovadas pela Bunge, com o nosso exclusivo motor de inovação tecnológica.”

Sustentabilidade

Os ingredientes serão produzidos na unidade da Solazyme Bunge no Brasil, adjacente à Usina Bunge Moema, utilizando-se açúcar da cana-de-açúcar como matéria-prima. Os óleos produzidos na unidade têm uma das menores pegadas de carbono e uso de água que qualquer outro óleo vegetal disponível em escala no mercado, além de alcançar uma produtividade de óleo por hectare de terra comparável ao rendimento de outras oleaginosas.

Histórico de colaboração

O comunicado de hoje é parte de uma história de colaboração entre as duas empresas, que teve início com o investimento de capital feito pela Bunge na Solazyme em 2010, seguido pelo acordo original de Joint Venture em abril de 2012, que estabeleceu a unidade de produção em Orindiúva, bem como vários programas de desenvolvimento cofinanciados durante o período.

Sobre a Solazyme, Inc.

A Solazyme, Inc. desenvolve e vende óleos e ingredientes inovadores, sustentáveis e de alto desempenho, que são melhores para as pessoas e para o planeta. Começando com microalgas,  fonte original de óleo do mundo, a Solazyme cria óleos e ingredientes renováveis, que servem como base para alimentos mais saudáveis; produtos industriais de alto desempenho; soluções incomparáveis de cuidado pessoal e doméstico; e combustíveis mais sustentáveis. Com sede no Sul de São Francisco, a missão da Solazyme é solucionar alguns dos maiores problemas do mundo com uma das menores e mais antigas formas de vida do mundo: as microalgas. Para mais informações, visite o site da Solazyme: www.solazyme.com.

Solazyme® e o logo da Solazyme são marcas registradas da Solazyme, Inc.

Sobre a Bunge

A Bunge Limited (www.bunge.com, NYSE: BG) é uma empresa global líder em agricultura e alimentos, atuando em mais de 40 países, com aproximadamente 35 mil funcionários. A Bunge vende, compra, armazena e transforma oleaginosas e grãos para atender seus clientes em âmbito mundial; processa oleaginosas para produzir farelo de proteína para ração animal e produtos de óleo comestível para clientes comerciais e consumidores; produz açúcar e etanol a partir de cana de açúcar; tritura trigo, milho e arroz para fazer ingredientes utilizados por empresas de alimentos; e vende fertilizantes na América do Sul. Fundada em 1818, a empresa está sediada em White Plains, Nova York.

Declarações Prospectivas

O presente comunicado à imprensa contém declarações prospectivas de acordo com a Lei de Reforma de Contencioso sobre Títulos Privados de 1995, incluindo declarações que envolvem riscos e incertezas relativos a: a capacidade de determinados projetos de energia para fornecer redundância; o desempenho futuro da performance elétrica e a vapor na instalação, desempenho da produção antecipado na instalação.  Quando utilizados neste comunicado à imprensa, verbos no futuro e termos como “espera“, “pretende“ e outra expressões similares e quaisquer outras declarações que não sejam fatos históricos têm a intenção de identificar essas afirmações como declarações prospectivas de acordo com a Lei de Reforma de Contencioso sobre Títulos Privados de 1995. Qualquer declaração poderá ser influenciada por vários fatores, muitos dos quais estão além do controle das empresas, que podem fazer com que os resultados reais e resultados futuros sejam substancialmente diferentes daqueles projetados, descritos, expressados ou implícitos neste comunicado à imprensa devido a diversos tipos de riscos e incertezas. Potenciais riscos e incertezas incluem, entre outras coisas: histórico operacional limitado; histórico limitado na comercialização de produtos; risco de implantação de novas tecnologias; experiência limitada na construção, desenvolvimento e operação de instalações fabris comerciais; atrasos ligados à instalação e desenvolvimento de instalações de produção; e a disponibilidade de energia e vapor consistentes e confiáveis. Desta forma, nenhuma garantia pode ser dada quanto ao fato de que qualquer dos eventos previstos pelas declarações prospectivas realmente surgirá ou ocorrerá, ou caso isso aconteça, qual impacto tais eventos terão nos resultados das operações ou condição financeira.

Além disso, consulte os documentos que a Solazyme, Inc. deposita junto à Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos Estados Unidos, inclusive seus Relatórios Trimestrais no Formulário 10-Q, conforme atualizações oportunas, para uma discussão desses e de outros riscos. Pede-se não depositar confiança indevida em declarações prospectivas, que são feitas com base apenas no cenário existente na data deste comunicado à imprensa. A Solazyme não tem nenhum dever de atualizar qualquer informação deste comunicado à imprensa.

Declarações Caucionárias Sobre Declarações Prospectivas

Este comunicado à imprensa contém declarações históricas e prospectivas. Todas as declarações, além das declarações de fatos históricos são, ou podem ser consideradas, declarações prospectivas de acordo com a Cláusula 27A da Securities Act of 1933 (Lei de Valores Mobiliários de 1933), conforme alterada, e Cláusula 21E da Securities Exchange Act of 1934 (Lei de Negociação de Valores Mobiliários de 1934), conforme alterada. Estas declarações prospectivas não se referem a fatos históricos, mas refletem nossas expectativas atuais e projeções sobre resultados, desempenho, estimativas e oportunidades.  Tentamos identificar estas declarações prospectivas utilizando verbos no futuro e palavras como “pode“, “deveria“, “poderia“, “esperar“, “prever“, “acreditar“, “planejar“, “pretender“, “estimar“, “continuar“ e expressões similares. Estas declarações prospectivas estão sujeitas a uma série de riscos, incertezas e outros fatores que podem fazer com que nossos resultados, desempenho, expectativas ou oportunidades reais sejam substancialmente diferentes daqueles expressos, ou implícitos, nestas declarações prospectivas. Os fatores importantes a seguir, entre outros, podem afetar o nosso negócio e nosso desempenho financeiro: situações do setor, incluindo flutuações em suprimento, demanda e preços para commodities agrícolas e outras matérias primas e produtos usados em nosso negócio; flutuações no custo de energia e frete e desenvolvimentos competitivos em nossos setores; os efeitos de condições climáticas e surtos de doenças em culturas e em animais em nossos negócios; condições globais e regionais sociais, políticas, de saúde e do mercado agrícola, econômico, financeiro e de commodities; o resultado de processos regulatórios ou legais pendentes; nossa habilidade de completar, integrar e de nos beneficiarmos de aquisições, disposições, joint ventures e alianças estratégicas; nossa habilidade de alcançar rendimentos, economias e outros benefícios previstos a partir de nossa redução de custos, melhora de margens e outras iniciativas de otimização de negócios; mudanças em políticas governamentais, leis e regulamentações que afetem nosso negócio, incluindo políticas agrícolas e comerciais, regulamentações fiscais e legislação de biocombustíveis; e outros fatores que afetem o nosso negócio de forma geral. As declarações prospectivas neste comunicado têm efeito a partir da data deste comunicado, e exceto se exigido por lei mobiliária federal, não somos obrigados a atualizar publicamente ou revisar quaisquer declarações prospectivas em função de eventos ou circunstâncias futuras.