18.6 C
Uberlândia
sábado, junho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosCafeeiros robusta e conillon podem sim ser esqueletados

Cafeeiros robusta e conillon podem sim ser esqueletados

José Braz Matiello

Engenheiro agrônomo e pesquisador da Fundação Procafé

jb.matiello@yahoo.com.br

Fotos José Braz Matiello
Fotos José Braz Matiello

Esqueletamento é uma poda drástica que elimina, pelo corte mais próximo ao tronco, a parte mais terminal dos ramos produtivos, visando aumentar o número e alongar as novas brotações de ramos laterais. Ao mesmo tempo, com o corte superior da haste ocorre um estímulo a essas brotações laterais

O esqueletamento e o desponte são podas semelhantes. A diferença está na distância de corte dos ramos em relação ao tronco – o esqueletamento normalmente corta a 20-40 cm e o desponte de 40-60 cm.

Outros tipos de podas adotados em cafeeiros arábica são a recepa e o decote. Já, no café conillon a poda mais usada é a programada, em que se eliminam hastes velhas e deixa-se brotar novas hastes.

O cafeeiro robusta e conillon não era esqueletado justamente por ter muitas hastes. Assim, a troca de ramos produtivos se dá pela simples troca de hastes, porém, isso exige muito trabalho de desbrota. Além disso, se tinha a impressão que os ramos laterais do conillon não brotavam bem.

Fotos José Braz Matiello
Fotos José Braz Matiello

Vantagens

O esqueletamento traz ganhos de produtividade para o cafeeiro, pois mantém toda a estrutura da ramagem, com isso havendo rápida recuperação das plantas e sua ligeira retomada produtiva.

A técnica deve ser feita após uma safra alta e com corte a cerca de 40 cm do tronco, isso lateralmente. A altura de corte da(s) haste(s) principal(is) deve ser feita a cerca de 02 m de altura, dependendo do espaçamento das plantas.

A época de fazer, quanto mais cedo, no pós-colheita, melhor e mais rápida virá a brotação.

O esqueletamento pode ser feito ou com esqueletadeiras mecanizadas, operação com trator ou com esqueletadeiras motorizadas, de operação manual, dependendo do tamanho da área a ser podada e da topografia local do cafezal.

A novidade do esqueletamento nos cafezais conillon veio para agregar à atividade, pois a técnica já era muito usada em cafeeiros arábica, permitindo economia de custos.

No caso do cafeeiro conillon, se indica seu uso combinado com a condução de menor número de hastes por planta, uma ou duas. Recomenda-se, ainda, o uso de espaçamento com menor distância entre plantas na linha, de 60 – 80 cm.

O manejo da poda deve evitar cortes muito junto ao tronco/haste dos cafeeiros, evitando-se podas tardias e, de preferência, em cafeeiros onde vêm sendo conduzidas menos hastes por planta.

 Fotos José Braz Matiello
Fotos José Braz Matiello

Custo x retorno

O custo da poda vai depender do equipamento usado – se manual ou mecanizado. Varia o rendimento de 0,5 a 1,0 ha por dia com equipamento de operação manual e de 05 – 07 ha por dia no mecanizado.

Já o retorno produtivo e econômico é sensível, pois não se utiliza a desbrota e se viabiliza a colheita mecanizada do conillon com o mesmo maquinário usado em cafeeiros arábica.

Essa matéria você encontra na edição de julho de 2018 da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar.

Ou assine

ARTIGOS RELACIONADOS

Maracaju sedia Showtec 2019

O maior evento do agro de Mato Grosso do Sul, será realizado de 16 a 18 de janeiro, com participação de 100 expositores e a feira traz o tema “Gerando negócios, produzindo conhecimento

Cafeicultura brasileira deseja mais sustentabilidade

Cecafé trabalha para evidenciar leis existentes e o salto em qualidade e sustentabilidade, que proporcionaram evolução social e ambiental dos cafés do Brasil

Encontro 2-Flores do Café e do Bem Estar UFV-CRP

Flores do Café e do Bem-Estar UFV-CRP, é um projeto idealizado pelo Mulheres AGRO UFV-CRP, Lucimar Silva e Lorena Mangabeira.

Agro Wiser – Resistência de plantas é a aposta

  A Wiser esteve presente na Hortitec com dois lançamentos: Armurox, um produto à base de silício, e Phytness, à base de algas marinhas, aminoácidosmais...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!