25.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -
InícioMercadoCafeicultores de Minas Gerais obtêm resultados positivos mesmo com a seca

Cafeicultores de Minas Gerais obtêm resultados positivos mesmo com a seca

O Programa Construindo Plantas (PCP 360) da Fertiláqua atua na fisiologia da planta e na qualidade do solo, proporcionando maior produtividade e rentabilidade da lavoura

 

Café grãosA cafeicultura é uma das principais fontes de renda na agricultura brasileira. Segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), divulgado no mês de setembro, a produção da safra de 2017 está estimada em 44,77 milhões de sacas de 60 quilos de café beneficiado.

Somente em Minas Gerais, a produção é estimada em 24,38 milhões de sacas. O parque cafeeiro do estado é formado por, aproximadamente, 3,9 bilhões de plantas, composto pelas espécies café arábica, em maior escala, e conilon. Porém, de modo geral, as condições climáticas não foram muito favoráveis à safra de café 2017. A estiagem atingiu a maioria das regiões cafeeiras e trouxe prejuízos quantitativos e qualitativos à cafeicultura mineira.

Com o avanço da tecnologia no campo, foi possível minimizar alguns fatores prejudiciais e estabelecer um manejo mais adequado que levará a uma maior produtividade. Uma das bases para se construir plantas mais produtivas é trabalhar de forma eficiente no desenvolvimento de raízes.

A tecnologia da Fertiláqua, por meio do Programa Construindo Plantas (PCP 360), estimula a planta via foliar e solo, atuando nos processos fisiológicos da planta e na qualidade do solo, o que possibilita maior produtividade com melhor rentabilidade.

O produtor Edivaldo da Silva, de Boa Esperança/MG, confirma os resultados e afirma “que com o uso das soluções, as plantas foram revigoradas, com um melhor enraizamento e raízes mais profundas, mesmo na época de seca, e a lavoura apresentou resultados mais rentáveis“.

Para o proprietário da Fazenda Serra Rica, de Carmo da Cachoeira/MG, Arnaldo Bottrel Reis, “as plantas tiveram vigor bastante expressivo depois que iniciamos o uso dos produtos da Fertiláqua. Outro ponto foi um maior crescimento de vara que aumentou a nossa produtividade“, comenta.

Já o produtor Jorge Calili, da Fazenda Pião, de Santana da Vargem/MG, afirma que um dos benefícios do uso da tecnologia foi o crescimento de ramos, além de ter uma lavoura com menos estresse no pós-colheita, proporcionando com isso melhor sanidade. “Mesmo com a seca que vimos neste ano, nossas lavouras responderam bem à falta de chuva“, explica.

O PCP 360 possui o estimulo fisiológico equilibrado para cada fase da planta, iniciando pelo solo, passando pela parte aérea, desenvolvendo assim lavouras com alto potencial produtivo, e construindo plantas mais eficientes.

Sobre o Grupo Fertiláqua

Um dos maiores grupos de nutrição, fisiologia de plantas e revitalização de solo, a empresa Fertiláqua atua por meio das marcas Aminoagro, Dimicron e Maximus, a linha Longevus no segmento de cana-de-açúcar, e a linha Golden Seeds para sementeiras e produtores de sementes. A companhia pertence ao fundo de investimento Aqua Capital. Com mais de 300 colaboradores e presença em todo o Brasil, e em outros países da América Latina, a empresa investe em pesquisa, tecnologia e inovação. A Fertiláqua conta com a sede administrativa em Indaiatuba/SP, fábricas em Cidade Ocidental/GO e Cruz Alta/RS, um centro de distribuição em Cuiabá/MT, dois Laboratórios de Análise de Sementes (LAS) e dois Centros de Inovação Tecnológica (CIT). O grupo disponibiliza uma iniciativa pioneira, o Programa Construindo Plantas (PCP), com ações específicas em cada fase das culturas, do plantio à colheita, para potencializar o desenvolvimento de plantas mais eficientes, e um solo com melhores qualidades físicas, químicas e biológicas, buscando com isso sistemas com maiores potenciais produtivos e consequentemente rentabilidade. Com o objetivo de reconhecer a qualidade das sementes de soja no mercado brasileiro, foi criado pelo grupo o selo Sementes de Verdade. Mais informações no website: www.fertilaqua.com. 

 

Informações para Imprensa:

Alfapress Comunicações

Camila Lopes (19) 2136 ” 3516 / (19) 99782-7491

camila.lopes@alfapress.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Uso de fosfatos fluidos na agricultura – Alternativa para o fornecimento de fósforo

Fabiano Pacentchuk Mestre em Agronomia, Unicentro " Guarapuava, Paraná fabianopacentchuk@gmail.com O manejo da fertilidade do solo e da nutrição mineral das plantas é fundamental para a obtenção...

Algas proporcionam uniformização na germinação do eucalipto

  Nilva Teresinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito...

Você realmente sabe adubar seu cafezal?

Carla Verônica Corrêa cvcorrea1509@gmail.com Bruno Novaes Menezes Martins brunonovaes17@hotmail.com Fabrício Custódio de Moura Gonçalves fabricio-moura-07@hotmail.com Engenheiros agrônomos e doutorandos em Horticultura " UNESP/Botucatu Muitos técnicos e cafeicultores, ao recomendarem...

Agrotêxtil é alternativa para produção protegida de repolhos

Antonia Mirian Nogueira de Moura Guerra Professora de Olericultura da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB campus Barra) mirianagronoma@hotmail.com   O repolho (Brassica oleraceavar. capitata), integrante da...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!