Cálcio e suas funções

0
171
O cálcio reduz a incidência de erosões no solo – Crédito: Luize Hess

O cálcio (Ca) é um macronutriente secundário que está presente em aproximadamente 3,6% da crosta terrestre, sendo assim, é o 5° elemento mais abundante em nosso planeta, com papel importante na agricultura brasileira.

No solo, a quantidade total de cálcio varia muito entre os tipos de solos, classificação e nível de intemperismo. A variação pode ser de 0,1% a 25% de Ca presente no solo, porém, nem sempre solos com maiores teores de Ca indicam que este elemento está disponível para a planta absorver e utilizar em seu metabolismo.

Essa liberação do elemento para a solução do solo depende de alguns fatores, como: pH do solo, capacidade de troca de cátions e presença de outros cátions no solo, gerando assim uma competição por sítios de absorção.

O cálcio também tem um papel muito importante na estrutura do solo, ao melhorar as propriedades físicas, facilitar a melhor absorção e retenção de água, agrupamento de argilas e, como consequência, reduzir a incidência de erosões no solo.

Dentro da planta

Na planta, o cálcio desempenha diversas funções de suma importância para o desenvolvimento vegetal, estando presente na parede celular, conferindo rigidez aos tecidos e sustentação para a mesma.

Os tecidos vegetais com uma boa resistência auxiliam na prevenção de ataques de pragas e doenças e participam de processos enzimáticos, hormonais e estão diretamente correlacionados à absorção de outros elementos.

Hydrospeed® CaB-Max

O nitrato de cálcio que chegou para fazer a diferença. Para cultivos como hortifrutigranjeiros (HF), o cálcio sempre esteve e está presente com uma grande importância para o sucesso das culturas. Para cultivos extensivos, como por exemplo, a soja, o elemento vem ganhando destaque e espaço nos investimentos realizados anualmente para a implantação do cultivo, puxado pelas competições de produtividade, onde são avaliados, além da produtividade (sc/ha), teores de elementos no perfil do solo.

Nos cultivos de HF as aplicações do elemento são realizadas com mais intensidade e regularidade, visto que um dos grandes atributos é a resistência da parede celular, o que está diretamente ligado à longevidade na pós-colheita.

No contexto geral, observa-se que as aplicações de Ca são associadas ao elemento nitrogênio (N), mais comumente o nitrato de cálcio, pela relação custo x benefício. Porém, o aumento de dosagem do produto comercial, buscando aumentar o teor de Ca na solução, traz consigo um ponto negativo, que é o aumento do teor de nitrogênio na solução, o que, em  determinadas culturas, é visto de forma negativa, pois, além de modificar todo o balanço nutricional, provoca nas culturas diversas situações que vêm prejudicar a mesma, como o aumento da incidência de pragas e doenças, tombamento de plantas, entre outras.

Solução

Preocupada com isso, a Compo Expert Brasil traz ao mercado um nitrato de cálcio com características únicas, que fazem parte de um pilar de qualidade na linha de produtos Compo Expert, o Hydrospeed CaB-Max.

Quando comparamos o nitrato de cálcio convencional, comumente utilizado no Brasil, com o Hydrospeed CaB-Max, notamos características que são muito importantes para a agricultura de alto nível, como menor índice salino, aporte do elemento de boro na composição, baixo nível de metais pesados, isento de ureia e cloro, benefícios que consagram o Hydrospeed CaB-Max a outro nível de qualidade, em comparação às linhas de nitratos de cálcio do mercado.

De modo geral, encontramos produtos no mercado com EC na faixa de 1,2 a 1,3. Quando comparados com o Hydrospeed CaB-Max, o mesmo apresenta um EC de 1,0. Analisando esses dados, podemos acrescentar na solução cerca de 20 a 30% a mais de produto para termos o mesmo EC na solução, prática essa que não é correta, pois precisamos que haja interação e um balanço nutricional para a cultura a ser trabalhada.

Quando observamos o índice salino, também temos uma diferença interessante. Saímos de um índice salino do Hydrospeed CaB-Max de 0,53 e vamos para teores de produtos do mercado que variam de 0,80 a 0,95.

O cálcio nosso de cada dia

Os dados de condutividade elétrica e índice salino são de grande importância para analisar a composição de um produto no momento da decisão da compra do insumo, que por muitas vezes apenas é observado um único fator, o preço, e não qualidade e composição química do produto.

O EC é o que nos mostra a quantidade de íons na solução nutritiva, e isso deve ser muito bem acompanhado para que não haja problemas de desenvolvimento das culturas, queima de borda de folhas (alface), entre outros problemas.

Quando analisamos o índice salino de um produto, isso nos proporciona realizar alguns cálculos de disponibilidade de elementos na solução nutritiva, em que um menor índice salino consegue disponibilizar na solução um maior teor de elementos. Com isso, chegamos ao grande problema que atinge muitos produtores, dentre eles, produtores de folhosas, que é o fato da necessidade de aportar um maior teor de Ca na solução, sem que esta tenha um desbalanço nutricional e prejudique o desenvolvimento da planta.

Na Tabela 1 podemos observar a quantidade disponibilizada de Ca na solução nutritiva, pelo Hydrospeed e um determinado concorrente, adicionando 1,0 kg/1.000 L de água.

Tabela 1 –Características e disponibilidade de Ca na solução pelo Hydrospeed CaB-Max e concorrente na dose de 1,0 kg/1.000 L

  Hydrospeed CaB-Max 15-00-00-19 Concorrente 15-00-00-18
Índice salino 0,53 0,86
Cond. elétrica 1,00 1,26
Ca Disponível na Solução 68,1 gr 37,6 gr

Como mostra a Tabela 1, com o uso do Hydrospeed CaB-Max na mesma dosagem por tanque (1,0 kg/1.000 L), conseguimos um aporte superior do elemento cálcio, cerca de 44% a mais que um nitrato de cálcio convencional do mercado.

Com esses dados, demonstramos aqui que conseguimos aportar a mesma quantidade de cálcio em uma solução nutritiva com uma dosagem menor do produto comercial, com maior eficiência.

Linha Hydrospeed®

O Hydrospeed CaB-Max é um dos produtos destaque da Linha Hydrospeed, que contempla mais três formulações balanceadas quimicamente com aporte de nitrogênio, fósforo e potássio para aplicação via fertirrigação e hidroponia, com matérias-primas de elevada solubilidade, pureza e eficiência em campo. Formulações adaptadas a cada fase de desenvolvimento da cultura, com total dissolução dos elementos aportados e isento de impurezas.