22.1 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 25, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiCâmara fria - Nova opção para comercialização da beterraba

Câmara fria – Nova opção para comercialização da beterraba

 

Rita de Fátima Alves Luengo

Pesquisadora da Embrapa Hortaliças

Crédito  Luize Hess
Crédito Luize Hess

A vantagem do uso de câmaras frias para quem planta e comercializa beterrabas é poder abastecer o mercado de forma continuada. Isso é muito importante para o abastecimento do mercado e para o mecanismo de formação de preço, diretamente influenciado pela lei de oferta e procura do mercado.

Cooperativas e grandes produtores usufruem melhor da técnica de armazenamento refrigerado por trabalharem com volumes de produto grandes. No livro da Embrapa Hortaliças “Armazenamento de hortaliças”, o capítulo “Armazenamento refrigerado” esclarece que, em geral, quanto mais elevada for a temperatura, menor a vida útil das hortaliças, porque a velocidade das reações bioquímicas e do desenvolvimento de infecções e infestações é aumentada.

A elevação da temperatura acelera o desenvolvimento e a reprodução de microrganismos, aumentando a velocidade de transpiração e causando um aumento exponencial da respiração, que é o principal indicador do funcionamento metabólico da planta.

Em consequência, sob temperaturas elevadas o produto murcha e deteriora muito mais rapidamente do que quando armazenado sob refrigeração, na temperatura e na umidade recomendadas.

Recomendações

A temperatura recomendada para o armazenamento refrigerado da beterraba é de 0ºC e a umidade relativa é de 98 a 100%. O tempo de armazenamento é de 120 a 180 dias. É muito importante enfatizar que para o sucesso no armazenamento refrigerado de hortaliças é necessário aplicar quatro princípios:

1) Somente hortaliças sadias e de alta qualidade devem ser armazenadas, pois a baixa temperatura não destrói os patógenos, apenas diminui sua atividade. Além disso, a qualidade não pode ser melhorada, apenas preservada pela refrigeração;

2) A refrigeração deve ser aplicada à hortaliça no menor tempo após sua colheita, sendo esta operação conhecida como “pré-resfriamento“;

3) Cada hortaliça precisa de condições específicas de temperatura e umidade relativa para o seu armazenamento;

4) A utilização do frio deve ser ininterrupta até o consumo, isto é, o produto deve ser pré-resfriado, transportado, armazenado e comercializado sob refrigeração, para evitar danos causados por condensação de água e outros efeitos nocivos que ocorrem quando se impõem aumentos abruptos de temperatura.

Viabilidade

O armazenamento refrigerado é muito usado em países que têm fortes limitações de produção, como por exemplo invernos muito rigorosos, quando a produção é guardada para uso após a colheita nos períodos de entressafra.

No Brasil, para beterraba e outras hortaliças temos um abastecimento contínuo de safras solidárias entre as muitas áreas de produção de nosso país gigante. Mas o armazenamento refrigerado é uma técnica de conservação de hortaliças útil para prover o mercado para quem trabalha com volumes de produção e/ou abastecimento grandes.

Essa matéria você encontra na edição de agosto da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar.

Ou assine

ARTIGOS RELACIONADOS

Produção de morango em slabs

Nicolle GenarMaftum Engenheira agrônoma da Agrosul Assessoria Agroambiental e Planejamento e produtora de morangos Kaio Murilo Bueno Engenheiroagrônomo e produtor de morangos Maria Aparecida CassilhaZawadneak Professora da...

Aminoácidos – A chave-mestra na produção de manga

Nilva Terezinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora de Nutrição de Plantas, Bioquímica e Produção Orgânica do Centro Universitário...

Pesquisa estabelece controle biológico para principal praga exótica do eucalipto

O Brasil conta agora com uma forma de controle biológico para o percevejo-bronzeado, Thaumastocoris peregrinus, praga de origem australiana que causa prejuízos aos plantios de eucalipto. Esse percevejo está presente em todo o território brasileiro, causando problemas especialmente no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Banana – folha sob ataque

A banana é a fruta mais popular do Brasil, podendo ser consumida in natura ou processada em diversas receitas. A bananeira (Musa paradisiaca) atualmente é plantada em cerca de 520.000 ha em praticamente todos os Estados brasileiros e sua produtividade depende de fatores como a variedade plantada, as condições de clima e de nutrição do solo, assim como do manejo para pragas e doenças empregado na área.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!