27.9 C
Uberlândia
quarta-feira, fevereiro 28, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiCâmara fria - Nova opção para comercialização da beterraba

Câmara fria – Nova opção para comercialização da beterraba

 

Rita de Fátima Alves Luengo

Pesquisadora da Embrapa Hortaliças

Crédito  Luize Hess
Crédito Luize Hess

A vantagem do uso de câmaras frias para quem planta e comercializa beterrabas é poder abastecer o mercado de forma continuada. Isso é muito importante para o abastecimento do mercado e para o mecanismo de formação de preço, diretamente influenciado pela lei de oferta e procura do mercado.

Cooperativas e grandes produtores usufruem melhor da técnica de armazenamento refrigerado por trabalharem com volumes de produto grandes. No livro da Embrapa Hortaliças “Armazenamento de hortaliças”, o capítulo “Armazenamento refrigerado” esclarece que, em geral, quanto mais elevada for a temperatura, menor a vida útil das hortaliças, porque a velocidade das reações bioquímicas e do desenvolvimento de infecções e infestações é aumentada.

A elevação da temperatura acelera o desenvolvimento e a reprodução de microrganismos, aumentando a velocidade de transpiração e causando um aumento exponencial da respiração, que é o principal indicador do funcionamento metabólico da planta.

Em consequência, sob temperaturas elevadas o produto murcha e deteriora muito mais rapidamente do que quando armazenado sob refrigeração, na temperatura e na umidade recomendadas.

Recomendações

A temperatura recomendada para o armazenamento refrigerado da beterraba é de 0ºC e a umidade relativa é de 98 a 100%. O tempo de armazenamento é de 120 a 180 dias. É muito importante enfatizar que para o sucesso no armazenamento refrigerado de hortaliças é necessário aplicar quatro princípios:

1) Somente hortaliças sadias e de alta qualidade devem ser armazenadas, pois a baixa temperatura não destrói os patógenos, apenas diminui sua atividade. Além disso, a qualidade não pode ser melhorada, apenas preservada pela refrigeração;

2) A refrigeração deve ser aplicada à hortaliça no menor tempo após sua colheita, sendo esta operação conhecida como “pré-resfriamento“;

3) Cada hortaliça precisa de condições específicas de temperatura e umidade relativa para o seu armazenamento;

4) A utilização do frio deve ser ininterrupta até o consumo, isto é, o produto deve ser pré-resfriado, transportado, armazenado e comercializado sob refrigeração, para evitar danos causados por condensação de água e outros efeitos nocivos que ocorrem quando se impõem aumentos abruptos de temperatura.

Viabilidade

O armazenamento refrigerado é muito usado em países que têm fortes limitações de produção, como por exemplo invernos muito rigorosos, quando a produção é guardada para uso após a colheita nos períodos de entressafra.

No Brasil, para beterraba e outras hortaliças temos um abastecimento contínuo de safras solidárias entre as muitas áreas de produção de nosso país gigante. Mas o armazenamento refrigerado é uma técnica de conservação de hortaliças útil para prover o mercado para quem trabalha com volumes de produção e/ou abastecimento grandes.

Essa matéria você encontra na edição de agosto da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar.

Ou assine

ARTIGOS RELACIONADOS

Raiz rosada em cebola – Proteja sua lavoura desse mal

Igor Souza Pereira Engenheiro agrônomo e doutor em Fitopatologia - IFTM - Campus Uberlândia igor@iftm.edu.br Márcia Toyota Pereira Fitopatologista da Faculdade de Agronomia da Unipac " Uberlândia O...

Brandon já atua em mais de 40 países

A Brandon Products Limited está situada no Sudoeste da Irlanda, na Costa Atlântica. Com 20 anos de atuação, a Brandon começou com uma pesquisa...

Bahia Farm Show 2015 aposta na força da última fronteira agrícola do País

  A Bahia Farm Show 2015 acontecerá no período de 02 a 06 de junho, em Luís Eduardo Magalhães, e os organizadores esperam um volume...

Uso mais sustentável da água

O Dia Mundial da Água (22/3) celebra a importância deste recurso natural em seus mais diversos ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!